blog

Gestão de Compras na indústria: como fazer?

Gestão de Compras na indústria: como fazer?

Vivemos um momento na indústria totalmente voltado para o pensamento enxuto, consolidado na metodologia do Lean Manufacturing. Isso significa que as empresas perceberam que é fundamental reduzir desperdícios para que o negócio cresça.

Uma das formas de otimizar o desempenho da indústria está na aquisição de matérias-primas. É por isso que uma boa gestão de compras é essencial para diminuir o valor do produto final e aumentar a competitividade do negócio.

 

O que é Gestão de Compras?

Como o próprio nome já diz, a gestão de compras é a área responsável pela eficiência no processo de aquisição de materiais para uma empresa. Ou seja, é a definição de uma série de estratégias para viabilizar a compra de insumos, visando sempre reduzir custos sem perder a qualidade dos materiais.

Entre as funções desempenhadas pela área estão o planejamento de compras (em que são detalhadas informações como quantidades, tempo, local de entrega, etc), a seleção de fornecedores para cada produto, a negociações dos termos de compra, o registro dos materiais, cálculos com estoque e depreciação de materiais e por aí vai…

Assim, a gestão de compras realiza, do começo ao fim, a negociação com fornecedores e garante que os suprimentos sempre estejam disponíveis para a produção. Uma má gestão desses recursos, por exemplo, pode gerar a parada na linha de produção, atrasos na entrega do produto e até perda de vendas.

É por isso que é tão importante realizar boas práticas na gestão de compras, tornando o negócio sustentável e propício para crescer.

 

Principais estratégias para gestão de compras

Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso na gestão de compras. Ter processos organizados e bom poder de negociação é a base para otimizar esse setor. Porém, reunimos as três principais estratégias em busca de melhores resultados na área.

 

Entenda o que acontece no seu negócio

É fundamental monitorar tudo que acontece no PCP para fazer uma boa gestão de compras. O gestor responsável precisa entender como é o fluxo de trabalho, se alguma atividade é parada constantemente, se há materiais desperdiçados e qual é a quantidade ideal de cada item.

É preciso entender também como é formulado o orçamento da empresa. Ou seja, quais são os insumos necessários para o negócio rodar, quanto eles custam e quanto isso impacta no negócio. Isso é importantíssimo tanto para fazer a precificação do produto final, quanto para avaliar melhor o preço colocado pelo fornecedor.

 

Negocie com fornecedores

A negociação é um dos fatores mais importantes no processo de gestão de compras. Ter um bom marketing de rede e relacionamento com os fornecedores é essencial para conseguir melhores propostas. Além do preço, é importante se atentar à qualidade dos insumos e questões como o prazo de entrega, por exemplo.

É fundamental que esse seja um trabalho constante, que o gestor sempre qualifique sua lista de fornecedores e pesquise novas possibilidades antes de fechar uma compra.

 

Sempre siga os dados

Em tempos de Indústria 4.0 e novas tecnologias, não há mais espaço para tomar decisões com base em intuição. O gestor precisa utilizar números, principalmente relacionados a vendas e comportamento do consumidor.

Alguns dados interessantes são o valor médio pago por produto, o total de vendas no mês, o melhor fornecedor, a época com as melhores vendas, entre outros.

 

Tecnologias para controlar melhor seu negócio

Ter um maior entendimento do chão de fábrica é um dos principais fatores para uma boa gestão de compra. Com o avanço da tecnologia, é possível ter muito mais controle sobre o fluxo de materiais e pessoas dentro da fábrica.

Por exemplo, com um software ERP o gestor consegue fazer um bom controle de estoque, receber alertas em caso de escassez de produtos e visualiza rapidamente quais são os insumos que ele tem naquele momento.

Por outro lado, softwares de geolocalização indoor, como o da Novidá, conseguem monitorar a movimentação de pessoas e equipamentos no chão de fábrica. Assim, o gestor entende melhor quais são as atividades realizadas e pode tirar insights relevantes sobre seu negócio.

Quer entender melhor como a Novidá pode trazer mais eficiência para sua operação? Agende uma conversa com nosso time de especialistas!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil