blog

Como otimizar a sua Gestão Logística com a tecnologia?

Como otimizar a sua Gestão Logística com a tecnologia?

Uma Gestão Logística eficiente demanda um grande esforço das empresas e pode potencializar a movimentação de pessoas, ativos e insumos para toda a organização. As atividades desenvolvidas pelo setor promovem ainda mais a agilidade das operações e num mercado cada vez mais competitivo, é quase como uma obrigação se preocupar com a eficiência desta área.

Assim, o Gestor de Logística deve ser capaz de interpretar as diferentes demandas do negócio assim como operar os diversos sistemas que se relacionam com as suas competências. E a tecnologia é a principal aliada neste momento, permitindo que os dados sejam analisados de forma mais ágil e entregando assim melhores insumos para uma tomada de decisão estratégica da organização. 

Quer saber mais sobre a Gestão Logística, seus pontos importantes e como a tecnologia pode potencializar ainda mais o setor? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

O que é a Gestão Logística?

A palavra logística tem origem da palavra francesa “logistique” e pode ser traduzida como “a arte de planejar”. De uma forma direta, a Gestão Logística cuida do planejamento para as atividades da área, atuando em conjunto com as informações e recursos da organização. Pode englobar temas como:

  • As aquisições de produtos e insumos;
  • Transporte destes produtos desde o início da sua cadeia produtiva até chegar ao cliente final;
  • Distribuição e operacionalização das rotas de entrega;
  • E até a gestão de fornecedores.

Outro ponto importante é a administração dos fluxos logísticos da empresa, se preocupando em sempre otimizar as tarefas para que não ocorra nenhum tipo de desperdício na movimentação e nos recursos. Um ótimo exemplo da importância da gestão logística pode ser percebido num supermercado, com os produtos na sua prateleira.

Nós, como consumidores, geralmente só nos preocupamos com o produto disponível ali, naquele local exato onde podemos escolher a melhor opção de acordo com nossos gostos e poder aquisitivo. Mas existe uma grande cadeia de logística com etapas de compra de insumos, fabricação, comercialização e até a transformação.

As principais atividades por trás da Gestão Logística

Um ponto principal para entender a Gestão Logística é que ela não envolve somente o fornecedor ou o fabricante mas abrange também as etapas de transporte, armazenamento, redes varejistas e até o consumidor final. Assim, as principais atividades que envolvem o setor buscam aproximar uma série de elementos dessa cadeia com a finalidade de integração e eficiência.

Uma determinada indústria de transformação depende diretamente de uma série de etapas para operar corretamente, como:

  • Os insumos devem chegar no momento correto. Se chegarem antes, a empresa tem desperdícios de custos com armazenamento e estocagem indevida. Caso cheguem com atraso, podem impactar em mais atrasos na linha de produção e na entrega do produto final ao seu cliente;
  • A distribuição da mercadoria deve ser realizada no tempo ideal, otimizando as rotas de entrega juntamente com as quantidades estabelecidas;
  • E tudo isso deve ser realizado com altos índices de qualidade e uma boa operacionalização em conjunto com os fornecedores e o restante da cadeia.

O que faz o Gestor de Logística?

O Gestor de Logística é a figura responsável por controlar todos esses processos, ficando com a tarefa de coordenar a movimentação de materiais e estar em contato com todas as pontas da cadeia produtiva. Assim, cuida também do fluxo de informações relevantes para a operação, sendo essencial para que o cliente esteja satisfeito. 

Um ótimo exemplo seria um centro de distribuição de uma empresa que atende clientes de todo o território nacional. Este gestor pode ficar responsável pela administração das rotas e da integração até o final da cadeia logística, com a encomenda chegando na residência do consumidor dentro do prazo esperado, com segurança e qualidade. Outro ponto importante é promover melhoria contínuas de rotas, recursos e até na organização interna para disposição dos produtos.

E quais os principais desafios enfrentados pelo Gestor de Logística?

Este profissional pode enfrentar alguns desafios ao desempenhar as funções relacionadas ao setor e um dos principais é a segurança dos dados para realizar as análises. Já imaginou um Gestor de Logística que está planejando as entregas de insumos e não tem um relatório correto do andamento do estoque ou da necessidade real da produção?

Com isso, é essencial adotar medidas que promovam um fluxo constante e de qualidade na entrega dos dados do negócio para otimizar ainda mais as análises realizadas. Outro desafio importante relacionado com o setor é a própria infraestrutura do país principalmente quando alinhado com a necessidade de otimização e gestão de rotas.

Um ótimo exemplo é uma determinada rota para entrega de produtos finalizados para a rede de varejo que sofre um desvio ou pode ser interrompida por causa de algum acidente natural ou intempérie. A região norte do Brasil lida com essa situação, onde em alguns momentos as rotas devem ser alteradas ou suspensas devido ao estado das estradas que sofrem com muita chuva e lama.

Outro desafio importante para o Gestor de Logística é lidar com os desafios físicos relacionados a sua profissão, alinhando a necessidade crescente do negócio de manter a rentabilidade. Um ótimo exemplo são as grandes marcas e conglomerados que decidem mover a sua produção de um país para o outro em busca de algum tipo de benefício fiscal ou para ficar mais perto do seu consumidor final.

Como otimizar a Gestão Logística?

A Gestão Logística tem a característica de estar em constante evolução principalmente devido ao próprio crescimento das opções de tecnologia disponíveis e pela globalização. Assim, um ponto importante é contar com o apoio dos fornecedores para superar os próprios desafios de logística, tendo informações confiáveis sobre o andamento das entregas de insumos e mantendo um controle efetivo sobre os pedidos e contratos.

Outro ponto importante para otimizar a Gestão Logística é conhecer a realidade do negócio, entendendo o andamento da produção e mantendo um monitoramento constante nos procedimentos para a gestão de estoque e armazenamento em conjunto com o setor de compras. Um ótimo exemplo de aplicação para a otimização da área é no gerenciamento das rotas internas do negócio. 

Um determinado processo na linha de produção necessita de um insumo para a sua realização e o setor de logística interna cuida para que esse prazo seja cumprido. Com uma aplicação de tecnologia para o rastreamento em tempo real, consegue-se determinar o equipamento ideal de acordo com a sua localização e parâmetros como autonomia e realização de manutenções preventivas.

Esse exemplo ainda pode ser analisado de acordo com a visão do Lean Manufacturing, entendendo a identificação e redução de desperdícios com a aplicação da otimização das rotas da logística interna. Assim, esse tipo de aplicação ainda será uma ótima forma de identificar gargalos como, por exemplo, perceber que uma entrega de insumos está sendo realizada no mesmo momento em que uma rotina de limpeza do local.

E como a Novidá pode auxiliar nesse tipo de otimização?

A plataforma da Novidá alinha a internet das coisas e a inteligência artificial para uma visão geral do negócio com as informações ideais para a melhoria contínua dos processos, em conjunto com gestores e operadores. Com isso, permite que um rastreamento em tempo real das atividades da empresa seja possível com um acompanhamento das rotas operacionais, do tempo produtivo por veículo e até uma análise dentro da filosofia do Lean Manufacturing para a identificação e redução de desperdícios.

A sua aplicação pode ser realizada na Gestão Logística dos processos internos, permitindo uma melhor visibilidade da operação e um acompanhamento em tempo real do seu andamento. Um ótimo exemplo é o entendimento da alocação dos colaboradores produtivos, tanto por equipes e até de acordo com cada profissional, alinhando essas informações com os dados sobre o andamento da operação. 

Saiba mais!

A Novidá é o parceiro ideal para potencializar a sua Gestão Logística com a capacidade de integrar soluções otimizadas de tecnologia e boas práticas na aplicação da metodologia Lean. Com isso, consegue-se obter dados valiosos do negócio que impactam diretamente numa melhor tomada de decisão gerencial, permitindo a melhora de desempenho nos indicadores relacionados ao setor. 

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como a Novidá pode auxiliar a Gestão Logística do seu negócio!

 

 

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil