Blog

Poka-Yoke: o que é e como aplicar?

Poka-Yoke: o que é e como aplicar?

O Poka Yoke é uma ferramenta que compõe a ampla gama de soluções da filosofia do Lean Manufacturing e tem como principal objetivo a capacidade de prevenir riscos de falhas. O nome pode parecer até divertido no começo, mas por trás existe uma grande análise que leva até a década de 70, no início do desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção.

O potencial de aplicação do Poka Yoke se percebe tanto na linha de produção quanto nas tarefas do dia a dia, demonstrando que esta metodologia tem um impacto direto no aumento da produtividade. Outro ponto importante é a sua evolução a partir da integração com ferramentas de tecnologia, permitindo assim uma amplitude maior de benefícios. 

Conhecer o Poka Yoke é uma ótima forma de potencializar a sua aplicação, sendo mais produtivo no dia a dia. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

 

 

O que é o Poka Yoke? 

O surgimento do conceito do Poka Yoke vem junto com o Sistema Toyota de Produção pelo seu líder e alto executivo, Shigeo Shingo. De uma forma direta, o Poka Yoke é uma ferramenta enxuta que transmite a informação por meio de dispositivos ou procedimentos simples, impactando diretamente na qualidade da sua execução.

A principal motivação por trás do seu desenvolvimento foi a preocupação deste engenheiro em criar mecanismos e dispositivos que evitassem os erros humanos. Essa ideia fica bastante clara quando se entende a tradução do termo em japonês Poka Yoke, que em português significa “a prova de erros”. 

Assim, consegue atingir a sua missão inicial que é a de prevenir o surgimento de qualquer tipo de erro ou falha no processo produtivo atuando antes das suas causas. Quando este tipo de ataque à causa do erro não é possível ou economicamente viável, o Poka Yoke atua na detecção da sua origem para evitar a propagação para outros produtos processados a partir de então.

 

Qual a importância do Poka Yoke?

A principal importância do Poka Yoke se dá na atuação antes da ocorrência de qualquer tipo de problema ou falha, proporcionando uma efetividade maior na linha de produção. Outro ponto importante é o desenvolvimento de sistemas a prova de falhas humanas, um quesito essencial para garantir a segurança e qualidade na operação.

Um ótimo exemplo da importância do Poka Yoke se dá nos automóveis, setor considerado como o berço da metodologia. Um condutor de um veículo que possui transmissão automática fica impossibilitado de remover a chave da ignição se este não estiver com o câmbio na posição de “ponto morto”, fazendo com que o condutor não saia do veículo em condições consideradas como inseguras.

Outro ótimo exemplo que demonstra a importância da metodologia do Poka Yoke se dá na execução de etapas pré-definidas para finalizar algum tipo de processo. Como num caixa eletrônico, onde o cartão deve ser retirado da máquina antes do dinheiro ser liberado, fazendo com que o cliente não se esqueça de guardá-lo corretamente após sacar o montante.

 

Quais são os tipos de Poka Yoke disponíveis?

A metodologia do Poka Yoke prega soluções simples e é dividida em 4 modalidades ou tipos para facilitar ainda mais a sua aderência aos mais diversos cenários de atuação. Assim, se adequam à determinada tarefa ou processo que está sendo executado e muitas vezes vão além de uma linha de produção.

 

O Poka Yoke da prevenção

Este é o primeiro Poka Yoke que geralmente é apresentado principalmente pela sua aplicação, que visa eliminar a causa geradora do erro. Esta causa pode estar relacionada com um grande número de possibilidades, como:

  • A falta de treinamento ou de informação especializada;
  • Alta rotatividade de colaboradores no setor;
  • Desorganização, falta de controle e até o excesso de atividades;
  • Condições de trabalho inapropriadas para a execução do serviço.

Um ótimo exemplo desse Poka Yoke e que vai além de uma linha de produção pode ser percebido num dispositivo utilizado amplamente no dia a dia de quem utiliza um computador: o pen drive. Este possui uma ranhura específica que permite que seja encaixado no computador somente pelo lado correto.

 

O Poka Yoke da detecção

Já este tipo de Poka Yoke foca no alerta ao erro logo após o seu acontecimento, com uma divisão entre o método de controle e o de advertência:

  • No método de controle, o processo é interrompido devido a ocorrência do erro e só pode ser retomado perante à resolução imediata e total da sua causa raiz;
  • Já no método de advertência o fato de ter acontecido o erro não impacta na interrupção da produção e algum tipo de alerta visual ou auditivo deve ser executado na sua origem para a análise prévia de uma medida de contenção.

Um exemplo desse Poka Yoke pode ser percebido no disjuntor residencial, que interrompe o fornecimento de energia elétrica para o local quando ocorre algum tipo de sobrecarga no sistema. Outro exemplo interessante e também do setor automotivo é a luz de combustível que emite um alerta visual sempre que o tanque atinge um valor mínimo.

 

CTABlog_GestãoDeProcessos_Boticário

 

O Poka Yoke do valor fixo

Esse Poka Yoke visa assegurar que um número fixo e específico de movimentos sejam realizados em determinado processo e caso sobre ou falte alguma etapa, um alarme é acionado. Um primeiro exemplo se dá pelo próprio criador da metodologia que colocava em uma bandeja todas as peças necessárias para a etapa de montagem – se ao final da montagem ainda existisse alguma peça sobrando, significava que alguma atividade foi realizada de forma errada.

 

O Poka Yoke das etapas

Assim como o Poka Yoke do valor fixo, este tipo visa identificar qualquer falha no processo criando uma ordem para a execução e analisa se todos os passos da operação seguiram essa ordem correta. Com isso, é possível identificar o local do erro e até realizar a operação que resta.

Um exemplo deste Poka Yoke já foi inclusive citado, como o ato de sacar dinheiro num caixa eletrônico: o dinheiro só é liberado se o cliente retirar o cartão da máquina. Outro exemplo é o próprio checklist de configuração de uma máquina que mesmo realizado num papel impresso, demonstra a ordem correta de execução e permite que até seja identificado qualquer tipo de falha no processo.

 

Como implementar a metodologia do Poka Yoke no seu negócio?

Implementar o Poka Yoke no seu negócio pode ser uma ótima forma de otimizar ainda mais a sua produção e o primeiro passo é identificar o erro que deve ser corrigido, registrando-o de forma gráfica e entendendo o contexto da produção. Esse registro pode ser realizado por meio de fotos, vídeos ou até um fluxograma do processo, otimizando a percepção sobre como o problema se inicia. 

Esse passo também permite compreender as causas que levaram à sua ocorrência, percebendo melhor o panorama da produção ou da execução do processo. E um ponto interessante é a sua convergência com a filosofia do Lean Manufacturing, identificando e reduzindo desperdícios. 

Após esses passos, é hora de analisar possíveis soluções para esta falha, pensando principalmente na prevenção do seu acontecimento. Outra forma interessante é descobrir como este defeito pode ser detectado o mais prematuro possível na produção, seja contando com algum tipo de interferência humana ou não.

Com isso, pode-se verificar a eficácia da possível solução em eliminar a falha ou defeito de forma simples e sem grandes impactos com custos ou altos investimentos. Ao implantar a solução, deve-se registrar o máximo de informações para a comparação dos resultados obtidos, abrindo ainda mais espaço para a melhoria contínua e desenvolvimento de outras soluções Poka Yoke no futuro.

 

E como a Novidá pode auxiliar na implementação?

A Novidá é um parceiro importante na hora de implementar um Poka Yoke de sucesso no seu negócio por meio da sua plataforma de alta tecnologia que agrega a internet das coisas e a inteligência artificial. Com isso, permite a supervisão de pessoas, equipamentos e processos com um tracking eficiente, monitorando as informações sobre o andamento da operação.

Assim, qualquer tipo de falha ou gargalo pode ser identificado, gerando insights para a aplicação da metodologia do Poka Yoke e otimizando ainda mais a aplicação do Lean Manufacturing. A gestão de KPIs também é um dos pontos fortes da plataforma Novidá, com indicadores precisos para a rápida tomada de decisão.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Saiba mais! 

Entender a metodologia do Poka Yoke é uma ótima forma de visualizar o seu potencial de aplicação para a solução de possíveis defeitos ou falhas no processo produtivo. E mais, esta metodologia é tão poderosa que pode sair do ambiente produtivo e ser aplicada diretamente nas tarefas do dia a dia, permitindo a sua execução com mais segurança e qualidade.

Entre em contato com a Novidá e veja como a nossa solução de tecnologia pode otimizar ainda mais a adoção do Poka Yoke no seu negócio, transformando-o ainda mais na direção do Lean Manufacturing!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil