Novo EHS: O papel da Saúde e Segurança do Trabalho
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

EHS: O papel da Saúde e Segurança do Trabalho

EHS: O papel da Saúde e Segurança do Trabalho

A principal preocupação de gestores da indústria geralmente está relacionada ao aumento da produtividade. Para isso, há investimentos em equipamentos, novas tecnologias e metodologias como o Lean Manufacturing.

Tudo isso é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, são as pessoas que representam a peça mais importante de uma organização. Assim, buscar aumento de produtividade também significa garantir boas condições de trabalho aos colaboradores.

Nesse sentido o EHS tem um papel fundamental. Meio-ambiente, saúde e segurança do trabalho são os principais pilares que sustentam uma boa experiência de um funcionário em seu local de trabalho.

 

O que é EHS?

A sigla vem do inglês Environment, Health and Safety, que significa Meio-ambiente, Saúde e Segurança. Trata-se de uma disciplina ou área da empresa que implementa ações para garantir proteção e segurança ambiental no trabalho.

Em linhas gerais, tudo aquilo que as organizações devem fazer para garantir que suas ações não causem danos a ninguém entra em EHS. Portanto, essa área busca deixar o ambiente de trabalho mais seguro e agradável. Para isso, os gestores precisam conhecer muito bem as leis trabalhistas e garantir que elas sejam cumpridas.

Também faz parte dessa área educar os colaboradores para que eles também apliquem as boas práticas. Para isso, além de replicar o conhecimento, é preciso engajar os funcionários para que eles entendam a importância de se preocupar com segurança e saúde e contribuam com um ambiente com menos acidentes e afastamentos.

 

Como aumentar a produtividade com o EHS?

Uma boa gestão de riscos ambientais, de saúde e segurança pode ajudar qualquer empresa a melhorar seu desempenho. Para isso, é fundamental o apoio de todos os colaboradores. Nesse sentido, gestores precisam buscar boas práticas que envolvam diretamente os funcionários. Algumas das possíveis ações são:

 

Produção de relatórios e liderança comprometida

Quem está acima na hierarquia corporativa precisa mostrar comprometimento com o EHS. Assim é fundamental dar o exemplo e mostrar qual tipo de comportamento eles esperam no que diz respeito a saúde, segurança e meio-ambiente.

Um passo importante é criar e divulgar relatórios com informações relevantes sobre acidentes e resultados das ações de EHS. A partir desses dados, o gestor pode reconhecer e recompensar os colaboradores que tiveram comportamentos alinhados com a política da empresa para EHS.

 

Identificação de Riscos

Os profissionais que atuam com EHS devem garantir que as Normas Regulamentadoras sejam cumpridas rigorosamente. A própria legislação aponta para três tipos de ações que para evitar os riscos – devendo seguir essa ordem de prioridade:

1- Ações administrativas

O primeiro passo é eliminar a possibilidade de riscos à saúde dos colaboradores. É o caso, por exemplo, de trocar um equipamento por outro que seja mais seguro.

2- Ações coletivas

Caso não seja possível eliminar possíveis agentes de risco, o segundo passo é criar ações de prevenção coletiva. A instalação de exaustores na fábrica para evitar possíveis contaminações é um exemplo.

3- Ações Individuais

Por fim, só em último caso deve-se optar pelas proteções individuais. O exemplo mais clássico são os EPIs, também sendo responsabilidade do EHS garantir o uso desses equipamentos.

 

Uso de Tecnologia

A Indústria 4.0 trouxe diversas inovações para aumentar a produtividade no chão de fábrica. Geralmente elas estão relacionadas às máquinas, trazendo automatização e maior eficiência.

No entanto, também é crescente o número de softwares lançados para ajudar na gestão de pessoas. Hoje já existem plataformas especialmente pensadas para o gerenciamento de EHS, por exemplo.

Entender o comportamento dos colaboradores é fundamental para identificar riscos e melhorar as ações de EHS. No entanto, só com investimento em tecnologia é possível capturar dados reais e revelar pontos cegos para os líderes de EHS.

 

 

Como a Novidá auxilia na implementação do EHS

É importantíssimo identificar possíveis riscos em tempo real, ou ainda antes que eles aconteçam. Porém, em uma grande fábrica é impossível olhar para tudo o que acontece sem o auxílio da tecnologia.

Pensando nisso, a Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que auxilia na aplicação das boas práticas de EHS. Por meio de beacons e sensores, monitoramos a movimentação de colaboradores durante suas jornadas produtivas.

Dessa forma, além de medir tempos e movimentos, é receber e enviar alertas em tempo real caso algum colaborador entre em uma área de risco, por exemplo. Além disso, é possível enviar em lembretes automatizados sobre EPIs e medidas de segurança quando um funcionário for realizar alguma tarefa específica.

Grandes empresas como Gerdau, FCA e Boticário já testaram nossa solução e melhoraram a gestão de suas equipes operacionais. Acesse nossos cases de sucesso e veja como também podemos ajudar sua empresa.

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo