Mais de 300 bilhões de dólares. É essa a previsão de renda gerada por fornecedores de produtos e serviços com base na Internet das Coisas daqui alguns anos. Devido a esse enorme potencial disruptivo, as empresas estão antenadas e muitas já começaram a implementar uma estratégia IoT em seus negócios.
A competitividade, obviamente, é um dos principais pilares a serem trabalhados, já que é impossível fechar os olhos para a transição de cenário em que vivemos. Com o advento da Indústria 4.0, cada vez mais companhias buscam soluções alternativas e os dados não mentem: seis dos dez participantes de pesquisa realizada pela Mckinsey afirmam estar preparados para adotar as inovações que vem por aí.
Se você não faz parte desse grupo, é hora de repensar o modelo de negócio o mais rápido possível! Por isso, preparamos um guia prático com os principais passos para implementar uma estratégia IoT e colocar sua empresa no topo.
Confira!
Defina suas prioridades
Um grande erro que muitas empresas cometem e acaba comprometendo os negócios é querer investir em soluções variadas de uma vez só.
A melhor alternativa é concentrar os esforços em apenas uma alavanca por vez e, para defini-la, é importante saber quais as demandas do ambiente e qual ponto principal atacar.
Por isso, observe todo o cenário e junte o máximo de informações possível sobre sua empresa, estude o mercado e faça uma análise SWOT.
Identifique os fatores externos
Para ter uma noção mais ampla sobre como a IoT pode melhorar sua atuação no mercado e otimizar os processos, procure estudar os concorrentes da sua empresa e verifique como eles estão se beneficiando da tecnologia.
Saiba sobre os clientes de cada companhia e estude seus próprios para entender quais necessidades já estão sendo atendidas e onde há lacunas.
Avalie a melhor forma de implantar uma estratégia de IoT
O primeiro ponto a ser pensado é a segurança. Muitas empresas não tomam os devidos cuidados e sofrem com ataques e produtos fora das normas.
Nem precisamos comentar sobre a dor de cabeça que isso traz, certo?
Por isso, esteja atento e realize uma auditoria completa para avaliar esse tipo de questão e também entender qual a melhor infraestrutura de rede, os tipos de acesso, as dificuldades de conectividade e quais os possíveis riscos.
Pense na implantação
Uma vez que você já pensou em como começar a aplicação da IoT, esboce projetos e protótipos para testar suas ideias. Monte um FAQ com as principais dúvidas sobre o plano e escreva uma carta de projeto para facilitar a compreensão das equipes.
Verifique suas capacidades técnicas
Esse passo é fundamental para compreender quais os benefícios da solução tanto para a empresa como para os clientes.
Assim, faça um questionário sobre seu plano e aborde questões relativas à implementação, desempenho e recomendações.
Exemplo:
– Qual o problema que minha solução resolve?
– Quais dados precisam ser coletados?
– O quão complexos são os algoritmos?
– O que pode acontecer caso os dados não sejam transmitidos?
Construa uma equipe forte
A tecnologia é viva, a cada dia surge algo novo e é essencial desenvolver uma mentalidade aberta à mudança e à experimentação para acompanhar as transformações.
Formar equipes multifuncionais dedicadas a impulsionar a inovação é um ponto a ser fortemente trabalhado, inclusive para tornar possível o desenvolvimento de capacidades internas e permitir que a empresa consiga resolver seus problemas com agilidade e talento.
Como a Novidá pode te ajudar a implantar uma estratégia IoT
Coletar dados estratégicos é uma das principais vantagens da Internet das Coisas, ainda mais quando eles ajudam a tomar decisões e a resolver problemas dentro da empresa.
Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que utiliza o melhor da IoT em conjunto com a Inteligência Artificial para garantir o monitoramento completo de pessoas, ativos e máquinas em tempo real.
Se você pensa em adotar a tecnologia com segurança, praticidade e personalização, clique aqui e saiba como podemos te ajudar!