Blog

Gestão Integrada – O que é e como aplicar em sua empresa?

Gestão Integrada - O que é e como aplicar em sua empresa?

Uma boa gestão é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, todo negócio precisa de planejamento, estratégia e processos organizados. Porém, praticamente qualquer organização possui diferentes setores com diferentes modelos de gestão.

Aí surge um grande desafio: como fazer com que todas as áreas da empresa estejam alinhadas? Mais do que isso, como conseguir visualizar todos os setores e entender quais alavancas precisam ser acionadas para otimizar os resultados? A Gestão Integrada surge exatamente para suprir essa necessidade.

 

O que é Gestão Integrada?

Como o próprio nome sugere, a gestão integrada é um modelo de organização de todos os elementos de uma empresa, permitindo enxergar processos e setores como um todo, e não de uma forma isolada.

Geralmente isso é feito por algum software ou ferramenta específica. Dessa forma, o gestor ganha uma nova visualização de sua empresa, o que permite evitar falhas, minimizar riscos e otimizar as atividades internas.

 

Principais benefícios da gestão Integrada

Uma vez que a gestão integrada permite essa “visão do todo”, o gestor passa a ter mais facilidade na tomada de decisões. Isso se reflete em inúmeras vantagens:

 

Monitoramento das Atividades

Ao reunir todas as informações em um único sistema, fica muito mais fácil para o gestor monitorar todas as atividades realizadas pelos seus funcionários. Isso é essencial para avaliar o desempenho da equipe, encontrar os principais gargalos e buscar a melhoria contínua.

 

Padronização dos Processos

Quando dados de diferentes equipes estão reunidos, obrigatoriamente alguns processos precisam ser padronizados. Por consequência, você tem uma organização muito melhor das informações e consegue compará-las entre diferentes times.

 

Otimização da Gestão do Tempo

Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer economia de tempo pode ser um grande diferencial para as empresas. Ao realizar a gestão integrada, o gestor não precisa mais acompanhar diferentes planilhas e relatórios, ganhando tempo para realizar outras tarefas. Assim, ele consegue ser muito mais estratégico e otimizar sua operação.

 

Aumento da Produtividade

Todos os pontos destacados deixam os processos produtivos muito mais organizados. A comunicação também passa a ser muito mais transparente e circula entre diferentes setores. Dessa forma, é natural termos um aumento de produtividade, já que colaboradores sabem exatamente o que precisam fazer, recebem informações mais detalhadas de seus gestores e enxergam a direção que a empresa está andando.

 

Como aplicar a gestão integrada?

O primeiro passo para realizar a gestão integrada é fazer um levantamento de informações para iniciar um planejamento estratégico. É preciso reunir os gestores e identificar quais são as principais urgências da operação e como a gestão integrada pode ajudar a eliminar esses problemas.

Com objetivos claros em mente e uma equipe de gestão alinhada, é hora de escolher alguma ferramenta que solucione a dor identificada. Por exemplo, se você precisa reunir documentos entre diferentes setores, talvez a solução ideal seja um software de gestão de tarefas.

Por outro lado, se você precisa ter mais controle sobre tempos e movimentos e saber quanto tempo cada funcionário leva em cada local de trabalho, um sistema de tracking de pessoas pode ser ideal para sua empresa.

O importante é sempre ter em mente quais são as principais dores do seu negócio e qual é o ROI que cada ferramenta pode te oferecer.

 

Novidá e a Gestão integrada

Em busca de oferecer uma gestão integrada para seus clientes, a Novidá desenvolveu uma plataforma de geolocalização indoor que acompanha a movimentação de colaboradores dentro do ambiente de negócio.

Por meio de sensores, beacons e/ou smartphones, monitoramos a localização dos funcionários durante sua rotina de trabalho. Isso permite calcular os tempos de execução de cada atividade, avaliar o desempenho individualmente ou por equipe, realocar colaboradores e ter uma visão mais completa e integrada da sua empresa.

Empresas como Gerdau, Solvay, Boticário e FCA já usaram a Novidá para aplicar uma gestão integrada e tiveram ótimos resultados. Quer entender melhor como essas empresas aumentaram a produtividade de suas operações? Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil