Novo A atenção às Equipes Operacionais na redução de desperdícios
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

A atenção às Equipes Operacionais na redução de desperdícios

A atenção às Equipes Operacionais na redução de desperdícios

desperdícios

Um ponto importante na aplicação da filosofia Lean para a redução dos desperdícios é a atenção às equipes operacionais e como estas irão perceber as mudanças no seu dia a dia de trabalho. Com a evolução da tecnologia e dos conceitos de indústria 4.0, o corpo de gestão deve entender como um indivíduo cada vez mais conectado irá utilizar esta tecnologia em prol da melhoria contínua, permitindo os benefícios diretos desta adoção.

O contexto da própria operação também sofre uma mudança com mais indicadores em tempo real do andamento da produtividade e uma visão geral sobre a eficiência das equipes operacionais. Ótimos exemplos são os índices de ociosidade de colaboradores e os tempos de parada de máquina que podem ser calculados mais rapidamente com uma convergência entre os dados dos equipamentos, dos colaboradores e um processamento em tempo real.

Quer saber mais sobre o panorama de desperdícios entre as equipes operacionais e a aplicação da filosofia do Lean Manufacturing? Continue acompanhando a nossa publicação!

 

 

A aplicação da tecnologia para a melhoria contínua e redução de desperdício pelas equipes operacionais

A filosofia do Lean Manufacturing reforça a atuação de todos na busca pela melhoria contínua, utilizando ou não ferramentas para auxiliar neste tipo de processo. Assim, é vital que as equipes operacionais estejam alinhadas com a cultura organizacional em prol deste tipo de pensamento, permitindo a ação em conjunto com o corpo gerencial.

E a aplicação da tecnologia é uma das melhores formas para garantir a eficiência das equipes operacionais, permitindo uma redução dos desperdícios. Um ótimo exemplo é um colaborador que passa a utilizar de um smartphone ou dispositivo digital e móvel de trabalho para visualizar e planejar a sua rotina de atividades e tarefas.

Com isso, seu planejamento passa a conter informações de forma muito mais facilitada, melhorando também o tempo de resposta para eventuais mudança de planos ou prioridades. E isso impacta inclusive na alimentação dos painéis gerenciais, garantindo que os dados cheguem de forma correta e com qualidade.

 

desperdícios

 

A aplicação da tecnologia para melhoria da produtividade e eficiência da operação

A excelência na linha de produção é um dos impactos positivos da aplicação dos conceitos de indústria 4.0 e a transformação digital é a melhor forma de entregar mais valor para manufatura. Existem algumas melhorias importantes, como:

  • Uma redução no consumo de recursos básicos como energia elétrica ao melhorar o design e engenharia com um mapeamento e identificação dos desperdícios no processo;
  • Aumento da produtividade com a automatização do trabalho repetitivo, permitindo que a força de trabalho tenha um foco maior em tarefas que realmente agreguem valor ao negócio;
  • Redução no tempo de parada de máquina com um mapeamento inteligente da posição e características de cada colaborador, além de informações prévias sobre o tipo de problema de forma autônoma;
  • Redução no tempo de entrega dos produtos ao mercado ou também conhecido como Time-to-Market ao realizar uma análise mais rápida dos dados do negócio e entendendo melhor qualquer tipo de flutuação de demanda;
  • Aumento da eficiência de setores como a logística, compras e estoque. Assim, consegue-se uma produção puxada pela demanda do cliente, seguindo a filosofia do Lean Manufacturing;
  • Redução de custos com o retrabalho e possíveis correções de falha nos processos de verificação da qualidade do produto, fazendo com que a excelência se torne padrão no ambiente industrial.

Assim, as equipes operacionais conseguem se beneficiar como um todo da evolução do negócio e da melhoria contínua dos processos industriais. Outro ponto importante é incentivar a mudança de cultura organizacional, atuando como um vetor de desenvolvimento do pensamento Lean Manufacturing em prol da redução dos desperdícios.

 

desperdícios

 

Exemplos práticos de aplicações de tecnologia para redução de desperdícios nas equipes operacionais

Uma ótima forma de visualizar o potencial de evolução dos indicadores do negócio é a partir da implementação da tecnologia e da mudança da cultura organizacional com o Lean Manufacturing. A jornada para transformação digital é vital para a empresa continuar no seu caminho de evolução nos processos e na redução de desperdícios.

Alguns exemplos práticos demonstram a importância de identificar, entender e eliminar possíveis desperdícios que gastam os recursos da empresa e atrasam os indicadores de produtividade do negócio. Um ótimo exemplo da união entre a aplicação da tecnologia, aumento da eficiência das equipes operacionais e otimização de resultados é quando ocorre algum tipo de parada de máquina ou falha no equipamento que interrompe a produção.

Esta falha pode ser percebida por um colaborador que está realizando a sua rota interna para verificação e configurações de start de máquina, essenciais para o andamento da operação. Após alinhar com o seu time gerencial, incluiu este equipamento na sua lista de verificações e percebeu uma manutenção corretiva que já deveria ter sido realizada.

E aqui é um ponto onde a tecnologia já poderia ter auxiliado neste sentido, com sensores entendendo o padrão anterior à falha e fornecendo informações importantes ao time de manutenção. Outro ponto relevante é o sistema que gerencia as atividades já sendo capaz de identificar o melhor colaborador de acordo com as suas características de trabalho e posicionamento no local, sugerindo possíveis peças e as ferramentas para a execução do serviço. 

 

A tecnologia como principal aliada das equipes operacionais para a identificação e solução de desperdícios

Indo além na aplicação da tecnologia, mais um ótimo exemplo seria um sensor para detecção de vibrações ou oscilações de produção que estivessem fora do padrão do maquinário da empresa. Assim, este cenário já poderia ser mapeado previamente com uma análise avançada dos dados obtidos e uma simulação de resultados com base nestes dados, entendendo o real estado da máquina e auxiliando na identificação do defeito.

Essa análise do tipo de erro pode ser feita com base na caracterização de defeitos previamente mapeados, auxiliando diretamente na detecção de padrões da máquina ou equipamento. E as equipes operacionais podem ajudar nos dois sentidos, como:

  • Na informação e auxílio da detecção dos padrões, servindo de insumo e apoio para a evolução dos modelos de análise avançada;
  • Recebendo os dados em tempo real da análise de algum defeito que está ocorrendo na linha de produção e atuando de forma muito mais assertiva.

Outro ponto importante é no próprio dado em si ou na análise da informação que está sendo disponibilizada para o corpo gerencial e que influencia diretamente na tomada de decisão. Estes dados são considerados como muito mais confiáveis permitindo uma alocação correta das equipes operacionais.

Indicadores como o tempo total de mão de obra alocada para realizar uma tarefa (ou também conhecido como Wrench Time) são calculados com base em números reais. Esta é uma ótima forma de visualizar a importância da aplicação da tecnologia no auxílio aos times operacionais, permitindo inclusive ainda mais benefícios com outras vertentes da sua utilização.

 

 

Saiba mais! 

A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio ao alinhar alta tecnologia, a internet das coisas e a inteligência artificial numa plataforma que permite a melhoria contínua da produção, junto com gestores e operadores. Tudo isso de forma transparente e colaborativa, impactando diretamente na tomada das decisões estratégicas de forma assertiva, no aumento da produtividade e redução de desperdícios.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e conheça mais sobre a plataforma para melhoria contínua da empresa. Conheça os nossos cases de sucesso e veja como a Novidá já atua com excelência juntamente com outras empresas e parceiros.

 

voltar ao topo
× Vamos falar?