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A tecnologia como aliada para um controle de ponto eficiente

A tecnologia como aliada para um controle de ponto eficiente

O controle de ponto é uma ótima forma de analisar qualquer tipo de abstenção, o cumprimento de horários e até a produtividade dos colaboradores dentro de um ambiente corporativo. Assim, é vital entender no que consiste o processo comumente chamado de “bater o ponto” e quais os tipos de registro de horários de entrada e saída disponíveis no mercado.

A tecnologia é uma grande aliada na hora de realizar um controle de ponto efetivo e existem algumas situações e análises diferentes que devem ser levadas em conta ao escolher a melhor opção. A gestão de pausas e descansos também pode ser considerada um fator importante para garantir que a jornada está sendo cumprida dentro do esperado pelo negócio.

Quer saber mais dicas sobre a utilização da tecnologia para um controle de ponto efetivo no seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é o controle de ponto? 

Resumidamente, o controle de ponto é o ato de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores da empresa, anotando todos os horários que compõem um dia de trabalho normal. Assim, consegue-se garantir de forma segura que o funcionário cumpriu seus horários de forma correta, seguindo todos os pontos da lei trabalhista. Os registros comuns são:

  • A entrada ou o primeiro registro do dia, que indica que o colaborador chegou no local de trabalho e já iniciou o seu dia;
  • A pausa, sempre que for necessário algum tipo de pausa longa para uma refeição ou saída rápida do local de trabalho;
  • A volta da pausa, para o registro de que o colaborador está retomando a sua jornada;
  • E a saída ou o encerramento do dia de trabalho, o que finaliza a jornada e informa que as horas do dia foram cumpridas.

 

O controle de ponto e a CLT 

O controle de ponto é tão importante que está presente na Consolidação das Leis do Trabalho ou CLT, com as cláusulas e artigos específicos para as relações trabalhistas. A CLT também discorre que alguns cargos são liberados destas obrigações e, mesmo que o local não seja a sede da empresa, está previsto na lei o registro de ponto pelos colaboradores que atuam naquele lugar.

Outro ponto importante e que compõe o artigo 62 da CLT é distinção de cargos de confiança e colaboradores que trabalham em casa no regime conhecido como home office, que estão isentos do controle de ponto. Com isso, a empresa consegue ter informações sobre horas trabalhadas, horas extras e até faltas, além de computar corretamente possíveis adicionais e outros dados.

Já para o colaborador, este se torna uma ferramenta essencial na hora de manter um ambiente muito mais seguro em relação às horas de trabalho. Assim, assegura-se que os direitos serão cumpridos na sua totalidade, com um processo transparente nas informações permitindo inclusive uma consulta de forma simples caso seja necessário.

 

 

Quais os tipos de controle de ponto existentes?

A necessidade de controle de ponto dos colaboradores exige que seja estabelecido algum tipo de processo ou equipamento, principalmente para auxiliar o setor de recursos humanos e gestão de pessoas. Essas ferramentas não são novas e a estimativa é de que tenham surgido ainda no século XIX nos Estados Unidos, sendo adotadas no Brasil após a criação da CLT com a regulamentação da jornada diária de trabalho.

 

O controle de ponto manual

Este é o modelo mais básico de controle de ponto e é realizado em algum tipo de caderno, folha de registro ou até catálogo para que os colaboradores anotem os seus horários do dia de entrada, pausas e saída. Ele segue o que a lei determina mas é conhecido como um modelo menos seguro de registro pois a folha pode ser alterada, fraudada, rasurada ou pode ocorrer algum tipo de perda ou erro de arquivamento.

 

O controle de ponto mecânico

O ponto mecânico ou também conhecido como cartográfico foi a primeira evolução no registro de ponto, funcionando por meio de um cartão que o colaborador insere na máquina e esta carimba os horários. Isso impede algum tipo de alteração posterior entregando um pouco mais de segurança ao processo de registro.

Um ponto importante é que este método ainda necessita de um repasse das informações para o controle geral do setor, não sendo muito prático e ainda suscetível a algum tipo de erro operacional.

 

O controle de ponto eletrônico

Já o controle de ponto eletrônico chega com uma proposta diferente das duas anteriores e possui um registrador eletrônico de ponto ou REP, um aparelho que fica posicionado em algum local de fácil acesso na empresa para o registro de ponto. Este pode contar com meios de autenticação do funcionário, como:

  • A inserção de um cartão ou crachá de identificação;
  • A biometria de cada colaborador;
  • Ou uma senha específica por colaborador.

Este controle de ponto eletrônico ainda pode evoluir para um controle alternativo por meio de um software ou aplicação de tecnologia para registro automático dos horários de entrada, saída ou pausas. Podem ser utilizados tanto um computador quanto dispositivos móveis como um celular ou tablet e os dados já são armazenados diretamente no sistema da empresa, sem necessidade de nenhum repasse ou transmissão.

 

Qual a importância e os benefícios da adoção de um controle de ponto eficiente?

Além de um gerenciamento de pessoas realizado de forma melhor e mais eficiente, o controle de ponto também tem uma grande importância para toda a empresa. A primeira é poder acompanhar de perto a jornada dos colaboradores, tendo as informações necessárias para o registro da folha de ponto e visão geral do andamento da operação. 

Outro ponto importante é evitar processos trabalhistas, principalmente quando estes se referem a horas extras que foram trabalhadas e não foram pagas. Assim, esse tipo de controle poupa a empresa de receber qualquer tipo de judicialização e transmite ao ambiente organizacional um senso de justiça, com a preocupação da empresa em manter tudo de forma correta.

Além disso, uma gestão de ponto eficiente permite que a empresa consiga visualizar todos os seus indicadores relacionados as horas trabalhadas, assim como qualquer tipo de problema com atrasos ou faltas. Sem contar na redução de custos e erros operacionais com o processo de transmissão dos dados das folhas de ponto para algum tipo de software – isso pode ser realizado de forma simples e fácil ao utilizar alguma solução de tecnologia.

 

 

Como a Novidá pode auxiliar no processo de controle de ponto?

A Novidá possui uma plataforma de alta tecnologia e que agrega soluções de inteligência artificial, tracking de pessoas e internet das coisas para garantir uma tomada de decisão assertiva com base em dados de qualidade para gestores e operadores. Assim, trabalha de forma transparente e colaborativa para o aumento da produtividade e redução de desperdícios operacionais.

A sua plataforma pode atuar diretamente no auxílio ao setor de recursos humanos e gestão de pessoas ao promover mais qualidade no controle de ponto e registros de horário. O case de sucesso da Solvay demonstra esta aplicação, onde a tecnologia da Novidá auxiliou no controle das pausas, evitando processos trabalhistas. Saiba um pouco mais baixando o material completo aqui.

 

 

Outra atuação muito importante da plataforma Novidá é na capacidade de monitoramento dos colaboradores pelo ambiente corporativo, sabendo quais frequentaram algum tipo de área de risco ou de insalubridade. Além disso, podem contar com alertas para locais indevidos e até uma análise individual sobre os fatores de risco de cada colaborador.

 

Saiba mais! 

Um controle de ponto eficiente pode fazer a diferença na hora de manter um ambiente de trabalho saudável e que garanta o respeito às leis trabalhistas. Assim, pode-se otimizar ainda mais o controle de dados organizacionais e, ao aplicar soluções inovadoras de tecnologia, aumenta-se a capacidade de análise das informações operacionais.

A Novidá é a parceira ideal para que o seu negócio tenha uma supervisão ativa, com melhoria contínua e preocupação com os indicadores de eficiência e produtividade. Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

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