blog

Logística Lean: o que você precisa saber para aplicar hoje mesmo!

Logística Lean: o que você precisa saber para aplicar hoje mesmo!

Em um momento de grandes transformações em praticamente todos os segmentos, negócios de todos os tipos precisam se reinventar para continuar crescendo. A logística é uma das principais áreas de qualquer empresa, portanto, toda otimização aplicada a ela pode gerar grande impacto. É nesse contexto que entra a Logística Lean.

 

O que é Logística Lean?

A Logística Lean (ou logística enxuta) faz parte do modelo de gestão “Lean”, de onde também nasceu o Lean Manufacturing. Portanto, o princípio das duas filosofias é o mesmo: identificar atividades que agregam valor e eliminar os desperdícios do processo.

Mesmo dentro do contexto da logística, a busca pela eficiência pode estar em diferentes partes do processo, como na recepção, armazenagem, expedição, transporte, entre outros.

O fundamental é mapear cada um desses setores, analisar onde estão possíveis gargalos, aplicar mudanças para aumentar a eficiência e mensurar o resultado delas. Na prática, estamos rodando um ciclo PDCA com foco em eliminação de desperdícios.

Vale lembrar que esse é um processo de melhoria contínua, ou seja, é preciso verificar constantemente quais são as oportunidades de melhoria na área logística.

 

 

Fundamentos da Logística Lean

Para colocar a logística enxuta em prática, existem 3 pilares fundamentais que sustentam a metodologia:

 

1) Estoque Reduzido

Ter um grande volume de estoque parado acarreta custos. O ideal é ter no galpão apenas aquilo que será usado. É aí que entra a metodologia do Just in Time, método que prega a produção sob demanda.

Vale a pena também negociar com fornecedores para que a chegada da matéria-prima seja feita sempre em pequenos lotes e frequentemente, ao invés de receber grandes lotes uma vez por mês, por exemplo.

 

2) Sincronia nos Processos

Para que um estoque menor seja eficiente, é preciso que todas as partes da cadeia de suprimentos estejam em sincronia. Hoje já existem softwares para interligar essas áreas e garantir esse alinhamento.

Isso é essencial para evitar gargalos, afinal, se há algum imprevisto em uma parte da operação, todo o ciclo vai atrasar e o estoque vai se acumular.

 

3) Otimização de processos

Os processos logísticos de inbound e outbound precisam ser melhorados constantemente para reduzir desperdícios desnecessários e maximizar lucros

Por isso vale a pena mapear e revisitar cada processo para entender quais pontos podem ser aprimorados.

 

 

Benefícios da Logística Lean

A sua empresa tem muito a ganhar ao adotar a metodologia lean em sua operação logística.

O ganho mais evidente é a maximização dos lucros. Afinal, a ideia é diminuir gastos desnecessários e aumentar a produtividade. Naturalmente, isso leva a maiores ganhos ao longo do tempo.

Além disso, os gestores passam a ter muito mais controle sobre o negócio ao adotarem a metodologia lean. Isso auxilia na tomada de decisões e guia os líderes às mudanças constantes que todo negócio moderno precisa passar.

 

 

A tecnologia e a Novidá na Logística Lean

Colocar todas essas ideias em prática, não é uma tarefa fácil. Porém, existem algumas tecnologias que podem auxiliar nesse processo.

Softwares ERP, por exemplo, conseguem fazer toda a gestão de estoque, custos, processos, finanças, logística e muito mais de forma automatizada e integrada. Lembre-se que gerenciar dados é uma das premissas mais importantes para colocar a metodologia lean em jogo.

A Novidá também desenvolveu uma solução que pode ajudar nessa tarefa. Nosso sistema de geolocalização indoor acompanha a jornada de trabalhadores e equipamentos ao longo do dia, levantando dados reais sobre a movimentação desses recursos.

Dessa forma, os gestores conseguem localizar, em histórico ou tempo real, funcionários e equipamentos móveis. Isso ajuda a entender melhor como funcionam os processos da empresa, identificar possíveis gargalos e otimizar processos.

Quer entender melhor como funciona nossa tecnologia? Entre em contato conosco!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil