blog

Alocação de Pessoas na empresa – Como aplicar?

Alocação de Pessoas na empresa – Como aplicar?

Já ficou claro para grande maioria das organizações que os colaboradores representam o principal recurso de uma empresa. São eles que vão organizar e executar estratégias responsáveis pelo sucesso (ou não) do negócio.

Quem trabalha na gestão de pessoas deve garantir que está aproveitando o máximo de cada um dos seus funcionários. Nesse sentido, a alocação de pessoas é fundamental para ter as pessoas certas nas funções que mais se encaixem ao seu perfil.

 

O que é a alocação de pessoas?

A alocação de pessoas é a forma como um gestor organiza e reorganiza seus recursos humanos de acordo com setores ou projetos. Para isso, ele deve levar em conta as características de cada profissional e as habilidades exigidas para cada atividade.

Quando a alocação de pessoas não é bem executada, as chances são grandes do gestor enfrentar problemas em diferentes esferas: o profissional provavelmente estará desmotivado e pode atrasar suas demandas. Com isso, a empresa perde produtividade e ainda pode ter prejuízos com o cliente final.

Por outro lado, quando o gestor conhece muito bem quais tarefas precisam ser cumpridas e quais são as maiores qualidades de cada um de seus colaboradores, fica muito mais fácil distribuir as atividades corretamente e atingir bons resultados.

 

Como fazer alocação de pessoas?

 

Olhando de fora, a alocação de pessoas não parece uma tarefa tão difícil. No entanto, quem vive isso na prática sabe que é preciso experiência e conhecimento para tomar decisões assertivas.

Não se trata apenas de escolher quem vai fazer o que, mas de observar o andamento da operação e identificar como você pode aproveitar determinada habilidade de um profissional em determinada situação. Ou seja, trata-se de enxergar oportunidades.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos 4 dicas essenciais na alocação de pessoas

 

 

Aproveite o máximo de cada colaborador

Fazer uma boa gestão de talentos é essencial para alocar pessoas da maneira correta. Ou seja, o gestor precisa conhecer muito bem quem são seus colaboradores, quais são seus pontos fortes e pontos fracos.

É importante que essa avaliação seja feita através de dados confiáveis e da experiência de cada profissional em situações anteriores. Se o gestor se basear apenas na sua intuição, o resultado pode não ser o adequado.

 

Faça testes e colete resultados

A única forma de ter certeza se uma troca de funções de determinado colaborador vai dar certo ou não é fazendo testes. Portanto, se você acredita que um profissional pode render mais em outra atividade, vale a pena experimentar.

Porém, é essencial monitorar, coletar resultados e medir todas as variáveis possíveis. Só assim você terá certeza se essa alocação ajudou no aumento da produtividade ou se não teve bons resultados.

 

Use tecnologias para melhorar a gestão

A alocação de pessoas fica muito mais fácil com o uso de tecnologias. Quando você usa ferramentas para fazer uma avaliação de desempenho e monitorar a performance da equipe, fica fácil entender onde estão os gaps de produtividade da equipe e quais são as habilidades de cada um.

Portanto, vale a pena investir em softwares de gestão de tarefas, plataformas para melhorar a avaliação da equipe e tecnologias de monitoramento de funcionários.

 

Monitore a Produtividade

Ao fim do dia, tudo que você deseja é ter melhores resultados. Portanto, é importante estar sempre monitorando a produtividade do time. Não só depois que alguma mudança for implementada, mas antes também.

É só através do acompanhamento diário que você conseguirá identificar onde estão os maiores gargalos e terá insights para a alocação de pessoas.

 

               

Como a Novidá auxilia na alocação de pessoas?

A Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação de colaboradores durante sua jornada produtiva. Usando beacons, sensores e/ou smartphones, monitoramos toda a rota percorrida por cada funcionário durante seu dia de trabalho.

Dessa forma, é possível medir tempos e movimentos, fazer avaliações individuais, entender como está a distribuição de colaboradores pela planta e localizar funcionários em tempo real. Assim, fica fácil identificar gargalos e melhorar a alocação de pessoas.

Nós já aplicamos nosso sistema em grandes empresas como Gerdau, Boticário, FCA e Solvay. Você pode baixar esses cases de sucesso gratuitamente aqui.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil