Vivemos uma época de grandes transformações em praticamente todos os setores. O avanço da tecnologia deixou o mercado muito mais volátil e competitivo. Nesse cenário, as empresas precisam procurar formas para vender mais e superar a concorrência. A solução pode estar justamente na eficiência operacional.
O que é eficiência operacional?
Trata-se de um conceito que vale para qualquer negócio, mesmo aqueles que já estão bem financeiramente. Buscar eficiência operacional significa avaliar todas as atividades desempenhadas pela empresa para encontrar maneiras de desenvolver o produto final de forma mais econômica, sem que isso prejudique a qualidade do serviço/produto.
De forma simplificada, o objetivo aqui é gastar menos e vender mais sem piorar a qualidade do serviço. É aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para atingir o crescimento.
E quando falamos de recursos, não estamos nos referindo apenas a dinheiro: pessoas, equipamentos, materiais, tempo e o próprio trabalho desenvolvido são itens que podem ser otimizados em busca de maior eficiência.
Como buscar eficiência operacional?
Até agora você já entendeu a importância de melhorar a eficiência operacional e já deve ter percebido que existem diferentes caminhos para trilhar, certo? Mas como colocar tudo isso em prática? Existem três passos principais:
Faça um mapeamento de processos
Existem diversas metodologias de mapeamento de processos que você pode utilizar para desenhar como são as atividades da sua empresa. Todas têm o mesmo objetivo: colocar no papel como funcionam seus processos para ficar mais fácil de identificar possíveis gargalos.
Essa etapa é fundamental como ponto de partida, afinal, se você deseja melhorar seus processos, o primeiro passo é ter organização e uma metodologia definida para isso.
Reestruture os processos de diferentes formas
Faça testes constantes e tente melhorar a eficiência de diferentes formas.
Por exemplo, se estamos falando do processo de compras, a oportunidade de melhoria pode estar diretamente relacionada ao custo: procure bons fornecedores que ofereçam preços mais baixos ou tente negociar com os atuais.
Em outro processo, como a produção no chão de fábrica, por exemplo, a saída pode estar na economia de tempo. Tecnologias podem ajudar seu funcionário a realizar tarefas mais rápido e ter mais tempo para outras atividades.
Ou seja, são inúmeros processos e inúmeras formas de abordá-los em busca de maior eficiência. Faça testes, não tenha medo de arriscar e fugir do convencional. O importante é nunca aceitar que você já atingiu o seu limite!
Mensure os resultados
Por fim, é preciso ter também uma metodologia para coletar os dados de todas as experimentações que você fizer. Isso é essencial para saber se as mudanças que você está fazendo de fato estão gerando impacto e maior eficiência.
A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse sentido, já que nem sempre é possível acompanhar de perto o que acontece em cada processo.
Como calcular a eficiência operacional?
A eficiência operacional tem a ver com os recursos disponíveis (pessoas, tempo, dinheiro, etc) e o valor gerado ao final do processo.
Assim, o cálculo da eficiência operacional é a razão das “entradas” pelas “saídas”. O que você vai chamar de “entrada” e “saída” varia para cada negócio.
Por exemplo, se a ideia é calcular tua eficiência financeira, divida todas as suas receitas pelos seus gastos. Você também pode dividir o número de produtos vendidos pelas horas dos trabalhadores para entender quanto tempo de trabalho gera uma venda. E por aí dá para pensar em diversas outras métricas, sempre indo na direção de “valor” dividido por “recurso”.
O mais importante é anotar todos esses cálculos para entender se sua eficiência está aumentando com as mudanças que você implementa.
O papel da tecnologia na eficiência operacional
Como já comentamos, a transformação digital tem mudado a rotina de diferentes segmentos. Baseada no conceito de Lean Manufacturing, a maioria das inovações busca justamente auxiliar na eficiência operacional.
As empresas perceberam que não adianta modernizar o negócio com tecnologias que não ajudem a aumentar a produtividade e reduzir custos.
Nesse sentido, as opções são infinitas: soluções de mapeamento de processos, gestão de pessoas, localização de precisão, controle de estoque, manutenção preditiva, controle de processos, etc.
A ideia é sempre melhorar a gestão de processos e trazer um ROI positivo ao cliente. Vale a pena entender onde estão os maiores desafios da sua empresa e procurar por soluções que atendam o seu problema.
Como a Novidá pode te ajudar
A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização de precisão para ajudar a otimizar sua eficiência operacional. Por meio de smartphones e crachás, monitoramos a movimentação de funcionários e equipamentos dentro do ambiente de trabalho.
Assim, o gestor tem dados sobre a localização de cada colaborador, o que permite avaliar quanto tempo dura cada tarefa, realocar sua equipe, identificar onde estão os principais gargalos e muito mais!
Além disso, ele também visualiza em tempo real onde estão os seus recursos, permitindo tomar decisões rapidamente e diminuir o lead time.
Quer saber mais sobre como nossa solução pode te ajudar? Entre em contato conosco!