Blog

O que esperar da Indústria em 2018?

Indústria em 2018

Os últimos anos não foram fáceis para a indústria nacional. A crise também chegou ao setor manufatureiro e os números se estagnaram. No entanto, o ano que se inicia promete ser de retomada da economia e crescimento na indústria. Dessa forma, algumas tendências que aos poucos já estão sendo vivenciadas nas fábricas americanas devem chegar por aqui também. Ou seja, a indústria em 2018 deve trazer grandes novidades.

 

Para esclarecer melhor quais são as principais tendências da indústria nacional e internacional, destacamos 6 pontos que nos chamam a atenção. A maioria diz respeito ao conceito de Indústria 4.0 e Lean Manufacturing: ou seja, as fábricas estarão cada vez mais digitais, conectadas e com processos enxutos. Abaixo, segue a lista completa:

 

 

Internet das Coisas

 

Tanto no Brasil quanto lá fora, a IoT já está sendo introduzida com sucesso nas indústrias. De forma simples, podemos defini-la como uma “rede” no qual dispositivos podem se comunicar pela internet e compartilhar dados.

 

Por enquanto, a indústria ainda tem aplicações mais simples, em projetos isolados. Porém, acreditamos que em 2018 a Internet das Coisas se tornará ainda mais inteligente e ganhará maior escala.

 

Veremos desde iniciativas mais comuns, como sistemas de manutenção preditiva e eficiência energética, até projetos mais complexos de monitoramento de processos e da linha de produção, como é o caso da tecnologia de geolocalização da Novidá.

 

 

Big Data

 

Justamente pelo avanço da Internet das Coisas e outras tecnologias, a indústria deve coletar, integrar e analisar cada vez mais dados. Esse grande volume de informações será gravado ao longo do tempo para gerar insights melhores e uma boa parte dos dados poderá ser capturado em tempo real.

 

Esse panorama também muda a atuação dos profissionais da área. Aumenta a demanda por cientistas de dados e gestores capazes de interpretar métricas operacionais. Encontrar profissionais capazes de extrair o maior valor possível dos dados será um grande desafio para a indústria em 2018.

 

 

Melhoria na tomada de decisões

 

Com esse grande volume de informações, os profissionais da indústria terão mais controle sobre sua operação e poderão tomar decisões mais assertivas. Para isso, é essencial determinar quais dados serão rastreados e como eles serão utilizados.

 

Métricas tradicionais de performance na indústria serão modificadas ou aprimoradas através do monitoramento em tempo real e da análise preditiva. Passaremos de dados estáticos da produtividade das máquinas para dados em constante movimento, que mostrarão qual é o caminho que deve ser seguido.

 

Dessa forma, a tendência é  ter maior otimização de processos industriais e entregar um produto com mais qualidade ao cliente final.

 

 

Inteligência Artificial

 

A inteligência artificial já chegou às residências com os assistentes virtuais como o Amazon Echo ou o Google Home. Aos poucos, ela começa a invadir também as fábricas e revolucionar alguns processos industriais.

 

Não estamos falando apenas de robôs na linha de produção e automação de máquinas. Neste ano, a tendência é que elas cheguem também para auxiliar em tarefas como análise de dados, manutenção preditiva, avaliações de tendência de mercado e auxílio na tomada de decisões.

Já podemos ver, inclusive, a Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção de muitas empresas

 

 

Ascenção de novas tecnologias

 

Algumas tecnologias que timidamente já estão nascendo na indústria devem ganhar força em 2018. A impressão 3D, que facilita a criação de novos produtos, deve revolucionar a indústria nos próximos anos. Embora seja uma tecnologia que ainda tenha um caminho a percorrer, ela ajuda fabricantes a economizar tempo e dinheiro no processo de desenvolvimento do produto.

 

A Realidade Virtual é outra tecnologia que deve se desenvolver ao longo do ano. A indústria ainda não encontrou a melhor forma de aplicação, mas ela já tem sido usada para treinamento de funcionários, simulação de criação do produto e até gestão de inventário.

 

Ainda podemos citar os assistentes de voz, robôs colaborativos e demais tecnologias que começam a se desenvolver agora e devem se destacar até 2021.

 

 

Preocupação com o meio-ambiente

 

É impossível negar que o cuidado com o meio-ambiente está entre as tendências da indústria há um bom tempo. A cada ano que passa, a situação fica mais preocupante e as empresas precisam pensar em mais estratégias para diminuir o impacto à natureza.

 

Buscar a sustentabilidade não ajuda apenas a reduzir custos e ter uma operação mais eficiente, mas também aumenta a reputação da empresa, fazendo com que a indústria seja lembrada como uma organização responsável.

 

A tecnologia tem contribuído também nesse ponto, trazendo produtos e dispositivos que ajudam a economizar energia e reaproveitar os resíduos, por exemplo. Para o bem das empresas e da sociedade, esse tipo de iniciativa também deve crescer bastante em 2018.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil