Blog

Gestão de Talentos: O que é e como implementar?

Gestão de Talentos: O que é e como implementar?

Cada vez mais as empresas estão percebendo que a qualidade da mão-de-obra é um dos principais fatores para o sucesso de um negócio. Em um cenário dinâmico e repleto de inovações, contar com as pessoas certas na equipe pode fazer toda a diferença.

A gestão de talentos nasce justamente com o propósito de identificar, selecionar e reter essas peças que serão fundamentais para os bons resultados da empresa. Trata-se de uma nova forma de olhar para o RH, de maneira muito mais estratégica e humana.

 

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos é o conjunto de estratégias para encontrar, identificar, treinar e reter os melhores profissionais para uma empresa. A ideia é aproveitar as qualidades dos trabalhadores ao máximo para criar um ambiente com profissionais engajados e com um negócio competitivo.

Existem diversas pesquisas que mostram que obter melhores resultados está diretamente ligado à manutenção dos melhores talentos na equipe. É por isso que gestores de recursos humanos precisam conhecer muito bem a empresa e sua cultura organizacional para identificar quem são os talentos ideais para o negócio.

 

Gestão de Talentos X Gestão de Pessoas

Muitas pessoas acham que “gestão de talentos” é apenas um termo “mais bonito” para gestão de pessoas. Porém, os dois conceitos são diferentes. A gestão de talentos pode ser vista como uma forma inovadora em organizar a gestão de pessoas, trazendo mais resultados e eficiência para a empresa.

A gestão de pessoas existe há muito tempo e tem como foco o trabalho dos colaboradores e os processos desenvolvidos por eles. Por outro lado, a gestão de talentos é uma abordagem para desenvolver o potencial de cada colaborador diante dos objetivos da empresa. O foco da gestão de talentos está muito mais em um plano futuro do que no presente, ao contrário da gestão de pessoas.

 

Como aplicar a gestão de talentos?

Como já comentamos, a gestão de talentos começa antes mesmo da contratação dos profissionais e deve estar em constante aplicação. Separamos alguns dos principais pontos para uma boa gestão de talentos:

 

Selecione os melhores Talentos

O momento de contratação é um dos mais importantes da gestão de talentos. Se você fizer uma escolha errada, muitas vezes a decisão pode ser irreversível. Por isso, faça um processo seletivo cauteloso, elabore muito bem qual é o perfil que você está procurando e use avaliações que vão demonstrar se esse perfil é bem representado pelo candidato.

 

Analise a performance dos profissionais

Você nunca conseguirá entender como está sua gestão de talentos se não fizer uma boa avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Hoje já existem diversos mecanismos – inclusive tecnológicos para fazer essa análise.

Com números reais em mãos, é possível tomar decisões assertivas (como a realização de treinamentos, por exemplo), para otimizar cada vez mais a performance dos colaboradores.

 

Motive os colaboradores e crie recompensas

A empresa deve oferecer a melhor experiência possível a seus funcionários para garantir que eles se sintam confortáveis no trabalho. Por isso, vale a pena entender quais são suas principais demandas e como a organização pode resolvê-las.

Mas uma coisa é certa: não existe melhor motivação do que recompensas pelo bom trabalho prestado. Seja na forma de benefícios, bonificações ou aumento salarial, crie um sistema para premiar os funcionários que tiverem melhor desempenho em um determinado período.

 

Ofereça feedback constante

A gestão de talentos é um trabalho de melhoria contínua. Portanto, a todo momento você deve estar conversando com os colaboradores, passando feedbacks e ouvindo o que eles têm a dizer. Aqui, vale a pena contar com dados estatísticos e reais sobre a performance de cada indivíduo, justamente para o feedback ter embasamento e ser mais justo.

 

Como a Novidá auxilia na gestão de talentos?

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor para otimizar a gestão de talentos da sua empresa. Por meio de beacons, smartphones e sensores, monitoramos a movimentação dos colaboradores durante suas jornadas produtivas.

Assim, é possível localizar qualquer funcionário em tempo real, medir tempos e movimentos de cada atividade, identificar possíveis gargalos e fazer uma avaliação de desempenho individual.

Empresas como Gerdau, Boticário e FCA já usaram nossa solução para melhorar a gestão de talentos e tiveram resultados expressivos. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja na prática como sua empresa pode se beneficiar.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil