Esqueça as fórmulas malucas para o sucesso. No cenário atual, a chave é investir em uma gestão da qualidade bem-feita e diferenciada! Dentre as opções, um excelente meio para se destacar no mercado, passar credibilidade e otimizar os processos é obter a Certificação ISO.
Ela foi criada pela Organização Internacional de Padronização, instituição cujo objetivo é desenvolver modelos-padrão e normas que possam ser seguidas por qualquer empresa, em qualquer parte do mundo.
Para atender aos mais diversos setores, três famílias de normas foram divididas: ISO 9000, focada na gestão da qualidade, ISO 14001, para a área ambiental e ISSO 22000, voltada para a segurança dos alimentos.
Dentro da ISO 9000, por exemplo, existem as ISOs 9001, 9002, 9003, 9004 e 9005 com todas as normas necessárias para que a empresa esteja apta a receber a Certificação.
“Mas por que certificar?”, você deve estar se perguntando. Olha, motivos não faltam! Um bom argumento é que, além de indicar que sua companhia foi inserida em padrões internacionais, o documento aumenta a confiança do mercado em seus produtos e serviços prestados, mostra a seriedade com o trabalho e se enquadra como um importante diferencial competitivo.
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Benefícios em obter a Certificação ISO
– Maior satisfação do cliente
– Gestão de processos eficiente
– Diferencial competitivo importante
– Solidificação da reputação da empresa no mercado
– Aumento da qualidade dos produtos e serviços
– Possibilidade de capacitar trabalhadores
– Estimula a melhoria dos serviços no mercado
– Maior organização da empresa
Como conseguir a Certificação ISO
1 – Monte uma equipe responsável por liderar o processo
Eles serão encarregados por fazer toda a adequação da empresa e pensar nas medidas necessárias para que a cultura organizacional seja repensada.
Geralmente, esse time conta tanto com membros da companhia quanto com consultores especializados no assunto para guiar o processo e torna-lo mais simples.
Só não se esqueça de analisar também todos os requisitos exigidos pela ISO 9001 e pelas normas de apoio.
2 – Realize auditorias internas
Antes de buscar a certificação, é fundamental que a empresa esteja preparada em todos os sentidos. Por isso, um passo importante é realizar algumas auditorias internas para saber se ainda existem gargalos e falhas.
Com um relatório detalhado em mãos, você poderá implantar um projeto de melhoria contínua e promover soluções para os problemas identificados.
3 – Obtenha a certificação
Depois de ter resolvido todas as pendências, um profissional será responsável por analisar sua empresa e verificar se tudo está conforme mandam os requisitos. Geralmente essa auditoria leva de dois a três dias.
Caso você não consiga o certificado nessa primeira tentativa, não se preocupe! Resolva os problemas apontados pelo auditor e promova uma auditoria de follow-up até três meses depois do resultado para mostrar que a empresa já resolveu as falhas.
Como a Novidá pode te ajudar
Para tornar a empresa produtiva e obter qualidade na gestão dos processos, o primeiro passo é manter os gestores informados sobre tudo que ocorre no Gemba e possibilitar a tomada de decisões estratégicas com rapidez.
Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor ideal para monitorar em tempo real pessoas, máquinas e ativos.
Com ele, você se torna capaz de realocar equipes de acordo com a necessidade, reduzir custos com equipamentos extra e garantir a qualidade dos produtos graças à otimização dos processos e do tempo.
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