Blog

Como aumentar a produtividade na indústria?

Como aumentar a produtividade na indústria?

Nem sempre aumentar a produtividade na indústria significa gastar com tecnologias e métodos caros. Na maioria dos casos, há algumas técnicas bem simples, que passam despercebidas no dia a dia, mas que podem fazer maravilhas pelas empresas.

Inclusive, muitas delas têm como missão principal acabar com o tempo ocioso e garantir que a produção seja bem maior, usando os mesmos recursos de sempre e eliminando os desperdícios.

Entretanto, para alcançar essa meta, é fundamental planejar. Isso leva tempo e esforço, portanto, a dica é analisar bem como seu projeto afetará o dia a dia de suas equipes e impedir que não haja nenhuma sobrecarga excessiva com as mudanças.

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade na indústria? Confira!

 

Invista na capacitação

Seus funcionários são os bens mais valiosos de sua indústria, por isso, vale a pena promover cursos, treinamentos e workshops para que eles estejam sempre atualizados e possam desenvolver suas tarefas diárias com mais facilidade e rapidez.

 

Inove

Gargalos e dores aparecem em todas as empresas, mas o diferencial aqui é a maneira com que você lida com eles.

Em vez de se prender a métodos tradicionais, incentive a criatividade de seus colaboradores para buscar soluções mais flexíveis e permita que eles possam aplicar na prática o que os cursos de capacitação os ensinaram a fazer.

 

Cuidado com as metas

Por mais que o foco seja aumentar a produtividade, lembre-se que metas impossíveis tendem a causar o efeito reverso!

Ao demandar demais de sua produção, você acaba desmotivando e sobrecarregando os funcionários.

Portanto, a dica é estabelecer metas desafiadoras, que levem os times a crer em seus potenciais. Investir em bonificações também é uma boa pedida, já que estimula um serviço cada vez melhor!

 

Esteja atento à tecnologia

Atualmente, temos disponível no mercado uma quantidade enorme de disrupções que prometem acabar com qualquer tipo de dor, mas o passo número um é mirar na ferramenta correta para evitar gastos desnecessários e perda de tempo.

Quando falamos sobre aumentar a produtividade de uma indústria, os softwares de monitoramento podem ser grandes aliados. Esse tipo de tecnologia pode aparecer como beacons, RFID, WiFi, e por aí vai.

Cabe a você estudar qual das opções é mais eficiente para sua necessidade e local de trabalho.

 

Adote metodologias alternativas

Outra boa opção para você que não pensa em ir fundo em uma nova tecnologia é implementar métodos de gestão a vista.

Eles são ferramentas – como o Kanban e os Dashboards – cuja missão é informar no momento em que o funcionário “bate o olho” no quadro. Isso facilita a compreensão de processos e torna o ambiente industrial mais ágil.

 

Cuide da comunicação

É muito comum haver ruído na comunicação entre gestores. Os organogramas não batem, a gestão de processos fica comprometida e a produção sofre com a baixa produtividade.

Para impedir esse tipo de erro, garanta que tudo esteja alinhado e claro para todos os gestores. Se necessário, gaste um tempinho com reuniões e treinamentos.

 

Como a Novidá pode ajudar sua indústria a ser mais produtiva

Aumentar a produtividade das empresas é a principal missão da Novidá. Por isso, desenvolvemos um software de geolocalização indoor e outdoor que rastreia maquinas, ativos e pessoas em tempo real, com a flexibilidade que você precisa.

A partir de uma análise detalhada e holística do modo com que sua indústria funciona, se torna fácil realocar equipes de modo estratégico, medir a produtividade de funcionários, além de acabar com a perda de tempo e gastos desnecessários na compra de mais máquinas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil