blog

Saiba como identificar desperdícios e agir sobre eles

Saiba como identificar desperdícios e agir sobre eles

Existem algumas formas para identificar e eliminar os desperdícios presentes na maioria dos cenários do negócio seguindo o que é recomendado de acordo com a metodologia do Lean Manufacturing.

Vários setores da indústria, empresas de prestação de serviço, empresas de tecnologia e até colaboradores atuando no dia a dia podem aplicar os seus conceitos com a finalidade de obter os melhores resultados. 

Assim, aplicar algumas boas práticas e dicas interessantes relacionadas ao mundo corporativo pode fazer a diferença na hora de ter um ambiente mais eficiente e produtivo. Com a utilização da metodologia do Lean Manufacturing toda a empresa obtém os ganhos de performance e melhora a capacidade como um todo, sendo essencial saber como identificar estes desperdícios e a melhor forma de agir sobre eles. 

Quer saber mais sobre as formas de identificar estes desperdícios no seu negócio e a maneira correta de agir sobre eles com exemplos práticos? Continue acompanhando a nossa publicação e confira!

 

 

Aplicações práticas para identificar os desperdícios

Ter um bom entendimento de como identificar os desperdícios presentes no negócio é uma ótima forma de aplicar a metodologia do Lean Manufacturing e garantir bons resultados para a empresa. Existem ainda algumas soluções e ferramentas práticas que entregam uma melhor visualização dos processos, permitindo também efetuar uma análise detalhada do esforço necessário para sua execução.

A primeira dica para identificar o estado atual do negócio é aplicar um Mapa de Fluxo de Valor ou também conhecido pela sua sigla em inglês, VSM. Esta ferramenta permite identificar todos os processos e analisar qual atividade acrescenta ou não valor ao que é entregue para o seu cliente. Com isso, consegue-se identificar qualquer oportunidade de melhoria ou qualquer tipo de desperdício nas etapas do processo produtivo.

Um exemplo prático da aplicação deste tipo de ferramenta para identificar os desperdícios a partir da visão da metodologia do Lean Manufacturing é analisar um ambiente hospitalar. Pode parecer até um cenário distante, mas a eficiência, produtividade e segurança andam sempre juntas neste local.

Alguns conceitos complementares da metodologia como o mapa de fluxo de calor, o 5S, a gestão visual e o Kanban podem auxiliar um hospital a identificar pontos importantes, como:

  • Excessos de movimentação de pessoal especializado em algumas áreas do hospital;
  • Erros no inventário e no controle de estoque, com produtos em excesso ou comprados de forma desnecessária;
  • Dificuldade em estabelecer padrões nos processos e procedimentos;
  • Pacientes aguardando tratamento ou diagnóstico com um grande tempo de espera;
  • E até o retrabalho, com exames realizados de forma desnecessária ou duplicada devido a erros nos processos e nas solicitações.

Um outro ambiente importante que também demonstra o potencial de aplicação da metodologia do Lean Manufacturing e dos seus conceitos complementares é uma pequena rede de produção e distribuição de alimentos. Tópicos como o controle de estoque, inventário e movimentação descontrolada de pessoal podem impactar diretamente na produtividade e na eficiência do local.

 

 

Mais formas de identificar e eliminar os desperdícios da empresa

Outra forma importante de identificar e eliminar os diferentes tipos de desperdícios presentes em qualquer tipo de negócio pode ser percebido por meio da metodologia do A3. Fazendo parte dos conceitos e ferramentas complementares ao Lean Manufacturing, é uma ótima forma de captar ou contar a história da produção com uma visão única, como um retrato de uma linha de pensamento que conecta a causa e o efeito.

O A3 ainda pode ser utilizado para uma melhor tomada de decisão estratégica, visualizando o histórico de resolução de problemas de forma efetiva e até auxiliando na formulação de propostas de novos projetos e implementações. Ao evoluir nesse tipo de aplicação, pode-se criar um relatório do A3 para demonstrar a condição atual contendo pontos importantes como:

  • Os objetivos do negócio;
  • As metas;
  • A realização de algumas análises;
  • E o planejamento e acompanhamento de qualquer tipo de problema.

Com isso, obtém-se uma ótima forma de identificação e definição de ações para atuação nos desperdícios, promovendo a metodologia do Lean Manufacturing e incentivando um ambiente de melhoria contínua.

 

O Lean Manufacturing aplicado em diferentes áreas

A metodologia do Lean Manufacturing também pode estar presente em ambientes como um escritório ou no setor de tecnologia da informação, demonstrando o seu potencial de agregar valor nos mais diversos cenários. Estas variações são conhecidas como o Lean Office e o Lean IT e promovem uma melhor forma de manter o fluxo de informações além de levar ao entendimento e eliminação de desperdícios também para esse ambiente.

Um ponto importante é que ambos são sistemas de gestão voltados para os processos, onde o fluxo de valor está vinculado à informação ou ao conhecimento aplicado. Um exemplo prático desse tipo de aplicação pode ser percebido quando uma determinada empresa mapeia um dos seus processos de viés informacional:

  • Ao visualizar as atividades executadas, percebe-se que é informado ao cliente o estado atual da sua solicitação que está na etapa de implementação pelo time de desenvolvimento;
  • Um possível atraso reflete em uma falha na cadeia de informação e muitas vezes o cliente solicitava outra mudança ou característica sem receber confirmação ou aceite da anterior;
  • Assim, esse tipo de tratativa gerava uma insatisfação e impactava em pedidos duplicados, causando também um retrabalho devido à falta de comunicação entre o time de implementação e o cliente final;
  • Além disso, os custos dos processos que tem um viés informacional sobrecarregam outros processos produtivos do negócio, sendo que na maioria das vezes não são repassados ao cliente.

 

CTABlog_Desperdícios_PaulWurth

 

As diferentes formas de ação e aplicação do Lean Manufacturing

Após a análise do cenário da empresa, o processo informacional e os desperdícios envolvidos na execução de um processo podem ser traduzidos conforme a metodologia do Lean Manufacturing:

  • Um processo de trabalho que não é eficaz ou até um método eficiente que não é documentado da forma correta se transformam em desperdícios de movimentação;
  • Informações erradas já se relacionam com os defeitos e correções da metodologia utilizada, sendo essencial o auxílio de outros conceitos e ferramentas em conjunto;
  • E uma demanda de muitas assinaturas, aprovações ou autorizações pode ser traduzido como uma alta carga de processamento para a execução da tarefa.

Essas são ótimas formas de identificar os desperdícios em outros setores além da indústria ou manufatura, permitindo que os benefícios do Lean Manufacturing seja percebido sob outras óticas. Essa metodologia tem muitas vertentes nos mais diferentes cenários, sendo uma das características essenciais para o seu sucesso.

Com isso, um ponto importante é entender as aplicações reais, mapeando corretamente os processos para conseguir identificar e mapear os desperdícios. A eficiência e a produtividade do negócio são ganhos inerentes a esse tipo de análise, permitindo uma evolução constante e outras abordagens de melhoria contínua na organização.

 

 

A tecnologia é uma ótima forma de obter sucesso na identificação de desperdícios

Outra ótima forma de aplicar o Lean Manufacturing e obter bons resultados é utilizar soluções de tecnologia que se adequem ao negócio e consigam agregar valor para a tomada de decisão. A Novidá é o parceiro ideal para fornecer uma ferramenta de alta tecnologia e que permite uma melhoria contínua das operações junto a gestores e operadores. 

Com isso, consegue-se utilizar uma forma transparente e colaborativa e que viabiliza uma tomada de decisão muito mais assertiva para o aumento da produtividade e eficiência da empresa. O Lean Manufacturing pode ser aplicado nos mais diversos cenários para a identificação e solução de desperdícios, promovendo um ambiente muito mais eficiente, produtivo e com o foco na melhoria contínua dos seus processos.

 

Saiba mais! 

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de como a Novidá pode auxiliar o seu negócio na identificação dos desperdícios a partir do Lean Manufacturing!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil