Blog

6-Sigma – Uma causa comum de falhas e complicações

6-Sigma - Uma causa comum de falhas e complicações

Em teoria, o 6-sigma é mais fácil para as pessoas entenderem do que o lean. A implementação de uma metodologia de solução de problemas destinada a abordar questões de maior impacto financeiro faz sentido imediato para a grande maioria das pessoas. Desenvolver alguns especialistas no processo de solução de problemas e implantá-los para resolver os principais problemas da empresa e melhorar seu desempenho requer um investimento muito pequeno e não exige uma mudança significativa na forma como a organização opera.

 

Então, qual é exatamente o problema?

 

A questão é que isso não é viável. É bastante comum para uma empresa que tenta implementar o lean ter uma ou mais pessoas envolvidas no processo que lideram a mudança com uma mentalidade 6-sigma. Isso pode resultar em uma quantidade significativa de animosidade e frustração entre “pensadores enxutos” e “pensadores 6-sigma”. Se essa lacuna não for abordada de forma eficaz, o trabalho em equipe será interrompido e a iniciativa falhará.

 

Uma falha na filosofia de melhoria, entre outras coisas, levará a uma falta de consistência nos tipos de problemas que são abordados. Os pensadores 6-sigma vão querer se concentrar apenas nas questões mais sérias, mas os pensadores enxutos se concentrarão no desenvolvimento de um sistema que permitirá que todos os problemas, independentemente do tamanho, sejam resolvidos.

 

Os sintomas de uma lacuna 6-sigma

 

Os seguintes são sinais de que um implante de lean está sendo realizado com foco 6-sigma:

 

Prevalência de Pareto: O uso de gráficos de Pareto ou fórmulas de esforço-benefício para selecionar os problemas a serem abordados é um sinal seguro de influência do 6-sigma. A criação de uma cultura focada na melhoria não ocorrerá se você disser às pessoas para ignorar problemas que um gráfico ou fórmula considera menores. Além disso, dizer a alguém que está lidando com um problema todos os dias que é muito pequeno para merecer atenção pode ser extremamente desmotivador.

 

Um dos objetivos do pensamento enxuto é abordar os problemas à medida que eles surgem. Isso exige transformar todos em solucionadores de problemas e libertá-los de questões que os impedem de responder à situação em questão. Além do fato de que pequenos problemas podem rapidamente se transformar em grandes problemas se não forem resolvidos, abordar problemas de forma contínua permite que as pessoas melhorem suas habilidades de resolução de problemas.

 

 

Falta de envolvimento da liderança: Ao tentar criar uma cultura enxuta, os líderes devem estar ativamente envolvidos nos esforços kaizen. A atribuição de faixas brancas para facilitar o processo permite que os líderes optem por não participar em vez de participar do processo. Em um ambiente verdadeiramente energizante, quanto mais alto a posição de uma pessoa dentro da organização, mais capaz ela é na resolução de problemas. Chegar a este ponto não acontecerá a menos que os líderes tenham permissão para delegar responsabilidades de melhoria.

 

Comemorando grandes vitórias: Distribuir prêmios ou incentivos financeiros para resolver grandes problemas envia uma mensagem clara para as pessoas de que pequenos problemas não valem o esforço. Dentro da empresa, existem algumas áreas que gastam significativamente mais do que outras devido à natureza do trabalho que realizam. O comportamento inconsistente entre as áreas nunca resultará na mudança cultural desejada e, como as áreas com custos mais baixos não veem a participação na melhoria valendo o esforço, a transformação não ocorrerá.

 

Saiba o que você está procurando

 

O objetivo deste posts é conscientizar as pessoas de que, ao contrário da crença popular, lean e 6-sigma não são a mesma coisa, e confundir os dois levará à decepção. Não é fácil – e certamente não é bom senso – ter uma visão e objetivos claros, analisar os resultados e ajustar o esforço é fundamental para garantir que a transformação desejada ocorra.

 

Calculadora de desperdício

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil