Novo A importância da Gestão de Terceiros na sua empresa
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

A importância da Gestão de Terceiros na sua empresa

A importância da Gestão de Terceiros na sua empresa

gestão de terceiros

A Gestão de Terceiros é um tema importante para a empresa principalmente por impactar diretamente nas suas relações com os fornecedores de produtos e serviços. Este tipo de implementação já faz parte do mundo corporativo ao visar melhorar o desempenho e eficiência na execução das tarefas, além de manter a segurança financeira e jurídica do negócio.

Além da própria gestão, existe mais algumas peculiaridades como o papel do gestor de terceiros e até as formas de realizar o controle das atividades de forma eficiente, garantindo a boa relação entre empresa e colaboradores. Ao adotar a tecnologia como forma de auxiliar neste cenário, permite-se que a empresa tenha uma visão geral e completa dos seus indicadores, atuando de forma mais proativa e efetiva na gestão de equipes terceirizadas.

Quer saber mais dicas sobre como realizar uma Gestão de Terceiros de forma correta, garantindo a qualidade na execução das atividades e a eficiência na utilização dos recursos do negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

 

O que é a Gestão de Terceiros?

A Gestão de Terceiros é um tema importante quando se entende a participação de diversos profissionais com características diferentes entre as suas formas de contratação. Para a empresa, terceirizar algumas atividades que fazem parte do seu cotidiano pode ser uma ótima alternativa uma vez que permite mais eficiência na alocação de recursos e melhores indicadores de desempenho do negócio. 

Logo, o conceito principal envolvendo esse tipo de contratação é permitir que outras empresas e fornecedores auxiliem na execução de atividades do dia a dia da organização. Enquanto isso, o negócio consegue ter um foco maior nas suas atividades principais, garantindo que os índices de produtividade sejam os melhores possíveis.

A gestão das equipes terceirizadas também permite um melhor monitoramento das obrigações trabalhistas destes colaboradores, além da certeza do cumprimento destas ações. Esse tipo de cuidado permite que a empresa que utiliza os serviços dos seus fornecedores garantam segurança jurídica e financeira, reduzindo os riscos envolvidos neste tipo de contratação.

 

Alguns pontos importantes ao realizar uma gestão de terceiros

A medida que a terceirização de atividades aumenta no Brasil, é importante existir um controle adequado dos profissionais que atuam no ambiente organizacional. Um ponto importante neste tipo de entendimento é atuar também no controle dos respectivos empregadores e garantir que as obrigações estão sendo cumpridas.

Realizar auditorias e avaliações periódicas consegue proporcionar um ambiente de maior segurança jurídica na esfera trabalhista, além de permitir uma melhor defesa em qualquer eventual demanda neste sentido. Um ótimo exemplo é a contratação de um fornecedor para realizar a limpeza e conservação dos ambientes da empresa.

Os funcionários terceirizados garantem um ambiente sempre limpo e arrumado, prezando pela boa execução dos seus serviços. Para a empresa que está contratando, é vital realizar uma Gestão de Terceiros no sentido de verificar como os direitos trabalhistas estão sendo executados e se a fornecedora contratada mantém uma boa relação com os seus colaboradores.

Além da segurança jurídica, ainda permite um sentimento de confiança e garantia de que o trabalho está sendo valorizado e fazendo com que as equipes terceirizadas tenham as suas determinações legais cumpridas. Outro ponto importante é garantir que os processos internos do negócio estejam alinhados com os processos das equipes terceirizadas, realizando treinamentos e informando sobre as normas de conduta.

 

gestão de terceiros

 

E qual o papel do gestor de terceiros?

O gestor de terceiros é responsável por manter o controle eficiente no dia a dia das equipes terceirizadas e na gestão de pessoas dentro do negócio. Existem algumas atividades inerentes a esta responsabilidade como o controle de documentação destes colaboradores e a atenção aos mecanismos de segurança do trabalho exigidos pela empresa.

Alguns fatores ainda influenciam nas tarefas do gestor de terceiros, como:

  • Manter uma relação aberta com os colaboradores para eventuais solicitações de melhoria e um entendimento do ambiente de trabalho;
  • Além da relação, manter um gestão de terceiros e das equipes terceirizadas com a qualidade dos serviços prestados e a quantidade de colaboradores que atuam no negócio;
  • Controlar os custos envolvidos na contratação e manutenção do contrato, além dos insumos necessários para que as atividades sejam executados com qualidade;
  • Análise das empresas escolhidas com a gestão de históricos e informações referentes ao contrato;
  • Compartilhar e gerenciar os treinamentos e palestras para conformidade das atividades executadas com as normas internas da empresa.

Todas estas responsabilidades envolvendo o cargo do gestor de terceiros são importantes para a saúde financeira da empresa e realizar todos estes controles de forma manual pode ser um grande desafio. Assim, ter um auxílio de uma ferramenta para otimizar ainda mais a Gestão de Terceiros é uma ótima forma de garantir os bons indicadores do setor.

 

gestão de terceiros

 

Como fazer uma Gestão de Terceiros de forma eficiente para o seu negócio

Existem algumas dicas práticas para realizar uma Gestão de Terceiros de forma eficiente no seu negócio, principalmente ao garantir o foco nos esforços que tenham um retorno na otimização das atividades. Um ótimo exemplo é o próprio gestor de terceiros que automatiza algumas tarefas e utiliza a tecnologia como aliada para uma boa execução dos seus serviços.

 

Tenha atenção aos processos de contratação

Uma primeira dica para realizar uma Gestão de Terceiros de forma eficiente é prestar atenção no próprio processo de contratação, com a cotação de bons fornecedores e que apresentam uma informação clara quanto as responsabilidades da empresa. Podem ainda ser solicitados alguns documentos referentes ao cumprimento das relações de trabalho e a análise do histórico destes fornecedores quanto a sua saúde jurídica.

 

Garanta que os fornecedores e equipes terceirizadas façam parte do processo

Outro ponto importante é dar mais responsabilidade aos colaboradores terceiros, permitindo que estes façam parte efetivamente do processo e saibam como está o andamento do contrato. Um ótimo exemplo desse ponto é o controle de informações de forma padronizada e de fácil acesso, entregando qualidade e uma análise detalhada destes dados.

 

gestão de terceiros

 

Utilize novas tecnologias para a Gestão de Terceiros

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de realizar uma Gestão de Terceiros de forma eficiente, permitindo um controle e monitoramento de atividades relacionadas ainda melhor. A administração de um número elevado de dados de forma manual além de inviável pode levar a perdas e um sistema que integra automatização e inovação pode ser a melhor opção para monitorar as equipes terceirizadas.

 

Como a Novidá pode auxiliar o gestor de terceiros neste processo?

A plataforma da Novidá oferece alta tecnologia ao integrar soluções de inteligência artificial e a internet das coisas para aplicar a melhoria contínua e a otimização de recursos no seu negócio. Assim, consegue viabilizar para os gestores e colaboradores uma tomada de decisão com base em dados confiáveis, aumentando a produtividade e a promovendo uma melhor redução de desperdícios. 

Os seus relatórios automáticos sem a interferência humana oferecem uma medição do desempenho operacional e promove uma liderança sempre informada sobre o andamento da sua produção. Com isso, o gestor de terceiros consegue entender o estado atual das suas equipes terceirizadas, além do andamento da execução das atividades.

A Novidá ainda oferece uma plataforma que elimina diretamente a utilização de papel e outras formas de inserção de dados manual, além da utilização de sistemas complexos dentro do negócio. Cada trabalhador pode ser analisado completamente, inclusive com comparativo entre times e um monitoramento eficiente dos KPIs para a Gestão de Terceiros.

 

 

Saiba mais!

Ter uma visão geral da Gestão de Terceiros é uma ótima forma de garantir a sua execução além de garantir a saúde financeira e jurídica do negócio. Os colaboradores terceiros também têm uma maior segurança e garantia de execução das suas atividades com qualidade, permitindo um monitoramento de indicadores de forma eficiente.

Acompanhe as publicações no nosso blog e fique por dentro da mais dicas para otimizar a sua Gestão!

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo
× Vamos falar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday