Blog

Construção Civil: 5 Tecnologias e Inovações na área

Construção Civil: 5 Tecnologias e Inovações na área

Assim como qualquer outra empresa, uma construtora tem como grande objetivo aumentar a produtividade. Diante de um consumidor cada vez mais exigente e um mercado cada vez mais competitivo, o setor tem passado por grandes transformações nos últimos anos.

A tecnologia na Construção Civil tem ganhado espaço. Afinal, inovar é a única saída para ter processos mais eficientes e, consequentemente, produzir mais gastando menos recursos. É por isso que diversos aplicativos, softwares e plataformas específicas para o setor estão sendo desenvolvidas e já aplicadas.

 

A importância da tecnologia na Construção Civil

Conforme falamos, o principal objetivo de das construtoras com as novas tecnologias é o mesmo que qualquer outra empresa: melhorar os resultados. No ramo da construção civil, isso pode vir de diversas maneiras.

Isso porque o setor tem inúmeros desafios, que geram outros inúmeros desperdícios. É normal a área enfrentar problemas com prazos, gerenciamento de mão de obra e de recursos materiais, geração de resíduos, controle de qualidade, entre outros.  Qualquer tecnologia que otimize um desses processos será útil para reduzir custos e aumentar a eficiência da obra.

A verdade é que a construção civil está praticamente associada à tecnologia. Afinal, foram justamente novas soluções que permitiram a evolução da área, resultando em prédios mais altos, obras mais complexas e construções mais seguras. Ou seja, esse sempre será um tema muito forte no setor.

 

5 tecnologias da Construção Civil

1- Materiais Especiais

Uma grande saída para ter mais eficiência em uma obra está no uso de alguns materiais específicos que trazem mais economia, qualidade ou praticidade. Hoje existem até concretos inteligentes (que corrigem suas próprias rachaduras) e bioconcretos (que se autopreenchem com a ação de bactérias).

Além deles, também ajudam na eficiência materiais como argamassa projetada, lajes mistas, painéis de EPS, entre outras alternativas

 

2- Modelagem 3D

Por meio da modelagem 3D, designers e arquitetos conseguem criar um ambiente de realidade virtual, podendo incluir inclusive um passeio pelo ambiente e facilitando a apresentação do projeto para todos.

Os serviços de modelagem 3D também foram fundamentais para poupar tempo, já que quando os projetos eram desenhados a mão, cada alteração podia levar semanas para ser executada.

 

3- Drones

Os drones tem sido bastante utilizados em diferentes setores, como na indústria e na agricultura. No caso da construção civil, sua principal função é a de inspeção da obra. Por meio deles é possível ter uma visão diferenciada e completa de todo andamento da operação.

Dessa forma, as inspeções podem ser feitas mais constantemente, permitindo que eventuais correções sejam feitas antes de algum problema de fato ocorrer.

 

4- Softwares para Gestão

Diversos programas auxiliam na organização das tarefas que ocorrem em uma obra. Esses softwares reúnem informações como plantas atualizadas, tarefas de cada colaborador, registros fotográficos, etc.

Um sistema ERP também pode ser usado para organizar todos os dados da construção, além de analisar fluxo de caixa, organizar processos de compra, acompanhar diferentes canteiros de obra simultaneamente, dentre outras funcionalidades.

 

5- Sensores IoT

A Internet das Coisas também chegou na construção civil. Os wearables – aparelhos vestíveis – estão sendo usados para diferentes funções.

Por exemplo, relógios são utilizados para medir a frequência cardíaca e temperatura corporal dos trabalhadores, evitando acidentes e problemas de saúde. Já existem também aplicações de sensores em capacetes para monitorar impactos na cabeça dos trabalhadores.

Por fim a Internet das Coisas também pode ser utilizada para monitorar a movimentação dos colaboradores pela obra. Por meio do sensoriamento, o gestor pode acompanhar o andamento das tarefas e comprovar se os trabalhadores estão cumprindo as atividades delgadas a eles.

 

Como a Novidá atua na Construção Civil?

Em busca de trazer mais eficiência aos canteiros de obra, a Novidá desenvolveu uma solução de tracking de precisão de pessoas. Por meio de sensores e tags ou smartphones, monitoramos a movimentação de todos os colaboradores em uma construção.

Dessa forma, o gestor pode acompanhar a execução de tarefas de seus funcionários, receber alertas em caso de riscos, mensurar individualmente a performance de cada colaborador e ter inúmeros insights para otimizar a obra.

Já aplicamos nossa solução em empresas de diferentes ramos. Para entender melhor como funciona a tecnologia, você pode baixar nossos cases de sucesso gratuitamente aqui.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil