Blog

Certificação ISO – O que é e qual é sua função?

Certificação ISO - O que é e qual é sua função?

Esqueça as fórmulas malucas para o sucesso. No cenário atual, a chave é investir em uma gestão da qualidade bem-feita e diferenciada! Dentre as opções, um excelente meio para se destacar no mercado, passar credibilidade e otimizar os processos é obter a Certificação ISO.

Ela foi criada pela Organização Internacional de Padronização, instituição cujo objetivo é desenvolver modelos-padrão e normas que possam ser seguidas por qualquer empresa, em qualquer parte do mundo.

Para atender aos mais diversos setores, três famílias de normas foram divididas: ISO 9000, focada na gestão da qualidade, ISO 14001, para a área ambiental e ISSO 22000, voltada para a segurança dos alimentos.

Dentro da ISO 9000, por exemplo, existem as ISOs 9001, 9002, 9003, 9004 e 9005 com todas as normas necessárias para que a empresa esteja apta a receber a Certificação.

“Mas por que certificar?”, você deve estar se perguntando. Olha, motivos não faltam! Um bom argumento é que, além de indicar que sua companhia foi inserida em padrões internacionais, o documento aumenta a confiança do mercado em seus produtos e serviços prestados, mostra a seriedade com o trabalho e se enquadra como um importante diferencial competitivo.

Gostou? Então saiba mais sobre o assunto!

 

Benefícios em obter a Certificação ISO

– Maior satisfação do cliente

Redução de desperdício

Gestão de processos eficiente

– Diferencial competitivo importante

– Solidificação da reputação da empresa no mercado

– Aumento da qualidade dos produtos e serviços

– Possibilidade de capacitar trabalhadores

– Estimula a melhoria dos serviços no mercado

– Maior organização da empresa

 

Como conseguir a Certificação ISO

 

1 – Monte uma equipe responsável por liderar o processo

Eles serão encarregados por fazer toda a adequação da empresa e pensar nas medidas necessárias para que a cultura organizacional seja repensada.

Geralmente, esse time conta tanto com membros da companhia quanto com consultores especializados no assunto para guiar o processo e torna-lo mais simples.

Só não se esqueça de analisar também todos os requisitos exigidos pela ISO 9001 e pelas normas de apoio.

 

2 – Realize auditorias internas  

Antes de buscar a certificação, é fundamental que a empresa esteja preparada em todos os sentidos. Por isso, um passo importante é realizar algumas auditorias internas para saber se ainda existem gargalos e falhas.

Com um relatório detalhado em mãos, você poderá implantar um projeto de melhoria contínua e promover soluções para os problemas identificados.

 

3 – Obtenha a certificação

Depois de ter resolvido todas as pendências, um profissional será responsável por analisar sua empresa e verificar se tudo está conforme mandam os requisitos. Geralmente essa auditoria leva de dois a três dias.

Caso você não consiga o certificado nessa primeira tentativa, não se preocupe! Resolva os problemas apontados pelo auditor e promova uma auditoria de follow-up até três meses depois do resultado para mostrar que a empresa já resolveu as falhas.

 

 

Como a Novidá pode te ajudar

Para tornar a empresa produtiva e obter qualidade na gestão dos processos, o primeiro passo é manter os gestores informados sobre tudo que ocorre no Gemba e possibilitar a tomada de decisões estratégicas com rapidez.

Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor ideal para monitorar em tempo real pessoas, máquinas e ativos.

Com ele, você se torna capaz de realocar equipes de acordo com a necessidade, reduzir custos com equipamentos extra e garantir a qualidade dos produtos graças à otimização dos processos e do tempo.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil