blog

Os Desperdícios na era das Operações 4.0

Os Desperdícios na era das Operações 4.0

O avanço da tecnologia e o surgimento de soluções inovadoras permitem que uma nova onda completa de ganhos operacionais seja percebida também num panorama industrial. As aplicações se tornam mais eficientes e conseguem entregar melhores resultados, otimizando a tomada de decisões estratégicas e a visão geral do negócio.

A indústria 4.0 é uma ótima forma de demonstrar que a tecnologia tem tudo para transformar o ambiente industrial, priorizando soluções que automatizam e otimizam tarefas rotineiras. O ambiente como um todo se torna mais conectado, permitindo que a informação esteja disponível para o negócio e consiga fluir melhor pelos diferentes setores da empresa.

Isso permite também que os desperdícios sejam identificados, visualizando possíveis atrasos e até gargalos no processo de forma mais rápida e ágil. A Internet das Coisas também está presente neste entendimento de Operações 4.0, fazendo com que as máquinas, pessoas e equipamentos da linha de produção troquem informações entre si em vários sentidos.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre os desperdícios na era das Operações 4.0!

 

 

As tecnologias que estão presentes na Operação 4.0  

 

Já imaginou um cenário onde uma máquina tem sensores espalhados pela sua estrutura e consegue tanto identificar qualquer tipo de anomalia na sua operação quanto consegue quantificar os números da sua produção? E tudo isso sem necessitar de uma atuação humana direta, nem da execução de verificações ou preenchimento de relatórios a mão?

E mais: caso a máquina precise de uma atuação presencial de correção envie um aviso direto ao time de manutenção, já agendando a execução do serviço e informando quais as peças necessárias?

Todos esses questionamentos podem parecer ficção científica mas não são – já são realidade quando começamos a entender os impactos positivos da Quarta Revolução Industrial. Também conhecida como Indústria 4.0 ou até Operação 4.0, esta nova forma de aplicar a tecnologia num panorama de produção permite que novas soluções sejam desenvolvidas para facilitar ainda mais o dia a dia na empresa.

 

Quatro áreas básicas que aplicam os conceitos da Indústria 4.0

 

A primeira área básica que se pode destacar é a de dados, que integra o poder computacional, a conectividade do ambiente industrial e a fluidez das informações pelo negócio. Ótimos exemplos de aplicações aqui podem ser a utilização de diferentes tipos de sensores, computação em nuvem e até a internet das coisas.

Mais uma área importante é a de identificação, aplicações e melhorias na interação e integração entre humanos e máquinas. Os ambientes virtuais são ótimos exemplos, levando o espaço físico para o digital e permitindo assim melhores simulações e ensaios que promovem um bom entendimento de possíveis impactos.

Outra área importante é a de análise de dados avançados e inteligência artificial, que consegue oferecer uma automatização do trabalho e identificação de padrões para a tomada de decisão. Algoritmos avançados também podem ser aplicados para oferecer ainda mais ganhos de eficiência e otimização.

A quarta área é a de métodos avançados para fabricação que conta com soluções como a impressão 3D e a utilização de energia renovável juntamente com soluções tecnológicas inovadoras.

 

 

Os desperdícios na era das Operações 4.0

 

Alguns exemplos práticos podem demonstrar como diversas aplicações da indústria 4.0 têm uma grande importância para a linha de produção, principalmente quando aliada aos conceitos da metodologia do Lean Manufacturing. Um ótimo exemplo é justamente no caso de qualquer tipo de parada de máquina ou detecção de possíveis falhas.

Além da própria máquina poder se conectar com uma central e trocar informações sobre o seu estado atual de funcionamento, os seus dados de produtividade podem ser analisados. Ao identificar variáveis relacionadas às peças e integrando com mais informações de sensores específicos, consegue até construir um modelo de previsão de defeitos.

Este identifica a melhor hora para realizar um reparo ou troca de peça fazendo com que a máquina entregue a sua máxima produtividade e não sofra nenhum tipo de defeito. Assim, consegue-se reduzir um grande desperdício dentro de uma linha de produção, que é a do tempo de parada de máquina e o tempo decorrido até que o defeito seja identificado e corrigido pelo time responsável. 

 

 

Métodos avançados também podem ser utilizados para identificação de desperdícios

 

Mais uma aplicação importante para a Indústria 4.0 e que possui um foco para a eliminação de desperdícios é a própria virtualização e a utilização da realidade aumentada. Assim, qualquer mudança na linha de produção ou até um estudo sobre alterações no layout da planta de fabricação pode ser simulado e estudado, inclusive com medições de impacto e identificação de qualquer tipo de gargalo.

A Internet das Coisas também permite que as aplicações da Indústria 4.0 ganhe ainda mais soluções com uma integração e convergência de diferentes tecnologias e dispositivos. A troca constante de informações entre as máquinas, equipamentos e até os sistemas gerenciais é uma ótima forma de alinhar os conceitos do Lean Manufacturing com otimização dos recursos e eliminação de possíveis desperdícios.

A energia sustentável também pode ser considerada como uma aplicação de um método avançado que utiliza a tecnologia e garante uma otimização na utilização dos recursos da empresa. Uma planta de produção pode instalar um sistema de geração fotovoltaica, contando inclusive com uma solução para armazenamento e distribuição em horários de pico.

Este dimensionamento é ideal para a empresa otimizar o consumo de energia elétrica em horários que o valor cobrado pode ser maior, dependendo da demanda da concessionária. E mais, ainda é possível alinhar a geração de energia fotovoltaica em larga escala, promovendo a empresa como um fornecedor de energia elétrica para a concessionária local e garantindo redução nos custos com eletricidade.

 

 

A indústria 4.0 promovendo muito mais inteligência para o setor

 

Os conceitos e aplicações da Indústria 4.0 prometem revolucionar o panorama do setor ao alinhar a tecnologia, métodos inovadores e soluções que entreguem ainda mais eficiência para o negócio. E um ponto importante é a capacidade de alinhar a inteligência e as análises avançadas em diferentes pontos do sistema da empresa.

A automatização permite que um processo repetitivo ou que não exija uma alta carga de abstração como o preenchimento de um relatório ou até uma solicitação de compra seja realizado sem a interação humana. Assim, a força de trabalho é liberada para tarefas mais complexas, que irão de fato agregar valor ao negócio.

Outro ponto importante é a capacidade destas soluções evoluírem ainda mais com o tempo, buscando sempre o pilar tão importante do Lean Manufacturing que é a melhoria contínua. Esta preocupação é essencial para se manter a qualidade na linha de produção, com as análises avançadas e a tecnologia servindo de vetor para a identificação de desperdícios. 

 

A Novidá pode auxiliar o seu negócio!

 

A Novidá possui a tecnologia necessária para que o seu negócio consiga evoluir com o sucesso e a saúde financeira ideais para garantir bons indicadores de crescimento. Ao combinar a Internet das Coisas, um tracking de precisão e a inteligência artificial numa única plataforma, consegue transformar o trabalho operacional da sua empresa. 

Assim, ao gerar relatórios automáticos com dados confiáveis e sem a interferência humana, entrega muito mais eficiência e otimiza o trabalho de gestão operacional do seu negócio. A liderança consegue ter uma visão geral dos seus colaboradores, do andamento do serviço e em como está o dia a dia de execução de atividades.

 

 

Saiba mais! 

 

Pensar a tecnologia e a aplicação de soluções inovadoras é uma ótima forma de reduzir os desperdícios na era das Operações 4.0. Estar preparado para a utilização destes conceitos e para a transformação digital do seu negócio é uma ótima forma de garantir os melhores indicadores e o melhor desempenho para a sua produção.

Continue acompanhando as publicações no blog da Novidá e fique por dentro das nossas dicas!

 

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil