blog

Avaliação de Desempenho – Meça a performance do seu time

Avaliação de Desempenho – Meça a performance do seu time

Toda empresa que quer crescer busca melhoria contínua para otimizar seus processos e alcançar melhores resultados. Uma das principais formas de ter uma operação mais eficiente está justamente na gestão de pessoas.

Ao acompanhar de perto o trabalho de sua equipe, fica fácil identificar gargalos e encontrar pontos de melhoria. É por isso que é tão importante fazer uma avaliação de desempenho dos seus colaboradores.

 

O que é avaliação de desempenho?

Como o próprio nome sugere, a avaliação de desempenho é uma ferramenta para medir e analisar a performance de cada indivíduo dentro de uma organização. Geralmente, ela se baseia em uma comparação entre o que era esperado para esse profissional e o que ele de fato executou dentro de um período de tempo.

A avaliação de desempenho é um dos recursos mais importantes na gestão de pessoas, já que ela é uma referência para entender como é a atuação de cada profissional e quais decisões precisam ser tomadas. É por isso que é fundamental haver um alinhamento de expectativas entre gestores e equipe.

Ter um bom método de avaliação de desempenho é importante para que a empresa tenha uma atuação mais estratégica, não dependendo da intuição dos líderes para definir quais são as atividades e colaboradores que precisam de melhores resultados.

Por fim, essa ferramenta é fundamental para o próprio desenvolvimento dos colaboradores. Se feita de maneira correta, transparente e sempre trazendo um feedback aos profissionais envolvidos, a tendência é que cada membro da equipe se engaje e busque uma performance melhor.

 

Como fazer um processo de avaliação?

De nada adianta querer avaliar os colaboradores se isso não for feito de forma planejada, criteriosa e detalhada. Caso contrário, aumentam as chances de você cometer um erro na análise, ser injusto com algum profissional e trazer prejuízos para o time e para a própria empresa.

O primeiro passo, portanto, é conhecer, definir e alinhar as responsabilidades de cada colaborador. Afinal, para fazer uma avaliação, o gestor precisa saber individualmente qual é o papel de cada um que está na empresa. É importante que isso seja compartilhado e documentado para não haver confusões no futuro.

Em seguida, é importante escolher um método de avaliação. Isso vai depender dos objetivos, estratégias e visão da empresa (falaremos mais sobre os métodos a seguir). Os fatores e indicadores de avaliação estarão ligados ao método escolhido, mas é importante que eles também sejam definidos e mensurados com clareza.

Por fim, nunca se esqueça de dar um feedback para os colaboradores. Depois que o “ciclo” da avaliação de desempenho for concluído, converse particularmente com cada funcionário para realçar pontos positivos e alertar possíveis situações de melhoria, sempre oferecendo caminhos para o desenvolvimento do profissional.

 

CTABlog_GestãoRemota

 

Os principais métodos de avaliação de desempenho

Autoavaliação

Cada vez mais popular entre as empresas, a autoavaliação é um método em que os próprios funcionários analisam seu desempenho. Para isso, a empresa prepara um questionário com pontos que julgam ser importantes.

O ideal é que, depois da autoavaliação, o líder converse com o funcionário para entender se sua opinião está alinhada ao que a gestão pensa e que tipo de mudança pode ser tomada a partir do que foi identificado.

 

Avaliação 360º

Considerado um dos mais completos, nesse método todas as pessoas que estão envolvidas com o colaborador avaliado devem participar do processo.

Assim, são pessoas da rotina do profissional que irão dizer quais são os pontos fortes e fracos daquele funcionário, sempre seguindo um questionário preparado pela empresa. Ao fim do processo, é feita uma comparação entre as avaliações e, com mais de uma visão exposta, é possível ter um resultado mais completo a respeito do profissional

 

Escala Gráfica

Nesse método simples – porém ainda muito eficaz – cria-se uma planilha onde há uma lista de competências que a empresa julga ser importante (pontualidade, criatividade, colaboração, etc).

Para cada um desses itens, é atribuída uma nota de 1 a 5 (ou definida uma escalda de “péssimo” a “excelente”, por exemplo). Assim, é possível chegar a um “valor numérico” ao fim da avaliação e até fazer comparações entre os profissionais.

No entanto, é difícil tirar uma análise profunda desse método, por isso recomenda-se que ele seja usado em conjunto com algum outro método.

 

Avaliação por metas e resultados

Indicado para quem quer aplicar uma gestão por resultados, esse método usa números concretos para avaliar o desempenho do colaborador. Para isso, metas são definidas e a performance do funcionário é acompanhada pelo líder.

Por ser um método totalmente quantitativo, ele é mais seguro e assertivo que qualquer outro. Seu maior problema é que nem sempre gestores encontram maneiras de calcular numericamente a performance de cada colaborador.

No entanto, já existem ferramentas de gestão de tarefas e diversas tecnologias que conseguem quantificar as atividades executadas por um funcionário ao longo do tempo. Portanto, esse método tende a ser cada vez mais aplicado nas empresas.

 

 

Como a Novidá garante uma boa Avaliação de Desempenho?

A Novidá acredita que medir a performance dos colaboradores é essencial para otimizar processos dentro de uma empresa. Pensando nisso, desenvolvemos um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação de pessoas em suas rotinas de trabalho.

Dessa forma, o gestor tem informações precisas e confiáveis sobre sua operação, o que permite que ele calcule tempos e movimentos, acompanhe todas as atividades realizadas pelos colaboradores, verifique se as tarefas foram cumpridas conforme o planejado e tenha muito mais controle sobre os processos.

A Gerdau, por exemplo, utilizou nosso sistema para avaliação de desempenho e conseguiu um crescimento de 500% na aderência entre o realizado em relação ao planejado. Você pode baixar esse case de sucesso gratuitamente aqui!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil