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Feedback para funcionários: Como dar esse retorno?

Feedback para funcionários: Como dar esse retorno?

A comunicação entre gestores e colaboradores é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa. Em geral, todo trabalhador quer saber se está desempenhando um bom trabalho e em quais pontos precisa melhorar. Do outro lado, uma avaliação sincera do gestor para seu funcionário certamente ajudará a extrair o máximo de seu potencial.

É por isso que a dinâmica do feedback para funcionários precisa acontecer em toda organização. Mais do que isso, ela precisa ser constante, bem estruturada e  ter um valor de destaque entre todos os envolvidos.

 

O que é Feedback?

No contexto corporativo, o feedback é o retorno em relação a algum trabalho realizado. Ou seja, é a comunicação feita entre duas (ou mais) pessoas, na qual uma pessoa dará suas impressões e avaliações sobre o trabalho da outra pessoa (ou equipe).

De uma maneira mais simples, o feedback acontece quando alguém conta o que está achando da performance de outra pessoa. O grande objetivo é, portanto, mostrar como o trabalho de alguém foi percebido.

Isso é fundamental para que todos os colaboradores estejam alinhados às metas da empresa. Assim, o feedback é uma forma de mostrar se o trabalho está sendo bem executado ou não, guiar o funcionário para possíveis melhorias e fazer com que toda equipe reme para o mesmo lado. Tudo isso tende a impactar na melhor utilização do potencial de cada pessoa e, consequentemente, em melhores resultados para a empresa.

Mas o feedback não é bom apenas para a organização: os funcionários também se sentem encorajados a melhorar o desempenho, percebem sua importância para a empresa e passam a entender melhor quais são as expectativas existentes para aquela função.

Se o gestor não dá esse retorno, é como se o colaborador ficasse “descolado” da empresa: ele não sabe se está cumprindo um bom papel e nem consegue perceber sua importância no negócio. Assim, a tendência é que ele fique desmotivado e não procure melhorar seu desempenho.

 

Tipos de Feedback

O feedback pode ser positivo, negativo ou construtivo. As variações se dão, basicamente, pelo objetivo dessa comunicação e pela forma como ela é feita:

 

Feedback Positivo

Tem como objetivo elogiar alguma ação ou algum comportamento do colaborador. É importantíssimo reconhecer os bons feitos de cada um para que essas atitudes se repitam e o colaborador perceba que suas ações foram recompensadas.

Esse feedback positivo pode ser feito após uma avaliação mais detalhada e minuciosa ou pode vir na forma de simples elogios durante o dia-a-dia de trabalho.

 

Feedback Negativo

Antes de mais nada, vale ressaltar que essa não é uma prática recomendada. O feedback negativo é quando o gestor ressalta ações ruins cometidas pelos seus liderados.

O grande problema aqui é que, se o feedback não vir com possíveis soluções e um caminho para melhorar a situação, as chances são grandes do comentário só ser mais desmotivador e não agregar em nada ao profissional.

 

Feedback Construtivo

O feedback construtivo talvez seja o mais difícil de se fazer, mas também é o mais importante e impactante. Ele acontece quando o gestor percebe um comportamento negativo mas, ao invés de apenas repreender o funcionário, ele mostra como aquela atitude pode ser melhorada.

Assim, o gestor passa segurança e confiança para o colaborador, procura entender o contexto que está causando aquela atitude e mostra seu apoio para buscar soluções para aquele problema.

 

Boas práticas ao dar um feedback

A forma como um feedback é feito tem total influência nos seus resultados. Por isso, é importante prestar atenção em pontos como:

 

Seja claro e completo

Na hora de dar o feedback, você não pode ser superficial. É preciso aproveitar o momento para ser o mais claro possível com o colaborador.

Um bom feedback deve ter contexto (explicar qual situação está originando esse comentário), comportamento (mostrar como o colaborador agiu diante da situação), impacto (explicar que tipo de consequências aquela atitude gera) e expectativa (trazer saídas possíveis caso o funcionário passe por uma situação parecida novamente)

 

Tenha métricas para fortalecer seus argumentos

Se você quiser comentar sobre a performance de seu colaborador, vale a pena fazer uma avaliação de desempenho e ter números reais para comprovar aquilo que você está dizendo.

Mostrando números e acontecimentos reais, o gestor ganha credibilidade e as chances são maiores de passar a mensagem correta aos funcionários.

 

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Entenda o momento

O ideal é que o feedback venha o mais rápido possível. Ou seja, logo que acontecer uma atitude que chamou a atenção (positiva ou negativamente), o gestor deve intervir com um feedback.

No entanto, são raras as situações que isso pode acontecer. O gestor precisa ter jogo de cintura para não expor seu funcionário ou dar um feedback em um momento em que o emocional do colaborador não estiver estável.

 

Ouça o outro lado

Um feedback ainda é uma comunicação com via de mão-dupla. Pare para ouvir o que o funcionário tem a dizer a respeito daquela situação e quais acontecimentos motivaram determinada atitude. Não se coloque como dono da verdade.

Além disso, vale a pena também incentivar os colaboradores a darem feedbacks sobre seus gestores.

 

Como a Novidá pode melhorar seu feedback

Em busca de melhorar a gestão de equipes operacionais, a Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que facilita no feedback para funcionários.

Por meio de smartphones, sensores e beacons, monitoramos a movimentação dos colaboradores durante suas jornadas produtivas. Assim, é possível visualizar a execução de tarefas, calcular tempos e movimentos e localizar um funcionário em tempo real.

Com dados confiáveis sobre a performance de cada colaborador, fica mais fácil identificar gargalos e passar um feedback construtivo para cada membro da equipe.

Nós já aplicamos nossa solução em empresas como Gerdau, FCA e Boticário. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como essas empresas mudaram a gestão de pessoas.

 

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