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Gamificação na gestão de pessoas: como aplicar?

Gamification

Um ambiente de trabalho pode ser estressante e cansativo. É por isso que, mesmo com novas tecnologias e inovações, muitas vezes gestores encontram dificuldades em aumentar a produtividade e engajar os colaboradores.

Por outro lado, quase todas as pessoas gostam de algum tipo de jogo, seja de tabuleiro, no vídeo-game ou um esporte. A gamificação na gestão de pessoas tem justamente o objetivo de trazer “situações de jogo” para o ambiente corporativo.

 

O que é Gamificação?

A gamificação (ou gamification) é um conceito recente, criado em 2002 pelo programador Nick Pelling. Na prática, a gamificação é o uso de técnicas, estratégias e/ou design de games em outros contextos, geralmente com o objetivo de engajar pessoas a desenvolverem determinadas ações.

Dessa forma, essa técnica pode transformar a rotina de trabalhos ou estudo para que as pessoas se sintam mais à vontade a se dedicar às tarefas que precisam ser executadas. É por isso que o ambiente corporativo e qualquer sistema educacional são os principais usuários desse conceito.

Mas afinal, por que a gamificação é tão efetiva e provoca esse engajamento? De acordo com especialistas, mais do que trazer o fator “entretenimento” para a empresa ou para a sala de aula, a gamificação também traz elementos como a competição (inerente a todo ser humano), o feedback instantâneo e a busca por recompensas e prêmios, por exemplo.

Portanto, é possível criar todo um ambiente para tornar rotinas monótonas mais interessantes. Enquanto o dia-a-dia de uma empresa tradicional pode ser devagar e com recompensas apenas a longo prazo, em organizações que adotam a gamificação o cenário é outro.

 

Como aplicar a Gamicação na gestão de pessoas?

A Gamificação no RH tem inúmeras vantagens para a empresa. Primeiramente, ela ajuda a motivar os funcionários, já que o trabalho se torna menos maçante e monótono e – de forma geral – sempre há uma recompensa para quem atingir bons resultados.

Além disso, é uma excelente oportunidade para desenvolver as habilidades dos colaboradores. Assim como nos jogos de tabuleiro, em que a prática pode levar a um melhor raciocínio e estratégia, o mesmo acontece com a gamificação no trabalho.

Por fim, é uma excelente forma de oferecer um feedback para os funcionários, já que as gamificações geralmente envolvem avaliação de desempenho e exposição de números relacionados a produtividade da equipe.

Para colocar tudo isso em prática, é importante seguir alguns passos básicos:

 

1- Analise a situação da sua empresa

Faça um mapeamento de processos e procure entender quais são os maiores pontos fracos da sua empresa. Converse com os colaboradores e investigue quais tarefas deixam eles mais desmotivados e apresentam menor produtividade.

Com as respostas em mãos, definia o principal objetivo que você vai atacar com a gamificação e algumas metas secundárias que também podem ser atingidas.

 

2-  Defina a Dinâmica que será executada

Essa é a parte em que gestores de RH precisam ter mais criatividade. Uma vez estudada as atividades que precisam ser otimizadas na empresa, a equipe de recursos humanos deve avaliar uma forma de deixar essas tarefas mais interessantes, usando elementos comuns em jogos.

Alguns dos recursos que você pode usar são sistemas de pontuação por tarefas executadas, evolução e recompensas após um grupo de atividades ser completado e a até mesmo um modelo de competição saudável entre equipes de diferentes áreas, por exemplo.

 

3- Ofereça recompensas e acompanhe os resultados

Falamos no tópico anterior, mas vale salientar: a recompensa é um dos pontos fundamentais para um modelo de gamificação dar certo. Afinal, você precisa oferecer algo relevante para os funcionários se engajarem. Se não for possível recompensas em dinheiro, ao menos ofereça brindes ou algum tipo de premiação.

Além disso, acompanhe de perto os resultados, verifique se a equipe está se engajando e se as tarefas estão sendo cumpridas de uma forma mais otimizada que anteriormente.

 

4- Colete feedbacks

Por fim, ouça os colaboradores e entenda se gamificação está realmente funcionando. Colete feedbacks para entender que tipo de melhorias podem ser feitas nesse processo.

Revise frequentemente a dinâmica para que os resultados alcançados sejam cada vez melhores.

 

Como a Novidá cria o ambiente ideal para a gamificação?

Por acreditar que a gestão de equipes operacionais é crucial para o sucesso de qualquer organização, a Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indor que acompanha a movimentação de colaboradores em suas jornadas de trabalho.

Por meio de beacons, smartphones e sensores IoT, monitoramos toda rota percorrida por cada funcionário ao longo do dia. Assim, o gestor visualiza quais tarefas foram cumpridas e em quanto tempo cada uma delas foi realizada.

Esse é um ótimo começo para criar uma gamificação. Afinal, você tem todos os dados de tempos e movimentos e pode recompensar aqueles profissionais que executarem mais atividades em um tempo mais curto.

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