Blog

Contact Tracing – O que é Rastreamento de Contatos?

Contact Tracing – O que é Rastreamento de Contatos?

A pandemia do coronavírus transformou radicalmente a rotina de todo o planeta. No combate para superar essa crise, algumas estratégias como o isolamento social e a gestão remota estão sendo adotadas pelo setor público e privado.

O uso da tecnologia foi um dos principais trunfos para que países asiáticos apresentassem melhores índices de contenção da doença. Autoridades e organizações usaram o rastreamento de contatos para identificar as rotas de disseminação do coronavírus. Aos poucos, essa solução começa a ser adotada também no Brasil.

 

O que é rastreamento de contatos?

O Contact Tracing – ou rastreamento de contatos – é uma estratégia usada para combater infecções contagiosas. Para isso, a ideia é localizar pessoas infectadas e identificar todas as outras pessoas que tiveram contato com elas. Assim, fica mais fácil realizar testes, passar recomendações e tomar as medidas necessárias.

Essa não é uma tática nova, mas ela ganha um imenso potencial com o desenvolvimento de novas tecnologias. Antigamente, a única forma de aplica-la era questionando o paciente infectado sobre todos os lugares que ele frequentou e as pessoas com que teve contato. Porém, esse não era um método eficaz e dependia de critérios muito subjetivos.

Hoje em dia, o panorama é outro: todos estamos conectados 24h por dia, sempre com um celular no bolso. Assim, fica mais fácil criar mecanismos para identificar rotas individuais e fazer um rastreamento de contatos bem mais preciso.

Muitos países têm adotado aplicativos de rastreamento que alertam os usuários quando for identificado que um deles entrou em contato com algum infectado pelo coronavírus. Para isso, esses apps utilizam dados de geolocalização ou a emissão de sinais bluetooth, que conseguem se comunicar com dispositivos eletrônicos situados na proximidade.

A eficácia desse tipo de solução ainda é bastante discutida. Estima-se que pelo menos 60% da população precisa baixar o aplicativo para que ele realmente seja eficiente. Além disso, ainda há muitos debates sobre a segurança dos dados e a forma como o Estado capta e armazena os dados de localização de sua população.

Talvez, o contact tracing seja uma medida mais efetiva para controles mais específicos. Monitorar um país pode ser muito complicado, mas um bairro ou até mesmo uma empresa é muito mais viável. É por isso que o rastreamento de contatos começa a ser uma possibilidade real para organizações na tentativa de retomada da economia.

 

CTABlog_GestãoRemota

 

Contact Tracing nas empresas

Negócios de todos os segmentos sofreram impactos com o coronavírus. Aos poucos, as empresas estão buscando soluções para retomar as atividades. O grande desafio é garantir a saúde do colaborador e prevenir riscos, sem que isso signifique uma parada total das operações.

O contact tracing pode ser a grande saída nesse sentido. Quando você tem um ambiente controlado, os problemas com utilização dos dados e com a adesão das pessoas diminuem. Afinal, é possível criar políticas de uso obrigatório do smartphone e garantia da segurança das informações.

Como estamos falando de empresas (e não de países) também fica muito mais fácil sensorizar todo o local, o que vai garantir dados muito mais precisos e úteis para a tomada de decisões.

 

Como funciona o rastreamento de contatos da Novidá?

A Novidá é a principal empresa do país no ramo de geolocalização indoor. Uma de suas funcionalidades é justamente o rastreamento de contatos. Por meio da nossa solução, é possível identificar rapidamente quais colaboradores entraram em contato com possíveis infectados pelo coronavírus.

Usando smartphones, beacons e sensores, monitoramos a movimentação de funcionários em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, o gestor pode realizar o contact tracing facilmente, analisando toda a rota percorrida por um funcionário ao longo do tempo e visualizando outros possíveis colaboradores em risco. Ele ainda tem a possibilidade de receber alertas em tempo real quando houver alguma aglomeração de pessoas, o que também auxilia no combate a disseminação do vírus.

Conheça todas nossas soluções para combater a disseminação do Covid-19

Além disso, a plataforma da Novidá é uma grande aliada para a produtividade. Ao medir tempos e movimentos, é possível ter uma melhor avaliação de desempenho dos colaboradores, identificar gargalos, replanejar rotas e funções.

Empresas como Gerdau, FCA e Boticário já usaram nossa solução para gestão de equipes operacionais e tiveram ganhos expressivos. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como sua empresa pode garantir saúde e produtividade ao mesmo tempo!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil