Blog

Casos de Uso – Evacuação de Emergência em áreas industriais

Casos de Uso – Evacuação de Emergência em áreas industriais

Emergências podem acontecer a qualquer momento. A melhor forma de evitar grandes prejuízos é através da prevenção. Quando estamos falando de recursos humanos dentro de grandes ambientes, o alerta deve ser ainda maior.

Toda empresa está suscetível a problemas e precisa garantir a segurança de funcionários e visitantes no caso de algum perigo.

 

Definição de Problema

Imagine uma grande fábrica com centenas de colaboradores e visitantes. No caso de alguma emergência como incêndio ou emissão de substâncias perigosas, existe a necessidade de fazer uma rápida evacuação.

Porém, com o grande fluxo de pessoas, é difícil determinar quantas pessoas ainda estão no prédio e qual é a localização de cada uma delas, o que pode colocar em risco a integridade física dessas pessoas.

 

Solução

A solução de geolocalização indoor da Novidá para gestão de pessoas pode garantir uma evacuação com segurança. Beacons (tags emissoras de bluetooth) são instaladas nos crachás de quem está ali. Sensores espalhados pela planta do local recebem o sinal emitido pelas tags e conseguem determinar em tempo real o posicionamento de cada pessoa.

Em um dashboard personalizado, o gestor consegue acessar um “mapa virtual”, com a localização de cada colaborador ou visitante. O próprio sistema pode classificar a pessoa como “segura” assim que ela atingir uma determinada área da evacuação.

Ao invés de tags em crachás, é possível utilizar dispositivos inteligentes como smartphones ou smartwatches, principalmente se formos monitorar apenas os funcionários. Dessa forma, cria-se também um canal de comunicação com esses colaboradores.

Por fim, vale ressaltar que o mesmo sistema pode ser usado em situações do dia-a-dia. Nesse caso, o gestor pode analisar a movimentação de seus funcionários para entender como funcionam os processos, quais são os principais gargalos e se há a necessidade de realocar equipes.

Quer otimizar processos e ainda garantir a segurança de seus colaboradores? Agende uma conversa conosco e saiba mais sobre a solução da Novidá.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil