Novo Identifique a causa raiz de problemas na empresa com o FMDS
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Identifique a causa raiz de problemas na empresa com o FMDS

Identifique a causa raiz de problemas na empresa com o FMDS

O FMDS – do inglês, Floor Management Development System e traduzido para o português como Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica é uma etapa importante de qualquer linha de produção. O seu objetivo básico é controlar o consolidar o dia a dia que ocorre nas indústrias, mantendo o alto padrão das tarefas executadas.

A sua evolução tem como início com as próprias metodologias de gerenciamento da produção e pode ser inclusive combinado com outras metodologias para otimização e melhoria contínua. E entender a aplicação e os benefícios reais do FMDS para o dia a dia do chão de fábrica é uma importante etapa para demonstrar a sua importância para atingir melhores índices de eficiência e produtividade.

Quer saber mais sobre o FMDS, a sua importância e até os impactos da sua aplicação? Continue acompanhando a nossa publicação!

 

O conceito do Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica

Explicar o conceito do FMDS muitas vezes pode ser até confundido com outras metodologias de melhoria da produtividade. O seu principal objetivo é consolidar e gerenciar o dia a dia das indústrias, conectando as atividades de rotina com as diretrizes da empresa. 

De uma forma prática, o FMDS quando aplicado no chão de fábrica permite que os problemas sejam expostos – e a partir disso, permite que seja realizado um trabalho para o tratamento destes desvios. Um ótimo exemplo do conceito e aplicação desta metodologia é o seguinte:

– Num determinado processo de produção, uma das etapas demanda a operação em duas máquinas que estão distantes uma da outra;

– Este é um problema operacional que pode ser resolvido repensando a disponibilidade física dos equipamentos;

– E impacta inclusive em outras atividades como as rotinas de manutenção preventiva;

– A partir desta identificação, outras etapas seriam seguidas para que o FMDS seja alimentado com essa informação, evoluindo ainda mais o chão de fábrica.

 

FMDS, a Gestão Visual e outras metodologias

O FMDS pode ser entendido também como uma evolução da Gestão Visual, ao passo que permite que os problemas sejam expostos e resolvidos de forma definitiva no ambiente de produção. Assim, também fornece a capacidade de conhecer de fato os processos, entendendo os principais problemas e a melhor forma de solucioná-los.

Tendo em mente sempre pontos como:

– Produzir melhor;

– Produtos com qualidade;

– Ter o menor custo;

– Com o tempo correto;

– E com segurança.

Assim, o FMDS se integra com outras metodologias de gestão. O próprio PDCA, o 5S e o Lean Manufacturing são ferramentas que entregam ótimos indicadores de eficiência e produtividade em conjunto com o FMDS, permitindo assim que toda a empresa passe por uma transformação na sua linha de produção.

Ainda garante que características fundamentais para garantir um dia a dia saudável na linha de produção e no chão de fábrica sejam implementados corretamente na cultura organizacional. Os objetivos e metas do FMDS convergem com o que foi estabelecido com outras ferramentas de melhoria contínua, entregando uma experiência completa de crescimento e otimização da produção. 

A Novidá possui um ótimo case de sucesso para a gestão de terceirizados realizada na Wework-Cubo. Assim, permitiu que fosse aplicada a gestão a vista além de melhorar a produtividade dos recursos humanos nas operações da empresa.

Como e porque aplicar o FMDS na sua empresa

Um dos primeiros passos para implementar o FMDS na sua empresa é entender qual é o seu cenário real de chão de fábrica e quais as expectativas para a aplicação desta metodologia. É visualizar a diferença entre os indicadores existentes na situação atual, aonde o negócio quer chegar e qual é a situação ideal para a máxima produtividade.

Outro ponto importante para aplicar o Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica é também entender que vai além de equipamentos e indicadores – ele lida com pessoas. Os colaboradores são uma ponta crucial na hora de extrair a melhor performance e a companhia também deve garantir que os fundamentos estejam presentes no dia a dia organizacional.

Um case de sucesso da Novidá atua diretamente neste quesito, entregando dados essenciais para a avaliação de desempenho. Esse case é o da gestão de staff da Ornare aplicado na sua linha de produção de móveis.

 

Alguns passos para aplicar com sucesso o FMDS

O primeiro passo para aplicar o FMDS na sua empresa é identificar qualquer possível problema e definir uma meta alcançável para este problema. Outro ponto importante é ter em mente também uma posição ideal para a linha de produção, de acordo com parâmetros gerais da indústria.

Um ótimo exemplo é um setor de manutenção de uma planta industrial que possui os mais diversos tipos de máquinas, ferramentas e equipamentos, oferecendo assim uma gama completa de soluções para os seus colaboradores. E mesmo assim os prazos de manutenção não são cumpridos, impactando em constantes atrasos e demoras para que as tarefas fossem executadas pelo time.

O problema identificado seria o de disponibilidade física dos equipamentos e por meio de uma gestão visual bem executada, pode-se perceber que o colaborador do time de manutenção tinha que parar diversas vezes para buscar as ferramentas. Assim, consegue-se entender que até em problemas simples o FMDS pode ser aplicado com sucesso.

Outro passo importante é na geração de indicadores que sejam significativos tanto para o próprio FMDS quanto para o negócio em si. Esse KPI pode ser monitorado e inclusive levar a aplicação de mais algumas ferramentas e metodologias, como um A3 ou até a criação de um PDCA. 

 

Impactos positivos da aplicação do FMDS

O principal impacto positivo da aplicação do FMDS é a visualização dos chamados gaps ou problemas existentes no chão de fábrica e que podem estar escondidos ou ocultos dentro dos processos organizacionais. Assim, consegue-se definir soluções viáveis para esse problema e o seu posterior acompanhamento por meio de indicadores e ferramentas de gestão.

Outro impacto positivo é aumentar a comunicação entre colaboradores do chão de fábrica e também entre os gestores da empresa. Isso melhora como um todo o fluxo de informação e permite que novas soluções possam ser aplicadas para aumentar ainda mais os indicadores de produtividade.

Com a visualização e a aproximação entre as diferentes partes da empresa, consegue-se desenvolver e definir cargos e responsabilidade para todos os membros da linha de produção. Assim, toda a cultura organizacional é impactada, garantindo o bom gerenciamento do chão de fábrica.

 

Alguns pontos chave para o sucesso da implementação

Algumas ações práticas podem ser a chave do sucesso para a implementação do Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica.

– Encontros diários ou com a recorrência de alguns dias são ótimas formas de manter a comunicação viva entre os diferentes times. Lembrando o exemplo do time de manutenção, reuniões diárias garantiriam que a organização seria sempre mantida;

– Uma abordagem multidisciplinar, com diferentes times promove uma visão geral do estado do chão de fábrica. Novamente no nosso exemplo, ambos os times podem informar quais as falhas recorrentes nas máquinas e as ferramentas corretas seriam organizadas de forma mais facilitada;

– A cultura organizacional voltada para encontrar problemas e solucioná-los, descobrindo sempre a causa raiz. No nosso exemplo, outros colaboradores podem inclusive auxiliar na hora de definir uma melhor organização do local;

– Possíveis ações de correção devem ser voltadas para a causa raiz. Ainda no exemplo anterior, a solução seria uma melhor organização das ferramentas de cada colaborador – ele seria ideal para resolver o problema e seria executada somente uma vez.

A Novidá é a parceira ideal para o seu negócio!

A Novidá tem a melhor solução para a implementação de um Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento do Chão de Fábrica de forma eficiente na sua empresa. E isso é comprovado quando se conhece um pouco mais dos seus cases de sucesso e da experiência da empresa oferecendo soluções inteligentes para os mais diversos cenários.

 

Saiba mais!

O FMDS é uma peça importante na hora de garantir os melhores indicadores de eficiência e produtividade – tanto para o seu chão de fábrica quanto para a sua empresa como um todo. Assim, aprende-se ainda mais sobre o negócio e todos os seus pontos importantes, além de desenvolver todo o time de colaboradores e as metodologias de gestão. Continue acompanhando as publicações no blog da Novidá e fique por dentro de como podemos auxiliar no crescimento do seu negócio! 

 

voltar ao topo