Blog

Gestão de Mudanças: a estratégia para melhorar aquilo que não se pode manter

Gestão de Mudanças: a estratégia para melhorar aquilo que não se pode manter

Pode parecer ironia, mas a única constante, na vida, é a certeza da mudança, o que implica em sair de uma situação anterior para outra futura, por motivos diversos, inesperados e sobre os quais não se tem qualquer ingerência, ou, por outro lado, resultante de um planejamento onde se controla as variáveis envolvidas.

Em todos os âmbitos, a rápida adaptação a essas novas situações é essencial, seja para a sobrevivência ou para a evolução e o crescimento.

E quando chega a hora, não adianta se desesperar. Mas obter sucesso em se chegar ao outro lado está diretamente ligado a como nos posicionamos diante da certeza da mudança, programada ou não.

Pode-se adotar uma atitude passiva, quando sempre se é surpreendido pelas necessidades de mudanças, ou ativa, quando esses processos são incorporados às nossas rotinas, o que somente se consegue realizando uma Gestão de Mudanças de forma contínua e organizada. Ainda que repentina a origem da mudança, estar habituado a lidar com ela ameniza os impactos e facilita o processo iniciado.

O que é Gestão de Mudanças?

Gestão de Mudanças é uma disciplina dedicada a como se preparar de forma a melhor fornecer suporte aos indivíduos durante os processos de mudanças.

Por que realizar mudanças?

As empresas decidem passar por mudanças e recalcular rotas por motivos diversos, dentre eles: melhorias de qualidade na entrega de seu produto/serviço, fusões, vendas, mudanças de direção.

Por que usar a Gestão de Mudanças?

Para que essas adaptações ocorram de forma a ser não apenas eficaz, mas também de forma eficiente utiliza-se, muitas vezes, modelos estratégicos de Gestão de Mudanças. Essas estratégias levam em conta diversos fatores que englobam os diferentes níveis gerenciais e operacionais da companhia, principalmente um fator que muitas vezes pode ser negligenciado: o fator humano.

E é para ele que a Gestão de Mudanças traz um de seus maiores benefícios: a diminuição do tempo de resposta às mudanças que se fizerem necessárias. Se imaginarmos o corpo humano como uma empresa que tem como objetivo guiar um veículo, temos no cérebro a alta administração, e nos membros e órgãos o chão de fábrica. Os olhos, ao perceberem a aproximação de uma curva, envia a imagem que, imediatamente passa a ser interpretada e analisada para a tomada de uma decisão, que deverá ser executada pelos demais membros. Será necessário mudar o rumo, senão haverá um acidente.

Outras grandes vantagens de se gerir as mudanças, é o aprimoramento da capacidade de se detectar necessidades de mudança e despertar pelo desejo de mudar, ou seja, de melhorar.

Como realizar a Gestão de Mudanças?

Para que a Gestão de Mudanças seja feita da melhor forma possível, é preciso que se pensem em 4 princípios básicos:

a. Compreender a mudança

O primeiro passo é entender as necessidades de mudança, seus impactos positivos e negativos.

A definição do objetivo da mudança é o primeiro passo. Assim, conhecendo os resultados que se quer obter, e mapeando-se as condições atuais do que precisa ser mudado, se pode começar a planejar a mudança.

b. Planejar a mudança

Muitas análises são necessárias antes de se, efetivamente, iniciar um processo de mudança.

Para isso, é importante considerar:

A extensão da mudança: mudanças podem ocorrer em vários níveis dentro de uma empresa, podendo ser individuais, setoriais ou mesmo através de toda a empresa.

Não se esqueça do fator humano: a resistência à mudança muitas vezes acontece no âmbito individual. Evite lidar com esse aspecto de forma reativa, pois isso coloca ainda mais em risco a implementação da mudança. Planejar como isso deve ser tratado ao longo do processo é importante para que os recursos corretos sejam alocados para auxiliar no processo. Lideranças e RH serão os seus maiores aliados neste processo.

Defina como medir o sucesso da mudança: um ponto sempre muito importante em qualquer processo, é preciso definir parâmetros para medir o sucesso e identificar gargalos que possam estar causando dificuldades. Assim, é importante determinar quais os indicadores e métricas que farão parte das análises e relatórios.

c. Implementar a Mudança

As mudanças devem ser implementadas de forma estratégica, mas é preciso verificar as necessidades de adaptações do plano elaborado, caso a situação exija.

Para que a implementação aconteça de forma suave, é importante que se acompanhe os parâmetros de sucesso estabelecidos no planejamento.

É importante também verificar continuamente o nível de engajamento das pessoas envolvidas no processo de mudança. Por isso é importante que feedbacks sejam incentivados.

d. Comunicar a Mudança

Durante todo o processo é importante manter uma comunicação clara com todos os envolvidos.

É preciso demonstrar para todos a motivação para as mudanças que devem acontecer na empresa, bem como as etapas do processo e como cada um dos indivíduos estará envolvido com elas.

É necessário que a linguagem seja clara o suficiente, e preferencialmente utilizada de forma padronizada através dos níveis da companhia, assim evitando más interpretações e mal-entendidos.

A liderança e seu papel na Gestão de Mudanças

Qualquer que seja a mudança dentro de uma empresa, a liderança é importante para guiá-la. Os líderes são aqueles que tem como incumbência realizar o planejamento das mudanças, estimar seus impactos, e comunicar aos indivíduos.

Além disso, a liderança é aquele grupo de pessoas que serve como referência para os indivíduos apoiarem a mudança. Eles são os porta-vozes dos valores da companhia, e devem estar sempre alinhados com os processos que envolvem seus times.

Aqueles que estão na liderança serão os exemplos a serem seguidos, e são pessoas importantes por influenciarem socialmente os indivíduos, e sua relação com aqueles que são seus liderados afetam diretamente a percepção dos mesmos sobre quaisquer mudanças que possam afetá-los.

Os desafios da Gestão de Mudanças

Independente da amplitude das mudanças planejadas, um dos maiores desafios enfrentados por gestores de mudanças é a resistência.

“Sempre foi assim…”, “não vejo o impacto…”, “por que mexer no que funciona?”. Esses questionamentos são muito comuns dentro de qualquer time que precise passar por processos de mudanças. Isso mostra não apenas resistência à mudança, mas o fato de não compreenderem a motivação para fazê-la.

Para enfrentar o desafio de motivar um time durante processos de mudança, é importante que:

  • Entender que se está trabalhando com indivíduos, e que cada um possui suas próprias necessidades. Não tentar encaixar todos em categorias, mas sim compreender as motivações e dúvidas de cada um.
  • Use diferentes métodos de comunicação para ter certeza de que a mensagem é transmitida de forma correta. Como mencionamos anteriormente, é interessante utilizar-se uma linguagem comum, mas não se pode deixar de explicar os detalhes da mudança de forma que seja compreensível a todos os indivíduos.
  • Promova a interação entre os membros do time. Assim é possível verificar como o time, por completo, está adaptando suas rotinas e relações à mudança.
  • Com isso, identifique aquelas pessoas que influenciam os demais, e podem se tornar agentes de conscientização, e até mesmo representantes que sejam designados a levarem à liderança as dúvidas e conflitos que possam surgir durante o processo de mudança.

Por todos esses desafios, é importante que os líderes entendam que nem todos os integrantes de um time sejam entusiastas dentro da companhia durante esse processo. Portanto é importante se planejar para lidar com estas pessoas, buscando sempre os incluir, e evitando apenas retirá-los.

Utilizando a tecnologia como aliada na Gestão de Mudanças

Antes de pensar em realizar um processo de mudanças, é preciso planejar e por isso, o mapeamento de processos é importante a ser realizado.

As mudanças podem ser planejadas depois de identificados os gargalos, fontes de desperdício e oportunidades de melhoria.

Para isso, é importante monitorar KPIs e métricas de forma precisa. Quando se possui uma plataforma que, não apenas, possibilite a visualização e rápida análise dos dados, é possível realizar a verificação da necessidade de adaptação das ações planejadas para efetivar a mudança.

A Novidá possui uma solução que une o monitoramento em tempo real de indicadores, juntamente com análises realizadas a partir de princípios de inteligência artificial, tornando ainda mais fácil não apenas a identificação de potenciais melhorias, mas também a tomada de decisões. Visite a nossa página para saber mais!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil