Blog

5 razões para acreditar que a IoT chegou para ficar na indústria

IoT Indústria

*Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

Entenda como a IoT, aliada à geolocalização de precisão, transforma a maneira como você toma decisões para ganhar eficiência e produtividade

 

Otimizar processos produtivos leva ao melhor reconhecimento de margens para aumento de eficiência ou mesmo para visualizar os gargalos no geral. Isso já sabemos, mas já parou para pensar como você busca alcançar esses objetivos?

 

Pois bem, estamos passando por uma grande transformação mundial no que tange a maneira como a tecnologia pode ser inserida estrategicamente dentro da indústria, que o mercado tecnológico hoje chama de Indústria 4.0. Você já deve conhecer o termo IoT (Internet Of Things ou Internet das Coisas), não é? Muito falado nos últimos anos, esta vertente tecnológica traz a todos nós a oportunidade de interagirmos com aparelhos eletrônicos em nosso cotidiano, ativando-os para ações em nosso benefício de qualquer lugar do mundo. Quando pensamos no conceito de IoT aplicado à indústria, ele está sendo chamado de IIot, ou Industry Internet Of Things.

 

Segundo uma publicação recente da revista Wired, uma das mais respeitadas no mundo, trata-se de melhorar o monitoramento, controle e segurança de tudo ao nosso redor, reduzindo o risco e melhorando a confiabilidade de nossos processos industriais. Estamos vivendo uma nova revolução industrial, onde temos – enfim – a oportunidade de mensurar o que está realmente acontecendo em uma planta, seja em assuntos relacionados aos maquinários, movimentação de ativos, produtividade de colaboradores e controle sobre os processos produtivos.

 

Ao enxergamos a possibilidade de trazermos esse nível de excelência para a indústria brasileira, desenvolvemos uma solução em IoT 100% voltada para a Indústria 4.0. Felizmente, já temos “gente grande” que acredita na entrega que realizamos. A Stefanini, uma das maiores provedoras de soluções tecnológicas do mundo, é uma delas.

 

Mas aí você pode estar se perguntando, quais são os benefícios práticos ao inserir uma solução de IoT baseada em geolocalização de precisão em minha fábrica, estou certo? Pois bem, pensando nisso, listei as 5 razões para acreditar que IoT chegou para ficar na indústria.

 

Vamos a elas!

  • O gestor tem maior controle sob a jornada de trabalho dos colaboradores, além de identificar e predizer facilmente eventuais necessidades de manutenção;
  • Com o monitoramento permanente das operações, há chance real de uma redução sustentável de custos e de ganhos diretos de produtividade;
  • Aumento de insights e mecanismos de tomada de decisão rápida também para Segurança do Trabalho;
  • Gestão de ativos móveis e equipamentos em tempo real, com histórico de todas as ações realizadas e tornando o PCP real time;
  • Possibilita o inventário em tempo real de todos os insumos e produtos (semi acabados e acabados), desde a produção até a expedição.

 

 

E como a solução da Novidá para indústria funciona?

 

Com a instalação dos sensores Witooth da Novidá ao longo de toda a planta da fábrica ou em pontos estratégicos nos locais escolhidos para serem monitorados, os dispositivos captam e transmitem os sinais de Wi-Fi, Bluetooth e mais uma dezena de tecnologias de geolocalização proprietárias, de celulares e outros wearables com a tecnologia Novidá embarcada, e também de dispositivos transmissores chamados tags, ou os já conhecidos beacons.  

 

Esses sensores passam a ler o trajeto de colaboradores, máquinas, equipamentos, veículos, produtos e insumos e o tempo gasto em cada uma das etapas e atividades do processo de produção, compreendendo suas rotinas a partir do momento em que entram no ambiente até o momento que saem, criando uma malha tecnológica única de monitoramento de ativos, produtos e pessoas em tempo real para o planejamento de atividades, otimização de processos internos e recursos financeiros.

 

Você está preparado para a nova revolução chamada Indústria 4.0?

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil