Blog

Absenteísmo: como medir, principais causas e 5 passos para superar

Absenteísmo elevado: como medir, principais causas e 5 passos para superar

A palavra absenteísmo em si não é ouvida rotineiramente em ambientes de trabalho. No entanto, está mais presente no seu dia a dia do que você possa imaginar. Nesse artigo você vai entender o significado da palavra, como isso afeta a sua empresa e o que fazer para superar, afinal os problemas só são superados quando olhados de perto.

 

Você sabe o que é absenteísmo?

 

Segundo definição do Wikipédia, o absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

As razões para que isso aconteça são inúmeras e identificar o que está acontecendo é essencial para que o RH possa atuar na raiz do problema. A causa pode estar relacionada a muitos fatores. Entre elas:

 

  • Motivos pessoais;
  •  Relações de trabalhos conflituosas;
  •  Problemas de saúde físico ou mental;
  • Má gestão da liderança;
  • Dificuldade de desenvolver alguma tarefa;
  • Desorganização no desenvolvimento de tarefas e no dia a dia do trabalho;
  • Falta de clareza sobre prioridades;

 

Quando algum desses fatores afeta o funcionário o principal impacto é na produtividade gerando consequências negativas nas atividades do dia a dia, nas relações de trabalho, na autoestima do funcionário, no atingimento de metas e claro, nos negócios e lucro da companhia.

Nem sempre a gestão tem compreensão clara de quando o absenteísmo está acontecendo e quais as causas. A boa notícia é que com o avanço da tecnologia é possível usar soluções que ajudem a identificar esse gap e solucionar.

 

Como fazer o calculo?

 

Primeiro passo é fazer um cálculo para ver o tamanho do absenteísmo.  

É necessário multiplicar o número de colaboradores pela quantidade de horas trabalhadas por dia, vezes (x) número de dias trabalhados no mês.  Então um exemplo: se você tem 10 funcionários, com jornada de duas horas por dia e trabalhando 20 dias ao mês o cálculo é: 10 funcionários x 2horas de trabalho x20 dias ao mês = 400 horas/mês.

Depois do resultado é hora de olhar para faltas, atrasos e saídas antecipadas para ver o impacto causado no tempo que deveria estar sendo dedicado ao trabalho, mas por alguma razão não está. O mesmo pode ser feito quando se quer entender se o tempo dedicado em uma tarefa está sendo usado de forma eficiente.

 

 

Um outro exemplo pode ser relacionado a desempenho de tempo em uma atividade. Imaginemos que em toda equipe, 10 pessoas sempre demoram 20 minutos a mais para desenvolver a mesma tarefa. Temos que multiplicar o número de minutos de atraso na tarefa pelo número de funcionários que se atrasam e transformar esse valor em horas. Ex: 10 x 20 = 200. Transformando esse valor em horas (200/60 =3,33), acharemos que a empresa perdeu mais de 3 horas de trabalho.

Agora imagina isso em uma empresa com mais de 1.000 funcionários, por exemplo? Tem um impacto enorme.

Para saber o índice de absenteísmo em percentual, basta dividir o número de horas perdidas, pelo número de horas de trabalho que a sua equipe deveria executar e multiplicar o resultado por 100.

Na Novidá, com a proposta de ajudar as empresas a terem maior clareza e poder de decisão imediato em relação à perda de dinheiro ocasionada pela gestão não otimizada das operações é que nasceu a calculadora de desperdícios, onde colocando qual a área/setor você está simulando, a quantidade de colaboradores e equipamentos internos operacionais, como empilhadeiras, e seus custos associados (salário e aluguel do equipamento) é possível obter um cálculo preciso de quanto pode estar sendo desperdiçado por cada funcionário ou equipamento, e assim conseguir sanar essas dificuldades de forma prática, que também é uma outra maneira de calcular perdas.

 

Cinco passos para superar o absenteísmo

 

  • Identifique as principais causas conversando com a sua equipe;
  • Utilize ferramentas tecnológicas que possam ajuda-los a identificar falhas e no desenvolvimento de tarefas;
  • Deixe sua equipe saber quando melhorou e aponte o que estava errado para gerar aprendizado. Além disso, crie programa de recompensas para quem melhora em uma falha;  
  • Invista no clima organizacional;
  • Nunca esqueça de apostar no diálogo e boas condições de trabalho;

 

A hora que uma empresa conseguir fazer gestão e alocação eficiente de mão de obra ela vai chegar a um nível próximo do que ela tem com as máquinas. Isso é muito positivo, pois você não precisa demitir pessoas, você capacita e deixa elas mais eficientes, aumenta seus níveis de produção, torna seu produto mais barato e competitivo e viabiliza o crescimento da empresa. Inclusive o profissional vai se sentir muito mais produtivo e deve ser melhor remunerado, como uma consequência direta do resultado da sua produtividade, como a base da teoria econômica atesta.

Calculadora de desperdício

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil