Blog

Diagrama de Espaguete: Aplicando no seu negócio

Diagrama de Espaguete: Aplicando no seu negócio

Diante de um mercado competitivo e do avanço da tecnologia, empresas de todos os setores estão procurando formas de aumentar a eficiência, otimizar processos e reduzir desperdícios.

Um dos caminhos encontrados para isso está na melhoria do fluxo de pessoas, materiais e equipamentos dentro de grandes empresas. O Diagrama de Espaguete surgiu justamente para trazer ganhos de performance nesse sentido.

 

 

O que é Diagrama de Espaguete?

Trata-se de uma ferramenta visual que faz parte do Lean Manufacturing, metodologia para evitar desperdícios na indústria. Basicamente, ele consiste em uma espécie de mapa com a planta do local em formato A3. Uma linha contínua é desenhada para indicar o caminho percorrido por um objeto, equipamento ou pessoa durante a realização de algum processo.

Como geralmente há várias idas e vindas de um mesmo ponto, as linhas ficam emaranhadas e daí que surge o nome de “espaguete”.

O objetivo do diagrama é ter um melhor entendimento sobre o fluxo de pessoas ou ativos dentro da planta. Por meio dele, é possível visualizar de forma mais clara como o layout industrial é moldado e identificar onde há perdas com a estrutura atual.

Além disso, é possível medir a própria eficiência, em termos de movimentação, daquele processo. Quanto maior o número de linhas traçadas, mais tempo se perde e, por consequência, maior é o desperdício da operação.

Ao reduzir a distância percorrida por um funcionário dentro da planta, existe um melhor aproveitamento da hora desse profissional, por isso o Diagrama de Espaguete traz oportunidades de otimização de processos.

 

 

Como elaborar um Diagrama de Espaguete?

É hora de colocar a mão na massa! Como já falamos, o que você precisa fazer, basicamente, é traçar um mapa com os caminhos percorridos por ativos ou colaboradores.

Porém, é importante seguir alguns critérios para que o diagrama não fique confuso e análise seja mais proveitosa.

Decida qual processo será mapeado. Não adianta querer fazer um mapeamento de processos completo: se você quiser visualizar a movimentação de vários processos ao mesmo tempo em um único diagrama, certamente terá problemas. Aproveite para priorizar processos que você já imagine que precisem de otimizações.

Faça o desenho da planta. Não precisa ser nada complexo, mas é importante fazer o desenho mantendo as características atuais do layout, de preferência em um formato A3.

Desenhe o trajeto percorrido. Trace uma linha de forma contínua indicando todo o trajeto percorrido pelo funcionário, equipamento ou ativo. Defina as distâncias percorridas e o tempo gasto em cada rota. Se precisar, utilize mais de uma cor para representar diferentes caminhos.

Analise o diagrama. Com o auxílio da equipe, estude os movimentos desenhados, identifique rotas desnecessárias, e avalie tempos e movimentos já colhidos.

Faça mudanças. A partir dos insights levantados, reestruture o layout da sua empresa, defina novas rotas e crie propostas para otimizar a rotina dos trabalhadores. Lembre-se de refazer todo o passo-a-passo com certa frequência, afinal, os processos estão sempre se modificando.

O resultado é algo desse tipo:

 

 

Como a Novidá automatiza o Diagrama de Espaguete

A Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização de precisão que torna o trabalho do Diagrama de Espaguete muito mais simples. Por meio de beacons ou smartphones, monitoramos a movimentação de pessoas ou equipamentos dentro do ambiente de trabalho.

Dessa forma, o gestor pode acompanhar todas as rotas percorridas, medir tempos de execução, visualizar um mapa de calor do seu negócio, localizar funcionários em tempo real e muito mais.

De forma automatizada, é possível visualizar tudo que acontece na operação, ficando muito mais fácil para identificar possíveis gargalos e tomar decisões que otimizem processos.

Quer entender melhor como a Novidá pode atuar para trazer informações ainda mais relevantes do que o Diagrama de Espaguete? Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil