
A tecnologia no auxílio da identificação de Desperdícios
Identificar e solucionar os desperdícios pode ser uma tarefa não tão simples para a gestão de…
Novo
CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil
O Big Data na indústria é uma das grandes tendências do setor. O termo, extremamente presente no cenário de Indústria 4.0 em que vivemos, é literalmente o que parece ser: uma quantidade enorme de dados.
Sem as ferramentas adequadas, essas informações passam batido e a indústria acaba perdendo insights valiosos que poderiam ser gerados a partir der uma análise mais aprofundada.
Por isso, vale a pena saber quais as ferramentas necessárias para reter o maior valor possível dos dados gerados e entender como aproveitá-los.
Confira!
É o primeiro passo a ser dado para garantir o sucesso do projeto.
Nessa etapa, os dados serão coletados, previamente refinados – para que não atrapalhem o processo – estruturados e organizados.
Consiste em explorar uma grande quantidade de dados para encontrar padrões que os unam e retirar conhecimentos escondidos.
Esse processo é responsável também por identificar anormalidades em processos, as quais não puderam ser identificadas pelos gestores.
É um passo essencial para garantir a tomada de decisões estratégicas.
Nesta fase, as informações são processadas e interpretadas de forma inteligente.
A ideia é cruzar dados dos mais diversos ambientes, como redes sociais, relatórios, pesquisas, servidores, etc.
Esse processo de análise aprofundada torna as máquinas responsáveis pelos insights.
Como o próprio nome já diz, o Machine Learning visa a interação da máquina com o processo de forma autônoma, sem que ninguém comande uma operação específica.
Através dos dados, você se torna capaz de saber a quantidade de matéria prima necessária e quantos produtos precisarão ser produzidos para atender à demanda.
Isso é fundamental para que os gastos com estoque sejam reduzidos e o desperdício eliminado da linha de produção.
Softwares de monitoramento geram uma quantidade enorme de dados que, quando analisados da forma correta, podem gerar insights excelentes para a indústria.
Imagine saber exatamente em quais partes do processo há necessidade de mais funcionários e remaneja-los de acordo com a demanda. Ou então medir a produtividade de cada colaborador e entender o processo de produção de forma holística.
Com sistemas de rastreamento, o Big Data consegue liberar esse tipo de informação e muitas outras para auxiliar na gestão de pessoas.
Graças ao Big Data, você pode adotar uma prática extremamente importante chamada manutenção preditiva.
Com ela, em vez de você esperar que uma máquina apresente um defeito para então correr atrás da solução, você atua no problema antes que ele exista.
Dessa forma, é possível prever quando um equipamento necessitará de reparos e prover medidas necessárias antes que a indústria tenha que enfrentar uma crise.
Por meio de redes sociais, pesquisas e outras ferramentas, é possível identificar o perfil dos consumidores para então personalizar e aprimorar os produtos de acordo com o que é buscado.
Obter excelência na gestão de processos é muito mais fácil quando os dados são utilizados a favor da empresa em vez de serem apenas ignorados.
Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que, com base no Analytics e em tecnologias como IoT e RTLS, te permite monitorar de perto pessoas, ativos e máquinas.
Com base nas informações capturadas e cruzadas, você poderá tomar decisões estratégicas, aumentar a produtividade da indústria e reduzir custos com diversos fatores.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!