Blog

4 livros para melhorar a gestão e o engajamento de sua equipe!

4 livros para melhorar a gestão e o engajamento de sua equipe!

Muitos dizem que a base de uma empresa bem sucedida é ter um planejamento estratégico sólido e exequível, e essas pessoas não estão erradas. Porém, levando em conta as relações mais complexas que acontecem dentro dessas instituições, não é só essa a base constitutiva.

O bom andamento das atividades de uma companhia é de responsabilidade de seus colaboradores, e por isso é de extrema importância que ocorra a manutenção da motivação e engajamento dessas pessoas.

Esse processo de acompanhamento do time é o que está junto com o planejamento estratégico na base constitutiva das instituições, mantendo empresa e equipe motivadas, engajadas e alinhadas no mesmo propósito final.

Entretanto, lidar com colaboradores de diferentes perfis não é uma tarefa tão simples, demanda tempo, criatividade e confiança.

Por isso, fizemos uma seleção de 4 grandes obras que vão te ajudar a ajustar os processos e as equipes em prol da filosofia e crescimento da sua empresa.

Boa leitura!

 

1. O Modelo Toyota de Excelência em Serviços – Jeffrey Liker e Karyn Ross

 

O sucesso do Lean Manufacturing, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, se deve pela busca da eliminação absoluta de perdas e implementação da cultura organizacional focada na entrega de excelência ao consumidor, e é sobre isso que trata o premiado livro “O Modelo Toyota de Excelência em Serviços”.

De acordo com os autores Jeffrey Liker e Karyn Ross, o modelo dos 4Ps (Philosophy, Process, People, Problem solving) está ligado à gestão e manutenção da empresa. Assim, por meio de sua implementação, é possível melhor organizar a equipe para que todo o processo seja otimizado e a produtividade geral aumente.

Aplicando esse modelo de produção os procedimentos passam a andar junto com a filosofia da empresa, por meio de um gerenciamento enxuto e otimizado de processos, incentivando todos os colaboradores em seu desenvolvimento, gerando resoluções de problemas práticos, como consequência.

Sem dúvidas, essa é uma obra indispensável para quem pretende criar um ambiente de trabalho especializado na solução rápida de problemas baseado em uma equipe que se desenvolve com um mesmo propósito!

 

 

2. A Meta – Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox

 

Quando o assunto é gestão e envolvimento de uma equipe, ter uma meta pré-estabelecida é essencial. Por isso, o livro “A Meta”, de Eliyahu Goldratt e Jeff Cox, pode ser um grande aliado, principalmente na implementação de um processo de melhoria contínua.

De modo geral, o livro, que já foi traduzido para quase 30 idiomas, trata de forma prática da importância da meta para uma empresa, já que sua ausência acarreta dificuldades para os gestores na hora de melhor alocar os recursos energéticos e fazer o projeto evoluir.

Além disso, a obra traz insights muito importantes, como a Teoria das Restrições (TOC), uma ferramenta que se baseia no raciocínio de que qualquer processo conta com uma restrição, e esta é o que limita uma maior geração de resultados.

Assim, ter uma meta, conhecer o seu time e manter todos engajados faz com que encontrar as limitações e superá-las seja uma tarefa simples e rápida.

 

 

3. De Olho na Equipe – David Freemantle

 

Uma empresa, seja ela grande ou pequena, precisa canalizar esforços em manter  seu time motivado e alinhado com as ideias e filosofias da instituição. Isso porque, um time forte e preparado, buscando os mesmos objetivos traz benefícios para o ambiente de trabalho e, consequentemente, para a lucratividade.

Nesse quesito, o livro “De Olho na Equipe”, escrito por David Freemantle, PhD em química pela London University, é um grande guia que possui 50 dicas para o estabelecimento de uma liderança motivadora e participativa.

De acordo com o autor, o segredo para o sucesso e para melhoria contínua está nas ações diárias. É a partir de pequenos exemplos cotidianos de uma boa gestão e liderança que o espírito de equipe nasce e mantém o time ativo.

Se o que está faltando na sua empresa é conexão e empenho, essa leitura é essencial para te fazer ficar de olho na equipe!

 

 

4. Reinventando as Organizações – Frederic Laloux

 

Nossa última indicação da lista é o livro “Reinventando as Organizações”, de Frederic Laloux, um guia para mudar os hábitos da sua empresa e dos seus colaboradores focando no engajamento e na evolução conjunta.

Para o autor, a importância de reinventar os processos é dar a chance aos colaboradores de participarem ativamente de outras decisões da empresa, tornando o ambiente de trabalho mais motivado e humanitário.

O livro traz mais detalhes sobre o surgimento desse novo modelo organizacional, que se baseia na evolução da consciência humana para implementação de mudanças comportamentais e processuais dentro das instituições.

Por meio da aplicação dessas técnicas inovadoras será possível propiciar uma nova história para sua corporação, a qual será de crescimento mútuo e motivação.

 

 

O seu sucesso anda lado a lado com o sucesso da sua equipe!

 

Conhecer os membros da sua equipe é também conhecer mais sobre a sua empresa, já que no dia a dia, eles são os responsáveis por realizar todos os processos pertinentes.

Ainda, investir no desenvolvimento e sucesso dessa equipe é fazer com que o seu lucro aumente e a companhia gere cada vez mais frutos.

Um gestor que sabe identificar o perfil do seu time é capaz de motivar e engajar qualquer tipo de pessoa, e isso é o essencial para que qualquer negócio dê certo!

 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

 

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil