Blog

Manutenção Preventiva: o que é e qual é sua importância?

Manutenção Preventiva: o que é e qual é sua importância?

Fazer uma boa gestão da manutenção é um dos maiores desafios das indústrias nos tempos atuais. O gasto com o conserto de equipamentos e máquinas e a própria parada na linha de produção são desperdícios altos para a empresa. Nesse sentido, adotar a Manutenção Preventiva pode ser uma excelente estratégica.

 

O que é Manutenção Preventiva?

Trata-se de um conjunto de procedimentos e ações de revisão, controle e monitoramento das máquinas e equipamentos de uma empresa.

Como o próprio nome diz, o grande objetivo dessa estratégia é prevenir falhas de peças e outros componentes de maquinário e, consequentemente, possíveis paradas na linha de produção.

É justamente com o planejamento e controle de reparos constante dessas máquinas que temos a melhor opção para evitar a interrupção das atividades. Ou seja, esse é o método mais eficaz para gerenciar os equipamentos sem que seja necessário desligar as máquinas.

 

Vantagens da Manutenção Preventiva

Adotar procedimentos de manutenção preventiva gera uma série de benefícios para a indústria. Podemos destacar três principais:

 

Não interferência na capacidade produtiva

Como já dissemos, a grande ideia da manutenção preventiva é evitar imprevistos. Com revisões periódicas, os problemas são identificados rapidamente e não há alardes na organização. Isso permite que resolver o problema sem interferir­ na capacidade produtiva da organização.

 

Aumento da vida útil das máquinas

Quando uma máquina está com defeito, a tendência é ela operar de uma forma diferente do planejado e, consequentemente, se desgastar mais. Se há um maior controle nesse processo, os danos são facilmente identificados e, dessa forma ela opera sempre em condições normais.

Além disso, uma máquina com defeitos tende a gastar mais energia, ou seja, há aí também um melhor aproveitamento de consumo energético dos equipamentos.

 

CTABlog_Gerdau_Movimentação

Maior disponibilidade para troca de peças

Em algum momento durante as recorrentes avaliações periódicas de manutenção, certamente será identificado que algumas peças precisarão ser trocadas. Porém, quando isso acontece ainda na fase inicial de detecção, há um maior período de tempo para realizar a reposição.

Dessa forma, é possível avaliar preços, negociar com fornecedores, fazer compras em maiores quantidades e gastar menos nessa reposição.

 

 

Desvantagens da manutenção preventiva

Basicamente, existe uma única desvantagem em realizar uma manutenção preventiva: exige bastante esforço. Essa estratégia requer um planejamento, um trabalho contínuo e um levantamento de dados detalhista sobre a situação de cada máquina.

Esse esforço pode gerar um gasto a mais inicialmente, mas certamente ele será recompensado com a economia que você terá em termos de consumo energético, reposição de peças e menor interrupção na linha de produção.

 

A tecnologia na manutenção preventiva

Para gerenciar as complexas atividades da manutenção preventiva, hoje já existem tecnologias que facilitam o papel do gestor.

Softwares armazenam dados, organizam e alertam sobre cada revisão periódica que precisa ser feita. Sensores de vibração em máquinas podem ser instalados para identificar possíveis defeitos antes que eles se agravem.

Por fim, ainda é possível ter maior controle sobre as revisões com o acompanhamento da movimentação da equipe de manutenção.

 

 

Como a Novidá pode te ajudar

Por meio de sua solução de geolocalização indoor, a Novidá pode te trazer grandes benefícios na gestão de processos de manutenção.

Através de beacons (tags emissoras de bluetooth) ou smartphones, acompanhamos a movimentação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Assim, o gestor consegue localizar onde está cada um dos seus funcionários, verificar se as revisões periódicas foram realmente cumpridas e registar dias e horários que isso aconteceu.

Dessa forma, é possível ter um controle muito maior sobre tudo que acontece na empresa, além de poder identificar gargalos e ter mais dados sobre produtividade.

Quer entender melhor como nossa solução pode te ajudar? Entre em contato conosco!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil