Blog

Gemba: o que é e como aplicar?

Gemba: o que é e como aplicar?

Você já ouviu a expressão “ir ao Gemba”? O conceito é simples, mas muito interessante para aqueles que buscam constantes melhorias na gestão de processos.

Isso porque Gemba, palavra de origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do cenário empresarial, pode ser definida como o local onde as coisas realmente acontecem. Assim, ao falarmos de uma indústria, o Gemba seria o chão de fábrica.

Aí você pergunta: mas por que ela pode ajudar os negócios? Fácil! A expressão acima é literal. Ir ao Gemba é caminhar pela área não apenas para conhecê-la, mas para retirar valor e insights ao analisar a forma com que os processos são realizados, como é possível resolver problemas ou até mesmo para fazer uma auditoria do trabalho.

Muitos gestores permitem que gargalos no processo apareçam justamente por não conversarem com quem trabalha efetivamente no Gemba e ignorarem informações importantes sobre assuntos que variam desde movimentação de materiais até o nível de qualidade do produto final.

Para que você não corra esse tipo de risco, acompanhe o artigo e saiba como usar o conceito em seus negócios!

 

 

Por que o Gemba é importante?

O primeiro passo para entender quais são os principais problemas da sua operação é conhecer a a própria operação. Ir ao gemba é mais do que apenas visitar o chão de fábrica ou fazer uma caminhada pelo ambiente de trabalho. Pelo contrário, o gemba é investigar como funciona cada processo, verificar se eles estão sendo executados como o planejado e perguntar para quem está no dia-a-dia quais são suas impressões.

É justamente por isso que o gemba é tão importante: é por meio dele que o gestor sai da teoria e vai para a prática. Afinal, de nada adianta defender os princípios do lean manufacturing se o gestor não acompanhar no dia-a-dia como está a eficiência da sua operação e se ela está de fato sendo enxuta.

 

Como aplicar o Gemba?

 

Converse com seu time

É fundamental manter bons relacionamentos com suas equipes e estar sempre próximo a elas. Por ficarem constantemente no ambiente, seus funcionários poderão identificar melhor as necessidades e ter ideias diferentes das suas.

Mantenha-os engajados em todo o processo para que o time esteja verdadeiramente alinhado com a proposta de melhoria contínua para otimizar os processos e impossibilitar dores de cabeça.

 

Acompanhe de perto o que acontece em sua operação

Atualmente, diversos softwares disponibilizam informações em tempo real sobre seu negócio, o que permite acompanhamento constante e boa visualização de todo o processo.

Um exemplo é o sistema de rastreamento, que permite fazer à distância uma boa gestão de pessoas e monitorar a produtividade de sua equipe.

Com ou sem o auxílio da tecnologia, o importante é observar atentamente como funcionam os seus processos e como é a dinâmica do chão de fábrica.

De início, não faça nenhuma pergunta nem interfira no processo. Apenas analise, anote suas observações e depois debata com o time que de fato trabalha ali.

 

 

Não economize nas perguntas

Dica: quanto mais abertas elas forem, melhor! Procure questionar coisas simples com os famosos “o que”, “através do que”, “quando”, para conseguir informações mais amplas sobre o que acontece de verdade.

Se você focar em perguntas do tipo “por que” ou “como”, é provável que elas venham carregadas do juízo de valor de quem as responde e reflitam apenas um ângulo da situação.

 

Vá atrás do Gemba

Não adianta achar o conceito sensacional se não colocar os pés na massa. Vá regularmente até o Gemba, caminhe, observe e analise. Ao reservar um tempinho para essa tarefa, logo você estará apto a reconhecer a forma com que os processos operam, como são gerenciados, quais tipos de problema ocorrem, entre outros diversos detalhes que passarão a ser facilmente reconhecidos.

Não se esqueça de que assim que surgir um problema, o primeiro passo é correr até o Gemba! Busque também realizar ações temporárias no ambiente para identificar máquinas quebradas e mercadorias devolvidas, por exemplo.

 

Por dentro da rotina

Há duas atividades principais que visam garantir o QDC (Qualidade, Custo e Entrega, em inglês):

Manutenção: estabeleça os padrões e analise constantemente se estão sendo seguidos. Caso contrário, convoque sua equipe e viabilize a realização daquilo que foi combinado.

Kaizen: os padrões estabelecidos, além de estarem em vigor, devem ser otimizados sempre que possível. A missão do Kaizen é garantir essa melhoria através de três pilares: padronização, eliminação do desperdício e 5S. Esse último é uma sigla que identifica o padrão de qualidade com cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

 

Materiais Bônus

Se você se interessar pelo tema, recomendamos o livro “How to do a Gemba Walk” (em inglês), que procura ser um guia para líderes que desejam aplicar o gemba no seu negócio e conseguir ter uma operação mais eficiente.

Também recomendamos o vídeo abaixo que explica em poucos minutos o que é o gemba e qual é sua importância. Uma forma complementar ao conteúdo já colocado neste post!

 

 

 

Como a Novidá pode te ajudar com a aplicação do Gemba

Para que tudo funcione corretamente, é essencial que alguém esteja acompanhando os processos e ter informação em tempo real é a grande chave para o sucesso.

Desenvolvemos uma solução focada no entendimento e melhoria de processos operacionais focado nas pessoas e suas atividades operacionais, sozinhas na sua operação ou no comando de equipamentos, como veículos internos, empilhadeiras, pontes rolantes, etc.

Através de um conjunto de tecnologias proprietárias que envolvem Geolocalização indoor e outdoor (RTLS),  Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entregamos aos nossos clientes um entendimento holístico destes processos, permitimos a medição de dados confiáveis e o controle integral – em tempo real – de diversos indicadores críticos sobre sua operação como os tempos e movimentos, os riscos de segurança e trabalhistas e as diversas análises de desperdício!

Graças à nossa solução, você se torna capaz de visualizar tudo que está acontecendo em seu Gemba, podendo ter insights poderosos para aumentar a produtividade, realocar equipes, economizar tempo e cortar gastos na compra de materiais extras.

Em um sistema de fácil implementação, já geramos impactos consistentes nas operações de nossos clientes, na ordem milhões de reais ao ano, com ROI médio de 14x o valor investido!

Confira nossos cases de sucesso e veja como a Novidá funciona na prática!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil