Blog

Ferramentas da Qualidade – Como aplicá-las?

Ferramentas da Qualidade - Como aplicá-las?

Sabemos que, para garantir uma excelente gestão de processos, a qualidade precisa ser uma das principais preocupações. Com nem sempre ela está na lista de prioridades, uma série de riscos podem ocorrer para as empresas. Para que não seja você a ter de enfrentar esses problemas, conte com as ferramentas da qualidade!

São sete métodos excelentes que ajudam a analisar gargalos, buscar soluções e mensurar resultados. Entretanto, é necessário lembrar que antes de tudo deve ser feita uma avaliação responsável para que apenas as ferramentas adequadas sejam implementadas.

Quer saber mais? Então confira como aplicar as ferramentas da qualidade!

 

Histograma

Medir a periodicidade com que os fatos se repetem. Essa é a principal missão do Histograma, também conhecido por Gráfico de Distribuição de Frequências.

Representado por um gráfico de barras, o método é excelente quando usado para medir variáveis como peso, volume, temperatura e outras variáveis quantitativas.

 

Diagrama de Ishikawa

Devido a seu formato, Diagrama também é chamado de Espinha de Peixe, e sua principal função é levantar as causas de um problema.

Essa metodologia segue o princípio de que toda dor tem uma causa específica, portanto, testa variável por variável até que seja possível verificar em qual delas está o gargalo, possibilitando que os gestores encontrem soluções para o problema.

 

Diagrama de Pareto

Representado por um gráfico de barras, a técnica se baseia no princípio de que 80% dos problemas têm apenas 20% de causas.

Dessa forma, por identificar a relação causa/consequência, o Diagrama é fundamental para aqueles que desejam detectar problemas dentro da empresa.

 

Fluxograma de Processos

Se você busca algo que te permita acompanhar visualmente os passos e etapas de um determinado processo, do começo ao fim, tenha o Fluxograma como aliado!

Através de figuras geométricas, o método gera compreensão total de tudo que ocorre na empresa, possibilitando a identificação de gargalos e desperdícios.

 

Diagrama de Dispersão

É uma das mais complicadas ferramentas de qualidade.

Para que ela funcione direito, você deve colocar duas variáveis em um mesmo gráfico. A partir daí, ela irá analisar a correlação entre essas duas para descobrir se algum problema ocorreu devido à interferência de outra variável.

A técnica é bastante utilizada por aqueles que desejam saber se uma relação de causa/efeito realmente procede e o que acontece no processo como um todo quando uma das variáveis é alterada.

 

Carta de Controle

Um método visual que permite medir o quão estável é um processo e se ele está sob controle.

Para que isso seja possível, a Carta se baseia na estatística para identificar os desvios ou alterações que não deveriam acontecer em determinadas etapas.

É bastante utilizada quando os gestores desejam saber como é o comportamento de um processo em um determinado período de tempo.

 

Folha de Verificação

É nada mais que o famoso Checklist! Apesar da simplicidade do método, a Folha de Verificação é muito eficaz no combate às falhas.

Com ela, é possível listar todas as tarefas a serem feitas, revisar se os processos estão acontecendo de forma correta e obter transparência sobre o andamento da produção.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Com a missão de auxiliar na gestão da qualidade de todas as empresas, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor que te permite monitorar equipes, ativos e máquinas de forma prática, personalizada e segura.

Com todas as informações na palma da mão e em tempo real, você consegue tornar a gestão de pessoas mais ágil, produtiva e eficaz com o remanejamento de funcionários, além de eliminar perda de tempo no processo e reduzir custos.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil