Blog

Jidoka: Como aplicar na sua operação?

Jidoka: Como aplicar na sua operação?

Cada vez é mais frequente vermos as indústrias adotarem os conceitos de Lean Manufacturing. Em um momento de grandes transformações no setor, é preciso encontrar formas de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. Nesse contexto, o Jidoka é um método que pode trazer esses benefícios às empresas.

 

 

O que é Jidoka?

Ao lado do Just in Time, o Jidoka é um dos pilares do Lean Manufacturing. A ferramenta teve origem no Sistema Toyota de Produção, que inspirou toda a filosofia lean de redução de desperdícios.

O Jidoka é um termo japonês que significa “automatização com um toque humano”. A ideia é fornecer às máquinas e operadores a capacidade de detectar a ocorrência de condições anormais e parar o trabalho instantaneamente.

A ideia surgiu justamente em uma máquina de tear auto-ativada, onde foi inserido um dispositivo que detectava condições normais e anormais, parando a produção nesse segundo caso. Dessa forma, não se produzia produtos defeituosos ou fora da qualidade ideal.

No entanto, é importante frisar que o conceito vai além da parada da linha de produção no caso de falhas. A qualquer momento um funcionário pode solicitar a parada da produção caso perceba algum problema. Quando isso acontece, todos os colaboradores visualizam o problema e conseguem assimilar melhor suas causas e consequências, evitando que ele ocorra novamente.

Portanto, Jidoka está diretamente relacionado com gestão da qualidade. Foi uma metodologia que gerou grande impacto no passado, já que no início do século XX ainda era muito comum haver “inspetores” para checar a qualidade da produção, gerando um gasto maior.

Hoje, continua tendo grande valor e ganha uma importância ainda maior agora, com o surgimento de novas tecnologias, já que é possível explorar ao máximo esse conceito.

CTABlog_Jidoka_FCA

 

Como funciona o Jidoka?

Na prática, é bem fácil entender o Jidoka e aplicar o conceito. Podemos classificar em quatro etapas:

– Descubra uma anormalidade

– Pare

– Corrija o problema imediatamente

– Investigue e corrija a causa do problema

Seguindo esses passos de forma contínua, você sempre irá melhorar a qualidade dos seus produtos. Estamos falando de um novo modo de visualizar a qualidade: ao invés de inspecioná-la apenas no final do processo, vamos construir a qualidade ao longo da produção, evitando que qualquer defeito chegue ao cliente.

 

Qual é a importância do Jidoka?

Mas afinal, por que se preocupar tanto com a qualidade? Vale a pena até interromper a produção? Sim, e muito!

Primeiramente, essa ferramenta sustenta fluxos produtivos estáveis e contínuos, evitando defeitos. Em tempos de consumidores cada vez mais exigentes, é importantíssimo identificar e eliminar os desperdícios causados pela falta de qualidade.

Nos tempos atuais, é normal que as máquinas alertem automaticamente falhas, destacando possíveis problemas. O que nem sempre é feito nas fábricas é a tomada de medidas para solucionar a causa raiz desses problemas. É fundamental que operadores e funcionários tenham ferramentas (e autonomia) para investigar essa falha, remover a causa raiz e documentar todo o process. Ou seja, trata-se de aprender efetivamente com os erros para que eles não aconteçam novamente.

Naturalmente, tudo isso levará a um aumento da produtividade. Não só porque o produto final tem garantia de qualidade, mas também porque são implantadas uma série de ações que tem por objetivo evitar a recorrência dos problemas.

 

Como a Novidá pode ajudar

Por meio da tecnologia de geolocalização indoor desenvolvida pela Novidá, as paradas na produção podem ser muito mais curtas.

Usando smartphones ou outros dispositivos inteligentes, o sistema localiza em tempo real onde estão os funcionários e envia automaticamente uma ordem de tarefa para colaborador habilitado mais próximo ao problema.

Isso agiliza toda a operação, e permite uma melhor gestão da manutenção de todo o negócio. Aplicamos uma solução desse tipo na fábrica da FCA e você pode baixar esse case gratuitamente.

Além de diminuir os tempos de parada, a Novidá traz dados confiáveis sobre o histórico de movimentação de colaboradores e equipamentos, o que permite ter insights valiosos para aumentar a produtividade.

Quer saber como podemos ajudar seu negócio a evitar desperdícios? Agende uma conversa conosco!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil