Blog

Como implementar uma estratégia IoT no seu negócio

Como implementar uma estratégia IoT no seu negócio

Mais de 300 bilhões de dólares. É essa a previsão de renda gerada por fornecedores de produtos e serviços com base na Internet das Coisas daqui alguns anos. Devido a esse enorme potencial disruptivo, as empresas estão antenadas e muitas já começaram a implementar uma estratégia IoT em seus negócios.

A competitividade, obviamente, é um dos principais pilares a serem trabalhados, já que é impossível fechar os olhos para a transição de cenário em que vivemos. Com o advento da Indústria 4.0, cada vez mais companhias buscam soluções alternativas e os dados não mentem: seis dos dez participantes de pesquisa realizada pela Mckinsey afirmam estar preparados para adotar as inovações que vem por aí.

Se você não faz parte desse grupo, é hora de repensar o modelo de negócio o mais rápido possível! Por isso, preparamos um guia prático com os principais passos para implementar uma estratégia IoT e colocar sua empresa no topo.

Confira!

 

 

Defina suas prioridades

Um grande erro que muitas empresas cometem e acaba comprometendo os negócios é querer investir em soluções variadas de uma vez só.

A melhor alternativa é concentrar os esforços em apenas uma alavanca por vez e, para defini-la, é importante saber quais as demandas do ambiente e qual ponto principal atacar.

Por isso, observe todo o cenário e junte o máximo de informações possível sobre sua empresa, estude o mercado e faça uma análise SWOT.

 

Identifique os fatores externos

Para ter uma noção mais ampla sobre como a IoT pode melhorar sua atuação no mercado e otimizar os processos, procure estudar os concorrentes da sua empresa e verifique como eles estão se beneficiando da tecnologia.

Saiba sobre os clientes de cada companhia e estude seus próprios para entender quais necessidades já estão sendo atendidas e onde há lacunas.

 

Avalie a melhor forma de implantar uma estratégia de IoT

O primeiro ponto a ser pensado é a segurança. Muitas empresas não tomam os devidos cuidados e sofrem com ataques e produtos fora das normas.

Nem precisamos comentar sobre a dor de cabeça que isso traz, certo?

Por isso, esteja atento e realize uma auditoria completa para avaliar esse tipo de questão e também entender qual a melhor infraestrutura de rede, os tipos de acesso, as dificuldades de conectividade e quais os possíveis riscos.

 

Pense na implantação

Uma vez que você já pensou em como começar a aplicação da IoT, esboce projetos e protótipos para testar suas ideias. Monte um FAQ com as principais dúvidas sobre o plano e escreva uma carta de projeto para facilitar a compreensão das equipes.

 

Verifique suas capacidades técnicas

Esse passo é fundamental para compreender quais os benefícios da solução tanto para a empresa como para os clientes.

Assim, faça um questionário sobre seu plano e aborde questões relativas à implementação, desempenho e recomendações.

Exemplo:

– Qual o problema que minha solução resolve?

– Quais dados precisam ser coletados?

– O quão complexos são os algoritmos?

– O que pode acontecer caso os dados não sejam transmitidos?

 

Construa uma equipe forte

A tecnologia é viva, a cada dia surge algo novo e é essencial desenvolver uma mentalidade aberta à mudança e à experimentação para acompanhar as transformações.

Formar equipes multifuncionais dedicadas a impulsionar a inovação é um ponto a ser fortemente trabalhado, inclusive para tornar possível o desenvolvimento de capacidades internas e permitir que a empresa consiga resolver seus problemas com agilidade e talento.

 

 

Como a Novidá pode te ajudar a implantar uma estratégia IoT

Coletar dados estratégicos é uma das principais vantagens da Internet das Coisas, ainda mais quando eles ajudam a tomar decisões e a resolver problemas dentro da empresa.

Por isso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que utiliza o melhor da IoT em conjunto com a Inteligência Artificial para garantir o monitoramento completo de pessoas, ativos e máquinas em tempo real.

Se você pensa em adotar a tecnologia com segurança, praticidade e personalização, clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

 

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil