blog

7 características que todo facilitador precisa ter

7 características que todo facilitador precisa ter

Algumas pessoas acham que ser facilitador de um grupo é simples. Não é? Quando um grupo de pessoas está reunido em uma sala, tudo pode acontecer. Algumas pessoas dominarão a reunião, enquanto outras permanecerão em silêncio; alguns se aterão ao tópico em questão, enquanto outros se desviarão. Facilitadores experientes sabem como manter um grupo nos trilhos sem ditar o resultado; como manter uma agenda enquanto permite a discussão de fluxo livre e como gerar consenso sem alienar os participantes.

 

Aqui estão algumas qualidades importantes para procurar em um bom facilitador:

 

1. Seja um bom ouvinte

 

A capacidade de um facilitador ouvir é crucial. É igualmente vital poder ouvir os outros e incentivá-los a ouvir. Um facilitador deve ser capaz de ouvir e compreender ativamente o que seu grupo está tentando transmitir. Você pode compreender e avaliar completamente o que as pessoas estão dizendo parafraseando, resumindo ou utilizando outras técnicas de escuta ativa. Um bom facilitador deve ser capaz de ouvir um grupo, uma única pessoa e até a si mesmo. Se você não estiver se sentindo bem, ou se estiver cansado, isso aparecerá em sua facilitação, e o grupo sentirá isso.

 

2. Uma pessoa que está sempre à procura de novas informações

 

Para ter uma conversa proveitosa, você deve fazer perguntas. Você não quer apenas falar com o grupo e dizer-lhes coisas, e o facilitador não quer apenas oferecer-lhes as respostas para seus problemas. Em vez disso, eles terão que fazê-los do zero. É significativamente mais útil para todos os envolvidos fazer perguntas abertas que podem levar a discussões significativas e produtivas que podem levar a soluções. O facilitador também deve ser capaz de questionar respeitosamente os participantes, não apenas para tirá-los de suas zonas de conforto, mas também para incentivá-los a ir mais fundo para tirar mais proveito da reunião.

 

3. Genuinidade

 

Um bom facilitador deve ser genuíno. Se você não for sincero, as pessoas rapidamente se desligarão, se desligarão e não confiarão no que você está dizendo. Ser real permite que você se conecte e se relacione com os participantes com muito mais facilidade. Para ser um facilitador genuíno, você deve estabelecer um ambiente seguro no qual os indivíduos possam se abrir e se expressar sem medo de retaliação. As pessoas e o facilitador não poderão exibir seus verdadeiros eus autênticos se não se sentirem à vontade ou seguros para expressar seus sentimentos. A chave para encorajar os outros a comunicar seus verdadeiros sentimentos e pensamentos é a confiança. A reunião será uma perda de tempo se não houver confiança e genuinidade.

 

OFR (Order Fill Rate) – Como medir o seu?

 

4. Não partidário

 

É fundamental manter uma perspectiva imparcial e evitar manchar as perspectivas dos outros com as suas próprias, a fim de facilitar diálogos abertos e frutíferos. Você não quer forçar suas opiniões sobre os outros; em vez disso, você deseja fornecer um fórum onde as pessoas possam discutir e se expressar livremente, permitindo que os problemas sejam resolvidos e as decisões sejam tomadas. Além disso, tratar todos como iguais garante que você tenha discussões honestas e de mente aberta. Se o facilitador estiver tentando direcionar a conversa e levar o grupo às suas próprias conclusões planejadas, os participantes serão capazes de dizer. Um bom facilitador cria um ambiente neutro no qual diferentes perspectivas e opiniões podem ser transmitidas de maneira cortês.

 

5. Energético e motivador

 

Um facilitador deve saber quando e como trazer energia para a sala, ao mesmo tempo em que sabe quando e como recuperá-la. A energia do facilitador tem o potencial de influenciar o humor e a atmosfera de um espaço. Se houver um exercício de brainstorming, ele pode servir para excitar, estimular e levar o grupo a apresentar respostas e ideias criativas, ou pode atenuar a atmosfera se for necessário um debate sério. A capacidade de controlar as emoções na sala será extremamente benéfica para facilitar discussões produtivas e manter a reunião no curso.

 

6. Paciente

 

Paciência, como dizem, é uma virtude, e é uma característica importante a ter quando se trata de facilitar. É fundamental manter a calma durante as conversas ou quando as coisas esquentam para evitar tensões ou problemas. Como você quer ajudar a melhorar a situação como facilitador, é fundamental que você dê o exemplo e mantenha a calma. É quase inevitável que as coisas nem sempre saiam conforme o planejado. As coisas nem sempre saem como planejado, seja devido a preocupações técnicas ou de processo. À medida que o objetivo ou plano evolui e se adapta, o facilitador deve ser paciente e resolver o problema promovendo o diálogo e fazendo perguntas diferentes ao grupo.

 

7. Focado em atingir um objetivo específico

 

É crucial, e muitas vezes difícil, manter os participantes no caminho certo e o discurso focado no objetivo principal. As conversas tendem a se desviar, o que pode levar a alguns dos debates mais intrigantes e produtivos, mas o facilitador deve saber quando e como trazer o assunto de volta ao objetivo central da reunião. As pessoas se desligarão e não se concentrarão se a reunião for muito longa, portanto, gerenciar o tempo é um componente difícil, mas necessário da facilitação.

 

Leva tempo e prática para se tornar um bom facilitador. Os talentos de que você precisa serão aprimorados ao longo de anos de preparação e prática em cenários do mundo real. É incomum você acordar no meio da noite e ser o facilitador ideal. Facilitadores de sucesso são desenvolvidos em vez de nascer.

 

Calculadora de desperdício

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil