blog

Gestão hospitalar: Veja como a tecnologia pode fazer a diferença

Entenda como fazer uma boa gestão hospitalar

Fazer uma boa gestão hospitalar não é tarefa fácil.

 

Sabemos que, quando o assunto é saúde, não há espaço para errar e se todos os processos não estiverem bem integrados, a qualidade do serviço pode ser comprometida.

 

Estima-se que em 2050 precisaremos cuidar de cerca de 66 milhões de idosos. Mas calma, sem pânico! Uma boa gestão hospitalar pode garantir o sucesso através da otimização de processos em união a redução de custos.

 

Parece bom demais para ser verdade? Pois é real. Assim como o chão de fábrica nas indústrias, as áreas médicas estão cada vez mais sendo beneficiadas com a inovação, e estar antenado em tudo que ocorre no hospital é essencial.

 

 

Como fazer uma boa gestão hospitalar

 

A gestão hospitalar nada mais é que o gerenciamento de todos os processos que ocorrem no hospital, desde materiais e pessoas até sistemas e equipamentos que, quando integrados, facilitam o fluxo de informações.

 

Quanto melhor a gestão, melhor será a experiência que o paciente tem no local e, consequentemente, maior a renda gerada.

 

Confira algumas dicas para ser exemplo em gestão hospitalar:

 

 

Enxugue processos

 

O primeiro passo para o sucesso é a adoção do lean healthcare, método nascido na indústria através do lean manufacturing, que visa diminuir a quantidade de processos e gerar a maximização da qualidade de serviço com o menor custo possível.

 

Para isso, uma boa dica é a utilização de BPM (Business Process Management), metodologia que auxilia na gestão e no aprimoramento de processos.

 

 

Planejamento

 

O maior inimigo dos gestores é a falta de planejamento. Esse vilão pode colocar tudo a perder e causar grandes complicações, como aumento de custos e desorganização no ambiente de trabalho.

 

Antes de implementar uma ação, desenhe um plano estratégico e responsável para que tudo saia conforme você espera.

 

 

Comunicar, comunicar e comunicar

 

Atenção máxima para uma das principais regras da gestão!

 

Se seu time apresenta falhas na comunicação, os processos irão demorar mais e a qualidade do serviço tende a cair.

 

Uma equipe orientada e integrada é essencial para garantir o bom funcionamento de um hospital, já que esse sofre constantemente com uma grande movimentação de pessoas e equipamentos.

 

Contrate corretamente

 

Um dos grandes erros da gestão de qualquer negócio é não prestar atenção no setor de recrutamento e seleção.

É possível conseguir grandes economias, além de talentos junto à uma boa estratégia de contratação.

Algo que ajuda muito a atingir isso é um software de recrutamento e seleção, que automatiza diversos processos, salvando tempo e dinheiro.

 

Gestão de informação

 

O conceito de health analytics está cada vez mais em alta. Para garantir uma boa gestão, é necessário ter um banco de dados que integre todas as áreas, desde o financeiro até o controle de estoque.

 

Através de um banco de dados eletrônico, você reduz as chances de erro ao registrar informações e torna-se capaz de atrelar uma a outra de forma estratégica.

 

 

Como a tecnologia pode te ajudar 

 

Por falar em informação, o Business Intelligence (BI) pode ser muito útil na captação de dados dos mais variados sistemas, como CRM, planilhas ou ERP.

 

Procure softwares que usam BI junto com o Balanced ScoreCard (BSC), metodologia que alinha os objetivos da empresa com o desempenho da mesma, facilitando a visualização do alcance de metas e planos. A união dos dois facilita o cruzamento de informações para tomada de decisões estratégicas.

 

A adoção de PEPs (Prontuário Eletrônico do Paciente) também pode ser muito útil no dia a dia hospitalar. Ao armazenar todos os dados do paciente em um único local, você reduz não só os custos com gasto de papel, mas como o risco de erro manual.

 

Outro modo simples de usar a tecnologia ao seu favor é através de plataformas de agendamento online de clientes. Assim, você ganha mais mãos livres para realizarem operações de maior complexidade e que precisam ser feitas presencialmente.

 

Por fim, mas longe de ser menos importante, otimize a movimentação de funcionários e equipamentos dentro do ambiente hospitalar.

 

Nem sempre os funcionários estão bem alocados dentro do hospital, o que causa atraso nos processos e perda desnecessária de verba por ter uma equipe maior do que seria necessário.

 

Um bom software pode te ajudar no monitoramento de sua equipe em tempo real, além de facilitar a localização de aparelhos rotatórios.

 

A Novidá conta com um sistema de geolocalização indoor que garante a otimização de processos e melhor gestão de pessoas e equipamentos.

 

Quer saber mais? Clique aqui e veja como a Novidá ajudou o Hospital do Coração a entender melhor o que realmente acontecia na sua operação.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil