Blog

Casos de Uso – Otimização de máquinas de limpeza

Casos de Uso – Otimização de máquinas de limpeza

Em qualquer ambiente de grande área – como um aeroporto ou shopping center – é comum que vários colaboradores trabalhem com máquinas de limpeza, que estão em constante movimento para limpar o piso do local.

 

Definição de problema

O responsável por essa operação de limpeza nem sempre tem pleno controle sobre as máquinas em operação e seus respectivos funcionários. Sem essa visualização do ambiente, fica mais difícil encontrar possiblidades de otimização. O processo se torna bem menos eficiente, já que ele é feito de forma aleatória, sem grande planejamento.

Faltam dados para que o gestor entenda como funciona sua operação, quais são as áreas com maior demanda, como ele deve dividir os turnos de seus funcionários e quais são as diretrizes que ele deve utilizar para manter o local sempre limpo, mas com o menor uso de recursos possível.

 

Solução

Com o sistema de geolocalização indoor da Novidá, é possível fazer uma gestão remota em tempo real das máquinas de limpeza. Para isso, beacons (pequenas tags emissoras de bluetooth) são acopladas a cada um dos equipamentos.

Paralelamente, sensores são posicionados em locais estratégicos do negócio. Eles recebem o sinal emitido pelas tags e, por meio de nossos algoritmos, conseguem apontar em tempo real onde está cada máquina de limpeza.

Essa informação é passada em um dashboard personalizado para o gestor, que visualiza ao vivo a movimentação de suas máquinas. Ele também consegue analisar o histórico de cada uma delas, o que permite entender como foi a rota de cada máquina.

Dessa forma, quem está no comando tem controle completo de sua operação. Ele tem um mapa digital que permite entender quantos metros foram percorridos, quais são as áreas que exigem maior demanda de limpeza e quais são os horários com maior movimentação, por exemplo. Isso já o suficiente para identificar os principais gargalos no processo e realocar a equipe ou as tarefas para otimizar a limpeza.

Ao invés de monitorar as máquinas, também é possível entender a movimentação dos próprios funcionários. Nesse caso, o sistema pode estar em um crachá ou embarcado no celular corporativo de cada um deles. No caso dessa última opção, é possível enviar mensagens em tempo real ao colaborador, ou ainda solicitar o envio de fotos para comprovar o cumprimento de uma determinada atividade.

Seja qual for a forma de colocar a solução em prática, a Novidá pode trazer insights relevantes para o seu negócio. Agende um bate-papo conosco e conheça mais sobre nossa solução!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil