Novo A identificação de desperdícios sob a ótica do Lean
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

A identificação de desperdícios sob a ótica do Lean

A identificação de desperdícios sob a ótica do Lean

desperdícios

O Lean Manufacturing é uma metodologia que proporciona muito mais eficiência ao ambiente que está sendo aplicada uma vez que busca a identificação e redução contínua dos desperdícios. A própria tradução do termo em inglês já demonstra a sua preocupação com esse tipo de mentalidade, sendo no português entendido como Manufatura Enxuta.

Os gargalos produtivos diminuem a produtividade do negócio e fazem com que recursos valiosos sejam direcionados para atividades, processos ou tarefas que não agreguem valor ao produto final. Entender os desperdícios sob a ótica do Lean Manufacturing é uma ótima forma de promover esta melhoria contínua, auxiliando no aumento da eficiência e permitindo uma mudança da cultura organizacional em prol desta metodologia.

Continue acompanhando a nossa publicação e entenda um pouco mais sobre os desperdícios e o Lean Manufacturing!

 

 

O Lean Manufacturing

 

Os conceitos por trás da metodologia Lean Manufacturing surgiram no Japão na década de 50, nas linhas de produção das fábricas japonesas perante um cenário de pós guerra. Diante disso, o país lutava para entregar os materiais necessários para a sua reconstrução e estas empresas e indústrias tinham de lidar com o problema da falta de insumo, matéria prima, logística e até a otimização do espaço físico.

A Toyota se destacou com o seu sistema de produção, mesmo antes do termo Lean Manufacturing ter sido aplicado para esse novo tipo de visão. O Sistema Toyota de Produção tem como ponto principal a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua dos processos, buscando um objetivo – agregar valor ao produto final e ao seu cliente final.

 

Princípios e conceitos do Lean Manufacturing

 

A própria evolução da metodologia e a aplicação nos mais variados cenários e setores proporcionou que algumas variações dos pontos principais surgissem, principalmente na adequação aos diferentes ambientes. Alguns conceitos e princípios podem ser citados, como:

 

desperdícios

 

Entendendo os desperdícios sob a ótica da metodologia Lean Manufacturing

 

Entender o desperdício por meio da ótica do Lean Manufacturing é uma ótima forma de identificar esse tipo de problema no seu negócio, além de auxiliar no processo de melhoria contínua. Um ótimo exemplo dos desperdícios presentes numa planta industrial seria o excesso de produção ou mesmo a produção sem uma demanda específica.

Este tipo de desperdício impacta diretamente o estoque que precisa de mais espaço físico e gasta tempo no controle e gerenciamento dos produtos que estão ali presentes. E mesmo sendo entendido como um ativo de valor, pode esconder custos desnecessários e até fazer com o que foi produzido se torne obsoleto ou precise ainda de um retrabalho devido a deterioração acelerada.

 

Os desperdícios presentes em outros locais da linha de produção

 

Outros locais da linha de produção podem esconder mais desperdícios que são detectados quando a metodologia do Lean Manufacturing é aplicada de forma satisfatória. Assim, permite agregar muito mais eficiência ao identificar os gargalos produtivos.

Mais um dos desperdícios presentes na linha de produção é a espera ou o ato de aguardar a finalização da execução de alguma atividade, processo ou até uma autorização. Um operador parado que aguarda a execução de alguma etapa anterior na linha de produção para iniciar a sua atividade pode sim ser visualizado como perda de dinheiro.

Este indicador demonstra inclusive um gargalo operacional que é o desbalanceamento entre as diferentes etapas da operação, mostrando que a mão de obra está alocada de forma errada. Outro ponto importante é entender qual é o indicador de produtividade de cada uma destas etapas, podendo inclusive ser visualizado por operador.

Um colaborador que trabalha no setor de manutenção pode ter a sua produtividade medida a partir de um monitoramento em tempo real, inclusive definindo as melhores atividades de acordo com o seu perfil. O tempo de execução de cada atividade pode ser calculado, demonstrando qualquer tipo de atraso devido à demora na entrega de uma peça ou ferramenta que não foi mapeada anteriormente.

 

desperdícios

 

O transporte e a logística podem esconder gargalos produtivos

 

O transporte e a movimentação dos recursos pela linha de produção sem uma real necessidade para tal é sim considerado como mais um dos desperdícios a partir da metodologia Lean Manufacturing. Uma matéria prima não deve estar num local próximo de onde será utilizada sem que haja uma real necessidade de segurança para tal medida.

Outro exemplo importante para a identificação dos desperdícios pode ir além da linha de produção em si, com um colaborador do time de processos administrativos do negócio. Este não deve sair do seu posto de trabalho para buscar uma informação essencial para a geração de algum relatório ou documento. A informação deve estar disponível e acessível para este colaborador, utilizando a tecnologia e a disponibilidade de dados de forma eficiente para a empresa.

 

desperdícios

 

Saiba mais! 

 

A identificação de desperdícios por meio da ótica do Lean Manufacturing é uma ótima forma de entregar mais produtividade ao negócio, permitindo muito mais eficiência operacional. A competitividade da empresa e a satisfação do cliente final também são pontos importantes que a metodologia entrega ao apoiar a melhoria contínua e a excelência na execução dos processos e das atividades.

Continue acompanhando as publicações no blog da Novidá e conheça mais dicas sobre a metodologia Lean Manufacturing, a identificação e a eliminação dos desperdícios no seu negócio.

 

voltar ao topo
× Vamos falar?