Novo Diagrama de Dispersão: O que é e como criar?
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Diagrama de Dispersão: O que é e como criar?

Diagrama de Dispersão: O que é e como criar?

Nunca os dados foram tão importantes para o mundo dos negócios que nem são hoje. As empresas não podem mais se darem ao luxo de ignorar o big data e tomar decisões baseadas em intuições.

Mas além de coletar uma infinidade de dados (o que é cada vez mais viável com a Indústria 4.0), é preciso ter inteligência para analisar essas informações e relacionar ideias para criar uma estratégia.

É nesse sentido que o Diagrama de Dispersão pode trazer ótimos frutos. Usando essa ferramenta, fica mais fácil entender quais são as possíveis relações e implicações entre diferentes variáveis, permitindo ter mais clareza sobre o que acontece na organização.

 

O que é Diagrama de Dispersão?

O Diagrama de Dispersão é uma ferramenta de qualidade representada em forma gráfica para analisar a relação entre duas variáveis quantitativas.

Para isso, deve-se traçar um gráfico em que o eixo X represente a causa e o Y o efeito. Dessa forma, você conseguirá avaliar se o comportamento de uma variável interfere na outra.

Assim, você terá um gráfico mais ou menos assim:

Tipos de correlações

Depois de criar um diagrama de dispersão, é possível identificar as seguintes correlações:

 

Positiva

Se os pontos criados no diagrama formarem uma linha crescente, temos uma correlação positiva. Isso significa que, se uma variável aumentar, consequentemente a outra variável também irá crescer.

Por exemplo, você pode colocar no eixo X o número de horas aplicadas em um determinado treinamento e, no Y o resultado que você espera com esse treinamento (produtividade, por exemplo). Espera-se que, com o aumento no número de horas de treinamento, também suba o nível de produtividade da empresa. Com o diagrama de dispersão, você consegue garantir essa correlação.

 

Negativa

Por outro lado, se os pontos do diagrama indicarem uma tendência decrescente, isso significa que o aumento da variável do eixo X gera uma queda na variável do eixo Y.

Por exemplo, imagine que você vem investindo ao longo dos últimos meses em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Espera-se que, quanto maior for o investimento em EPIs, menor o número de acidentes, certo? Para checar se isso realmente está acontecendo na prática, você pode usar o diagrama de dispersão.

 

Nula

É possível que os pontos fiquem muito dispersos ao longo do gráfico, o que torna impossível traçar uma linha de tendência. Nesse caso, isso significa que a variável do eixo X não tem grande correlação com a variável do eixo Y.

Por exemplo, imagine que você colocou a “idade” como variável no eixo horizontal e “produtividade” no eixo vertical. Se você tem um time com bons colaboradores jovens e mais velhos, os pontos do gráfico serão dispersos. Assim, você não conseguirá traçar uma correlação entre idade e desempenho individual.

 

A importância do Diagrama de Dispersão

Mas afinal, para que utilizar o diagrama de dispersão na empresa? Como falamos, as decisões de gestores precisam ser baseadas em dados. A chance de tomar decisões mais assertivas é muito maior quando você tem informações reais para balizar essas estratégias.

O lado bom é que hoje já temos tecnologias para capturar uma infinidade de dados. Praticamente tudo pode ser mensurado e documentado, o que cria a possibilidade de fazer um mapeamento de processos completo e gerar inúmeras oportunidades de análise.

Cabe ao gestor identificar quais são os fatores dentro de uma operação que estão correlacionados. Um alto lead time, por exemplo, pode estar relacionado ao número de paradas na linha de produção. Assim, com o gráfico de dispersão, você consegue comprovar se o aumento do lead time foi realmente acompanhado pelo aumento no número de paradas.

 

 

Como a Novidá auxilia na criação do Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão é uma excelente ferramenta para entender melhor os processos da sua operação e como as variáveis do seu negócio estão relacionadas. No entanto, uma das partes mais difíceis de aplica-lo é a coleta de dados reais sobre seu negócio.

Se você não tem informações para dar um “input” no diagrama de dispersão, você não conseguirá utilizá-lo. Nesse sentido, a Novidá pode trazer grandes benefícios na gestão da sua empresa.

Desenvolvemos uma solução de geolocalização que monitora a movimentação de colaboradores durante sua jornada produtiva. Dessa forma, o gestor tem a localização de cada funcionário em histórico e tempo real.

Em uma plataforma web, o gestor visualiza tempos e movimentos, identifica rotas percorridas, encontra gargalos na operação e faz uma melhor avaliação de desempenho. Dessa forma, ele ganha inúmeros dados para trabalhar no diagrama de dispersão.

Empresas como Gerdau, FCA, Renault e outras já testaram nossa solução e melhoraram a gestão de suas equipes operacionais usando a plataforma da Novidá. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como sua empresa também pode se beneficiar!

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo