Blog

Eficiência Operacional: o que é e como otimizá-la?

Eficiência Operacional: o que é e como otimizá-la?

Vivemos uma época de grandes transformações em praticamente todos os setores. O avanço da tecnologia deixou o mercado muito mais volátil e competitivo. Nesse cenário, as empresas precisam procurar formas para vender mais e superar a concorrência. A solução pode estar justamente na eficiência operacional.

 

O que é eficiência operacional?

Trata-se de um conceito que vale para qualquer negócio, mesmo aqueles que já estão bem financeiramente. Buscar eficiência operacional significa avaliar todas as atividades desempenhadas pela empresa para encontrar maneiras de desenvolver o produto final de forma mais econômica, sem que isso prejudique a qualidade do serviço/produto.

De forma simplificada, o objetivo aqui é gastar menos e vender mais sem piorar a qualidade do serviço. É aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para atingir o crescimento.

E quando falamos de recursos, não estamos nos referindo apenas a dinheiro: pessoas, equipamentos, materiais, tempo e o próprio trabalho desenvolvido são itens que podem ser otimizados em busca de maior eficiência.

 

 

Como buscar eficiência operacional?

Até agora você já entendeu a importância de melhorar a eficiência operacional e já deve ter percebido que existem diferentes caminhos para trilhar, certo? Mas como colocar tudo isso em prática? Existem três passos principais:

 

Faça um mapeamento de processos

Existem diversas metodologias de mapeamento de processos que você pode utilizar para desenhar como são as atividades da sua empresa. Todas têm o mesmo objetivo: colocar no papel como funcionam seus processos para ficar mais fácil de identificar possíveis gargalos.

Essa etapa é fundamental como ponto de partida, afinal, se você deseja melhorar seus processos, o primeiro passo é ter organização e uma metodologia definida para isso.

 

Reestruture os processos de diferentes formas

Faça testes constantes e tente melhorar a eficiência de diferentes formas.

Por exemplo, se estamos falando do processo de compras, a oportunidade de melhoria pode estar diretamente relacionada ao custo: procure bons fornecedores que ofereçam preços mais baixos ou tente negociar com os atuais.

Em outro processo, como a produção no chão de fábrica, por exemplo, a saída pode estar na economia de tempo. Tecnologias podem ajudar seu funcionário a realizar tarefas mais rápido e ter mais tempo para outras atividades.

Ou seja, são inúmeros processos e inúmeras formas de abordá-los em busca de maior eficiência. Faça testes, não tenha medo de arriscar e fugir do convencional. O importante é nunca aceitar que você já atingiu o seu limite!

 

 

Mensure os resultados

Por fim, é preciso ter também uma metodologia para coletar os dados de todas as experimentações que você fizer. Isso é essencial para saber se as mudanças que você está fazendo de fato estão gerando impacto e maior eficiência.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse sentido, já que nem sempre é possível acompanhar de perto o que acontece em cada processo.

 

Como calcular a eficiência operacional?

A eficiência operacional tem a ver com os recursos disponíveis (pessoas, tempo, dinheiro, etc) e o valor gerado ao final do processo.

Assim, o cálculo da eficiência operacional é a razão das “entradas” pelas “saídas”. O que você vai chamar de “entrada” e “saída” varia para cada negócio.

Por exemplo, se a ideia é calcular tua eficiência financeira, divida todas as suas receitas pelos seus gastos. Você também pode dividir o número de produtos vendidos pelas horas dos trabalhadores para entender quanto tempo de trabalho gera uma venda. E por aí dá para pensar em diversas outras métricas, sempre indo na direção de “valor” dividido por “recurso”.

O mais importante é anotar todos esses cálculos para entender se sua eficiência está aumentando com as mudanças que você implementa.

 

 

O papel da tecnologia na eficiência operacional

Como já comentamos, a transformação digital tem mudado a rotina de diferentes segmentos. Baseada no conceito de Lean Manufacturing, a maioria das inovações busca justamente auxiliar na eficiência operacional.

As empresas perceberam que não adianta modernizar o negócio com tecnologias que não ajudem a aumentar a produtividade e reduzir custos.

Nesse sentido, as opções são infinitas: soluções de mapeamento de processos, gestão de pessoas, localização de precisão, controle de estoque, manutenção preditiva, controle de processos, etc.

A ideia é sempre melhorar a gestão de processos e trazer um ROI positivo ao cliente. Vale a pena entender onde estão os maiores desafios da sua empresa e procurar por soluções que atendam o seu problema.

 

Como a Novidá pode te ajudar

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização de precisão para ajudar a otimizar sua eficiência operacional. Por meio de smartphones e crachás, monitoramos a movimentação de funcionários e equipamentos dentro do ambiente de trabalho.

Assim, o gestor tem dados sobre a localização de cada colaborador, o que permite avaliar quanto tempo dura cada tarefa, realocar sua equipe, identificar onde estão os principais gargalos e muito mais!

Além disso, ele também visualiza em tempo real onde estão os seus recursos, permitindo tomar decisões rapidamente e diminuir o lead time.

Quer saber mais sobre como nossa solução pode te ajudar? Entre em contato conosco!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil