Blog

Indústria 4.0 – Como colocar em prática?

Indústria 4.0 – Como colocar em prática?

Vivemos uma época de grandes transformações na indústria. A digitalização do chão de fábrica está modificando a forma como o segmento compra, produz, distribui e vende seus produtos. A rotina dos trabalhadores também se modifica, assim como o dia-a-dia de todos que estão envolvidos nesse processo. A esse conjunto de transformações, damos o nome de Indústria 4.0.

 

 

O que é Indústria 4.0?

Quando usamos esse termo, estamos nos referindo à Quarta Revolução Industrial. A história da indústria se divide em grandes revoluções, ou seja, acontecimentos marcantes que modificaram profundamente o setor.

Na primeira Revolução Industrial, houve o surgimento da mecanização. O século XIX trouxe a produção em série e a energia elétrica, fatores determinantes para a segunda revolução. Já nas últimas décadas do século XX eclodiu a terceira revolução, marcada pela automatização e chegada dos computadores às fábricas.

Finalmente chegamos a quarta revolução industrial, que é o período que vivemos atualmente (pelo menos é o que acreditam a maioria dos especialistas). A grande virada dessa nova era é a digitalização de ponta a ponta dos ativos físicos, com sensores incorporados em praticamente todos os equipamentos, o que permite uma integração total de toda a fábrica.

Ou seja, não se trata mais de automatizar um único processo, ou de investir em tecnologia para solucionar algum problema. Neste novo momento, existe uma completa fusão do físico com o virtual, de modo que tudo pode ser mensurado, analisado e, consequentemente, otimizado.

Vale lembrar que o conceito não se resume à produção e distribuição, mas envolve toda a cadeia de valor da indústria.

 

 

Os benefícios da Indústria 4.0

Trazer essa tecnologia para dentro das fábricas tem o seu preço. As novas soluções não são baratas e por isso precisam apresentar grandes benefícios aos gestores. Porém, existe vantagens significativas para quem adotar o que há de mais novo no setor:

 

Melhor aproveitamento dos recursos

O conceito de Lean Manufacturing não é nada novo, mas há quem defenda que só agora ele pode ser colocado efetivamente em prática.

Trata-se de uma metodologia que defende a ideia de eliminar qualquer tipo de desperdício para aumentar a produtividade e otimizar processos. Ou seja, a ideia é utilizar ao máximo os recursos disponíveis (pessoas, materiais, equipamentos, máquinas, etc).

Com as tecnologias da Indústria 4.0, há um volume de dados muito grande, o que permite aplicar processos de melhoria contínua em busca de uma otimização quase perfeita.

 

 

Agilidade

Diante de um consumidor cada vez mais exigente, a velocidade da linha de produção é um dos fatores que pode levar uma indústria ao sucesso ou às ruínas.

Nessa era de extremo imediatismo, sai na frente quem investir em tecnologias que diminuam o tempo de produção sem aumentar os custos ou perder a qualidade do produto final.

 

Diminuição de Riscos

O fator humano também é central na Indústria 4.0. O setor costuma sofrer bastante com acidentes, indenizações e processos trabalhistas. A tecnologia pode ser um grande diferencial para prevenir esse tipo de problema.

Novamente, a solução está no volume de dados: eles auxiliam em uma melhor gestão de manutenção e maior controle sobre as atividades realizadas pelos colaboradores.

 

Como colocar a Indústria 4.0 em prática?

Se você já entendeu a importância da Quarta Revolução Industrial e quer embarcar nessa onda, é preciso ter muito cuidado. Muitas empresas ainda não começam da maneira correta, falham e não conseguem comprovar o valor das novas tecnologias.

Para isso não acontecer, é importante seguir esses 4 passos:

 

1- Crie um Planejamento estratégico

Implementar o conceito de Indústria 4.0 requer planejamento. Estude muito bem quais são os principais problemas que sua empresa enfrenta, pesquise diferentes tecnologias que podem ser adotadas e faça um plano a longo prazo, para aos poucos ir modernizando todo o negócio.

Não se deixe iludir pelas inúmeras soluções existentes no mercado. Aposte naquelas que podem te proporcionar um alto ROI baseado nas suas principais dores atualmente.

 

2- Faça Projetos Pilotos

Por mais atrativo que seja experimentar as novidades da nova revolução industrial, tenha os pés no chão.

Como são tecnologias de alto custo, a maioria das empresas de tecnologia que oferecem soluções para a Indústria 4.0 permite a realização de projetos pilotos. Aproveite para começar pequeno, fazer testes e analisar os primeiros resultados.

Se tudo correr bem, não tenha medo de investir e ampliar o projeto para outras áreas da empresa.

 

3- Torne-se um fanático por dados

Como já dissemos, o alto volume de dados é a base da Indústria 4.0. São essas informações que vão permitir que você aproveite ao máximo os benefícios dessa nova era.

Porém, de nada adianta você ter milhões de dados à disposição e não os analisar e tomar decisões importantes a partir deles. Portanto, não tenha medo de mergulhar nos dados, estudar e basear todas as suas ações a partir dos caminhos que eles indicarem.

É hora de deixar o feeling de lado e fazer escolhas mais certeiras!

 

4- Tenha um bom time

Nenhuma tecnologia trará bons resultados se não houver uma equipe capacitada para operá-la. Os profissionais da indústria 4.0 precisam se reinventar: será cada vez mais necessário ter habilidades analíticas e de interpretação de dados.

Além disso, é preciso contar com um time que se adapte facilmente e que aprenda rápido, já que as inovações estão em constante mudança e sempre há uma novidade no mercado.

 

 

Como a Novidá se encaixa no conceito de Indústria 4.0?

A Novidá desenvolveu um software de geolocalização de precisão que permite às indústrias obter dados reais sobre a movimentação de pessoas e equipamentos.

Por meio de tags (beacons) ou smartphones, acompanhamos toda a jornada do colaboradores ou de equipamentos móveis (como empilhadeiras e caminhões) dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma, o gestor tem insights valiosos para mensurar a produtividade dos funcionários, identificar onde estão os principais gargalos e otimizar sua gestão de processos.

Quer começar a aplicar as ideias da Indústria 4.0 dentro do seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa solução.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil