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4 motivos para implementar gestão à distância em sua empresa

4 motivos para implementar gestão à distância em sua empresa

Cada vez mais as empresas e colaboradores estão optando por trabalhar de forma remota – desde negócios que realizam trabalhos voltados para o digital, como desenvolvimento de e-commerce, até escritórios de bancos, por exemplo. 

Ou seja, o relacionamento entre os gestores e suas equipes está em transformação para se adaptar à distância. Esta situação é ainda mais comum quando se trata de equipes de vendas, que muitas vezes estão distribuídas por um território de acordo com as áreas de prospecção. 

No entanto, mesmo com o melhor cenário, liderar uma equipe de alto desempenho pode ser um grande desafio. Mas quando os membros da equipe trabalham em casa, em diferentes regiões e com diferentes culturas, a tarefa de gerenciá-los de forma remota é ainda maior. 

Porém, isso não deve ser algo assustador. Isso porque, com essa demanda, o mercado está proporcionando soluções – como sistemas – para que a gestão à distância seja cada vez mais comum e eficaz. 

Mas se você tem dúvidas se essa é realmente uma boa opção para a sua empresa ou se não sabe por onde começar, você precisa conferir os 4 motivos para implementar esse tipo de gestão. 

Confira a seguir!

 

Por que escolher a gestão à distância para a sua empresa? 

Muitos especialista já afirmam que o futuro do trabalho é remoto e as organizações estão se adaptando a essa tendência. Mas será que todas as empresas estão prontas para lidar com isso? 

Essa é uma grande mudança e que deve ser muito bem implementada para que possíveis problemas sejam evitados, como uma má gestão. Mas, desde que bem organizada e executada, uma gestão à distância pode proporcionar diversos benefícios para sua empresa e seus funcionários. 

Aqui está uma lista com os principais motivos para você investir nesta opção. 

1. Redução de custos

Seja sua equipe de desenvolvedores, de marketing ou de vendas, é certo que optar por trabalhar de forma remota permite cortar custos em termos de imóveis. 

Mesmo que você decida manter um escritório fixo, permitir que seus funcionários façam revezamento do home office e que você realize a gestão à distância já pode proporcionar uma redução nos custos, como a economia nas contas de energia e água, por exemplo.

 

2. Acesso a variedade de talentos sem barreiras geográficas

Ao realizar uma gestão à distância, você tem a oportunidade de contratar os melhores talentos em qualquer lugar do mundo. Nem todos podem (ou desejam) morar no local exato onde você montou o escritório da sua empresa. 

Portanto, derrubar barreiras geográficas oferece infinitas oportunidades de recrutamento para formar a melhor equipe possível, realizando sua gestão de forma online. 

 

3. Evita inconvenientes

Esse motivo pode parecer óbvio, mas uma boa parte do trabalho de seus funcionários provavelmente acontece por telefone, principalmente os que trabalham na área de vendas. 

Com isso, a menos que você invista em salas à prova de som ou em equipamentos de telefonia de última geração, seus representantes de vendas correm o risco de incomodar outros funcionários que trabalham na mesma sala. 

 

4. Proporciona melhoria na saúde e bem-estar da sua equipe

Algumas pessoas costumam perder horas do seu dia apenas para se locomover entre local de trabalho e casa. Trabalhar de forma remota significa conforto e flexibilidade para os funcionários. 

O problema de se desgastar e perder tempo em transporte público e trânsito já não irá existir, além da pausa para almoço que costuma ser mais flexível. Com saúde e bem-estar, os funcionários se tornam mais envolvidos e produtivos, ou seja, é algo positivo para eles e também para a empresa. 

Seus funcionários que trabalham de forma remota, se bem administrados, podem superar o desempenho de seus colegas que trabalham no escritório. 

 

Dicas para gestão à distância 

Por mais que você tenha bons motivos para implementar a gestão à distância, fazer um bom gerenciamento de equipe de forma remota tem seus desafios. A comunicação, a confiança e a colaboração podem ser mais difíceis de estabelecer sem estar cara a cara diariamente. 

Administrar funcionários requer alguns ajustes por parte do gestor e aqui estão algumas dicas para gestão à distância que podem ajudar.

 

Contrate as pessoas certas

Para ser eficaz apesar de uma distância geográfica, um bom funcionário deve ser proativo e assumir o comanda de suas responsabilidades. Ele deve saber como focar nos objetivos e ter por princípio a motivação para alcançá-los. 

Não importa onde esteja, um bom colaborador sabe como mover as coisas e obter os resultados esperados sem precisar que um gestor fique o tempo todo supervisionando seu trabalho. 

 

Crie uma relação de confiança

A confiança é a palavras chave para o sucesso. Se você deseja fazer uma boa gestão à distância, é necessário contratar colaboradores que inspirem sua confiança. 

Se você fica imaginando o que eles estão fazendo pelas suas costas, está correndo o risco de criar um clima de desconfiança em toda a equipe. Você escolheu as pessoas certas, portanto, elas saberão como tomar a iniciativa para atingir os objetivos desejados. 

 

Incentive as interações sociais e a comunicação

Uma boa gestão à distância também precisa ter o foco em incentivar as interações sociais e uma boa comunicação entre os funcionários. Pode ser mais difícil manter uma interação aberta com os colaboradores que estão longe de você e, por esse motivo, é importante pensar em ações voltadas para esse objetivo. 

Planeje com antecedência um horário específico para a equipe e comunique-se diretamente com cada um de seus funcionários. Também deixe claro e tenha certeza de que estará disponível fora desses horários predefinidos em caso de dúvidas ou dificuldades. 

Além disso, também permita que ocorra trocas de informações e faça o planejamento de momentos de relaxamento onde todos possam se encontrar – como workshops em grupo, por exemplo. 

 

Invista nas ferramentas corretas

Não se esqueça de investir em boas ferramentas tanto para gestão, quanto para a realização das atividades de seus funcionários – como computador, tela, telefone, softwares, etc. 

As ferramentas digitais são essenciais para uma gestão e trabalho à distância. Elas estão em constante desenvolvimento, superando as barreiras físicas e reforçando a colaboração entre os funcionários. 

Porém, no momento de escolher a ferramenta para gestão à distância, faça pesquisas e escolha uma que realmente vá atender as necessidades da sua empresa e dos seus funcionários. 

Agora que você já sabe quais são os 4 motivos para implementar gestão à distância em sua empresa e ainda conferiu algumas dicas para te ajudar neste momento, esperamos que em breve você e sua equipe estejam aproveitando todos os benefícios do trabalho e gestão de forma remota! 

 

*Guest post da UpSites para a Novidá

 

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