Blog

Segurança em IoT: Por que você deve se preocupar?

Segurança em IoT: Por que você deve se preocupar?

A Internet das Coisas é uma das principais tecnologias da Revolução 4.0. É por meio dela que estão crescendo o número de fábricas, empresas e até cidades inteligentes. Afinal, é só através da conectividade que podemos ter cadeias tão automatizadas.

Porém, existe um tema que ainda precisa ser estudado e debatido entre os entusiastas da área: a segurança em IoT é uma das principais barreiras para a expansão e popularização da tecnologia. Mas nem tudo está perdido: à medida que crescem os ataques, também crescem os sistemas de proteção e segurança relacionados a Internet das Coisas.

 

Por que dispositivos IoT são alvos de invasões?

De uma forma geral, o principal objetivo de uma estratégia IoT é automatizar algum processo ou ampliar a análise de informações. Porém, para que isso seja possível, esses dispositivos precisam capturar continuamente uma grande quantidade de dados, inclusive alguns registros privados.

Dessa forma, informações preciosas a respeito de uma empresa estão circulando por ali, o que pode despertar o interesse nos ataques de hackers. Quando não existe um cuidado com a segurança, o dispositivo IoT pode ser a porta de entrada para uma invasão em toda a rede da organização.

 

Os maiores desafios da segurança em IoT

Quem já começou a implementar soluções de Internet das Coisas percebeu que a segurança é um assunto sério. De acordo com uma pesquisa da Gartner, os custos com a segurança de Internet das Coisas nos Estados Unidos em 2020 passarão de menos de 1% do orçamento de segurança para até 20%.

A perspectiva é que, até 2023, nós tenhamos 20 bilhões de dispositivos de IoT conectados ao redor do planeta. Ou seja, o risco é grande e precisamos agir desde já para garantir a segurança contra ataques.

Quando a IoT começou a se desenvolver, os dispositivos tinham alguns recursos limitados e não eram projetados sob o viés da segurança. Essa vulnerabilidade é aproveitada pelos invasores para a criação de botnets. Esses, por sua vez, podem ser usados pelos hackers para ações que vão desde o roubo de dados até a mineração de criptomoedas, por exemplo.

 

Como se proteger e ter mais segurança nos dispositivos IoT?

Felizmente, o mundo todo já está pensando em algumas saídas para evitar ataques externos. Algumas são bem simples e outras necessitam de algum investimento maior. Por exemplo:

– Crie senhas complexas para evitar ataques em massa

– Utilize um sistemas de firewall, antivírus e antimalware

– Monitore frequentemente toda a infraestrutura da rede para buscar falhas e possíveis invasores

– Crie uma rede própria para usar a Internet das Coisas, separada da rede da organização

– Crie uma estratégia baseada nos possíveis riscos. Preveja quais são os pontos de vulnerabilidade e desenvolva ações antes mesmo que um problema aconteça

– Realize testes e avaliações. Como acontece em outras áreas de TI, é preciso que os próprios profissionais tentem invadir a rede para verificar se ela está segura ou não.

 

O trabalho da Novidá com a IoT

Em busca de oferecer uma melhor gestão de equipes operacionais aos seus clientes, a Novidá desenvolveu um sistema de Internet das Coisas que acompanha a movimentação de colaboradores em suas jornadas de trabalho.

Por meio de sensores, smarphones e beacons, é possível identificar todas as tarefas realizadas por cada funcionário e ter um controle automático dos tempos e movimentos de cada um deles.

Temos uma equipe com experiência em IoT e que não deixará você correr nenhum risco com a aplicação da nossa plataforma.

Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso para saber mais sobre a atuação da Novidá!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil