Blog

Controle de Acesso: tecnologias e tudo que você precisa saber

Controle de Acesso: tecnologias e tudo que você precisa saber

Quem nunca se surpreendeu com personagens de filmes que destravavam portas por meio da leitura da íris ou usando apenas a digital? Ainda que esse tipo de tecnologia pareça futurista demais, ela está bem pertinho da gente e pode ser usada em diversos ambientes que necessitam controle de acesso sofisticado.

Para começar, caso você não saiba o que isso significa, entenda que controle de acesso nada mais é do que qualquer sistema ou equipamento que limita a entrada/saída de pessoas, carros e objetos de algum lugar.

Por meio desses mecanismos, o ambiente se torna mais seguro, garantindo a proteção de dados sigilosos, bens materiais e restringindo o acesso de não-autorizados, seja em empresas ou condomínios.

Ele pode ser feito por elementos físicos com a presença de seguranças, mas por meio de tecnologias, é possível obter uma série de benefícios, como:

– Respostas rápidas em eventos críticos

– Aumento da segurança

– Redução de custos com profissionais

– Acesso ágil de pessoas autorizadas

– Controle e registro do fluxo de pessoas

– Relatórios atualizados que colaboram com a gestão

 

Principais tecnologias para controle de acesso

 

Biometria

Um dos métodos mais sofisticados, a biometria só permite o acesso ao local daqueles cuja digital estiver cadastrada.

Por ser totalmente automatizada, dispensa o uso de sistemas adicionais e pode também aparecer como leitura biométrica da mão, sendo necessário posicionar toda a palma no sistema.

 

Cartões de acesso

Bastante utilizado por empresas, o cartão de acesso funciona como uma credencial do funcionário, que é liberado na catraca ao aproximá-lo do leitor.

Seu uso é ideal em ambientes que necessitam controlar o fluxo de pessoas e costuma ser bem conhecido, uma vez que a maioria das pessoas já entrou em algum ambiente utilizando um cartão de visitante.

 

RFID

E esse, você já ouviu falar? O RFID utiliza ondas de radiofrequência que leem tags, emissores de sinal. Por meio do acoplamento dessas tags em crachás, é possível liberar automaticamente as pessoas no local.

Para entender melhor, o exemplo do pedágio dos veículos cai como uma luva. As empresas que atuam com cancelas de abertura automática trabalham com uma etiqueta de RFID de alta frequência colada no carro. A antena fixada no portal lê essa tag quando o veículo se aproxima da cancela e faz a liberação de sua passagem.

 

Reconhecimento facial

Como o próprio nome diz, essa sofisticada tecnologia detecta as características do rosto de uma pessoa para liberá-la.

Por meio de algoritmos, o sistema consegue identificar o indivíduo tanto de longe quanto próximo da câmera de vigilância.

 

Identificação por senha

Essa tecnologia é bem simples e prática, pois necessita apenas de uma combinação de números e/ou letras para permitir o acesso.

É ideal para locais que não precisam de um nível alto de segurança, já que o segredo pode ser repassado para terceiros.

 

Leitura da íris

É ainda mais precisa que o reconhecimento facial, pois identifica características únicas em cada indivíduo.

Por conta disso, é extremamente segura e apresenta abaixo registro de falhas de leitura, podendo ser usada em locais de acesso restrito em áreas de organizações financeiras e governo.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Por meio da tecnologia, é possível otimizar processos, aumentar a segurança do local e reduzir significantemente custos.

Com a missão de ajudar as empresas a alcançar esses objetivos, a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor e outdoor de precisão, capaz de rastrear ativos, equipamentos e equipes.

Nosso software é ideal para quem deseja otimizar a gestão de pessoas e estar por dentro da movimentação de funcionários em tempo real, mas também consegue realizar o controle de acesso com precisão!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil