Blog

eSocial: o que é e o que você precisa saber

eSocial: o que é e o que você precisa saber

O eSocial é um programa do governo federal instituído em 2014 com o objetivo de integrar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas de todo país, armazenando todos os dados em um sistema virtual e único.

A ideia desse processo é simplificar o modo como as empresas enviam as informações relacionadas aos vínculos de seus trabalhadores. Não se trata, portanto, de uma mudança uma mudança nas leis ou de uma nova obrigação tributária, é apenas uma nova maneira de cumprir as obrigações trabalhistas.

 

Quais informações devem ser enviadas?

São 15 itens que estão inclusos no eSocial. A ideia é justamente substituir todas essas guias e em um único documento virtual.

Confira a relação de informações que você precisa reunir:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Folha de Pagamento
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)

 

Quem precisa se adequar ao eSocial?

Praticamente todas as empresas brasileiras que tenham funcionários precisam enviar as informações dos seus colaboradores para o eSocial. Ou seja, isso inclui empresas privadas, micros e pequenas empresas, MEI (microempresário individual) com empregados e órgãos públicos.

Dessa forma, todo empresário precisa entender quais são os dados que ele precisa reunir, se organizar e planejar o trabalho da equipe para que todas as informações (como horários, aviso prévio de licenças, férias, etc) sejam documentadas. Isso dará mais segurança a empresa e evitará problemas com o governo.

O prazo para a entrega das informações varia de acordo com o porte da empresa e com o tipo de dado a ser enviado. Porém, ele já está em vigor e, se você está atrasado, pode já sofrer os encargos por perder o prazo. Portanto, regularize sua situação o quanto antes.

Segue abaixo as datas de entrega em cada situação.

 

 

Mas afinal, para que foi criado o eSocial?

Muitos empresários estão com o cabelo em pé e acreditam que o eSocial só serviu para atrapalhar e confundir ainda mais as coisas.

De fato, a curto prazo, os departamentos financeiro e de RH estão sofrendo para se adequar ao novo sistema. No entanto, a ideia é justamente desburocratizar o processo e simplificar o envio de informações ao Governo Federal.

Depois que as empresas já estiverem mais habituadas ao sistema, os empresários enxergarão vantagens nessa centralização de dados, que vai garantir mais agilidade à prestação de contas e evitar problemas de duplicidade de informação, por exemplo.

Além disso, ele também é uma importante ferramenta para o Governo Ferderal, já que combate a sonegação fiscal, dando maior segurança e transparência das informações.

 

Como a Novidá pode te ajudar nas questões do eSocial?

Organizar os dados de todos os colaboradores não é uma tarefa fácil. Principalmente em empresas grandes, com diferentes turnos, nem sempre todas as informações de horários e atividades são bem gerenciadas.

O sistema de geolocalização indoor da Novidá vem para ajudar nesse sentido. Usando uma tecnologia de IoT, acompanhamos a jornada do colaborador durante todo seu dia de trabalho.

Assim, além de gravar horários de entrada e saída, o gestor ainda terá em mãos informações valiosas sobre o tempo de execução de cada atividade, um mapa de calor que mostra onde os colaboradores passam a maior parte do tempo e muitos outros dados relacionados a movimentação de pessoas.

Quer entender como aumentar a produtividade da sua empresa, ter maior controle sobre o seu negócio e ainda ter informações corretas para o eSocial? Agende um bate papo conosco!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil