Toda empresa que quer crescer busca melhoria contínua para otimizar seus processos e alcançar melhores resultados. Uma das principais formas de ter uma operação mais eficiente está justamente na gestão de pessoas.
Ao acompanhar de perto o trabalho de sua equipe, fica fácil identificar gargalos e encontrar pontos de melhoria. É por isso que é tão importante fazer uma avaliação de desempenho dos seus colaboradores.
O que é avaliação de desempenho?
Como o próprio nome sugere, a avaliação de desempenho é uma ferramenta para medir e analisar a performance de cada indivíduo dentro de uma organização. Geralmente, ela se baseia em uma comparação entre o que era esperado para esse profissional e o que ele de fato executou dentro de um período de tempo.
A avaliação de desempenho é um dos recursos mais importantes na gestão de pessoas, já que ela é uma referência para entender como é a atuação de cada profissional e quais decisões precisam ser tomadas. É por isso que é fundamental haver um alinhamento de expectativas entre gestores e equipe.
Ter um bom método de avaliação de desempenho é importante para que a empresa tenha uma atuação mais estratégica, não dependendo da intuição dos líderes para definir quais são as atividades e colaboradores que precisam de melhores resultados.
Por fim, essa ferramenta é fundamental para o próprio desenvolvimento dos colaboradores. Se feita de maneira correta, transparente e sempre trazendo um feedback aos profissionais envolvidos, a tendência é que cada membro da equipe se engaje e busque uma performance melhor.
Como fazer um processo de avaliação?
De nada adianta querer avaliar os colaboradores se isso não for feito de forma planejada, criteriosa e detalhada. Caso contrário, aumentam as chances de você cometer um erro na análise, ser injusto com algum profissional e trazer prejuízos para o time e para a própria empresa.
O primeiro passo, portanto, é conhecer, definir e alinhar as responsabilidades de cada colaborador. Afinal, para fazer uma avaliação, o gestor precisa saber individualmente qual é o papel de cada um que está na empresa. É importante que isso seja compartilhado e documentado para não haver confusões no futuro.
Em seguida, é importante escolher um método de avaliação. Isso vai depender dos objetivos, estratégias e visão da empresa (falaremos mais sobre os métodos a seguir). Os fatores e indicadores de avaliação estarão ligados ao método escolhido, mas é importante que eles também sejam definidos e mensurados com clareza.
Por fim, nunca se esqueça de dar um feedback para os colaboradores. Depois que o “ciclo” da avaliação de desempenho for concluído, converse particularmente com cada funcionário para realçar pontos positivos e alertar possíveis situações de melhoria, sempre oferecendo caminhos para o desenvolvimento do profissional.
Os principais métodos de avaliação de desempenho
Autoavaliação
Cada vez mais popular entre as empresas, a autoavaliação é um método em que os próprios funcionários analisam seu desempenho. Para isso, a empresa prepara um questionário com pontos que julgam ser importantes.
O ideal é que, depois da autoavaliação, o líder converse com o funcionário para entender se sua opinião está alinhada ao que a gestão pensa e que tipo de mudança pode ser tomada a partir do que foi identificado.
Avaliação 360º
Considerado um dos mais completos, nesse método todas as pessoas que estão envolvidas com o colaborador avaliado devem participar do processo.
Assim, são pessoas da rotina do profissional que irão dizer quais são os pontos fortes e fracos daquele funcionário, sempre seguindo um questionário preparado pela empresa. Ao fim do processo, é feita uma comparação entre as avaliações e, com mais de uma visão exposta, é possível ter um resultado mais completo a respeito do profissional
Escala Gráfica
Nesse método simples – porém ainda muito eficaz – cria-se uma planilha onde há uma lista de competências que a empresa julga ser importante (pontualidade, criatividade, colaboração, etc).
Para cada um desses itens, é atribuída uma nota de 1 a 5 (ou definida uma escalda de “péssimo” a “excelente”, por exemplo). Assim, é possível chegar a um “valor numérico” ao fim da avaliação e até fazer comparações entre os profissionais.
No entanto, é difícil tirar uma análise profunda desse método, por isso recomenda-se que ele seja usado em conjunto com algum outro método.
Avaliação por metas e resultados
Indicado para quem quer aplicar uma gestão por resultados, esse método usa números concretos para avaliar o desempenho do colaborador. Para isso, metas são definidas e a performance do funcionário é acompanhada pelo líder.
Por ser um método totalmente quantitativo, ele é mais seguro e assertivo que qualquer outro. Seu maior problema é que nem sempre gestores encontram maneiras de calcular numericamente a performance de cada colaborador.
No entanto, já existem ferramentas de gestão de tarefas e diversas tecnologias que conseguem quantificar as atividades executadas por um funcionário ao longo do tempo. Portanto, esse método tende a ser cada vez mais aplicado nas empresas.
Como a Novidá garante uma boa Avaliação de Desempenho?
A Novidá acredita que medir a performance dos colaboradores é essencial para otimizar processos dentro de uma empresa. Pensando nisso, desenvolvemos um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação de pessoas em suas rotinas de trabalho.
Dessa forma, o gestor tem informações precisas e confiáveis sobre sua operação, o que permite que ele calcule tempos e movimentos, acompanhe todas as atividades realizadas pelos colaboradores, verifique se as tarefas foram cumpridas conforme o planejado e tenha muito mais controle sobre os processos.
A Gerdau, por exemplo, utilizou nosso sistema para avaliação de desempenho e conseguiu um crescimento de 500% na aderência entre o realizado em relação ao planejado. Você pode baixar esse case de sucesso gratuitamente aqui!