Blog

Governança de Dados: Como aplicar no seu negócio

Governança de Dados: Como aplicar no seu negócio

Não há dúvidas de que vivemos na Era dos Dados. Não importa qual seja o segmento, as empresas estão apostando no business intelligence para tomar as decisões mais importantes de seus negócios.

Porém, a gestão dessas informações não é uma tarefa tão simples. Diante de complexidades como segurança e análise dos dados, é preciso criar um programa de Governança de Dados para aproveitar melhor todas as oportunidades geradas.

 

O que é Governança de Dados?

Os dados geram insights que podem guiar as atividades de uma empresa. Eles são essenciais para identificar o funcionamento de uma estratégia, avaliar a produtividade dos colaboradores e calcular diversas métricas internas.

A Governança de Dados é justamente o planejamento, gestão, supervisão e controle dessas informações. Isso envolve – direta ou indiretamente – as políticas da empresa, seus processos, suas tecnologias e seus colaboradores.

Organizar todo esse tráfego de dados é essencial para tomar as decisões corretas. É por isso que foi criada uma metodologia colaborativa chamada DMBoK, que tem o objetivo de alinhar as melhores práticas em governança de dados.

O documento tem uma versão em português e foi escrito por mais de 120 profissionais ao redor do mundo. Ele traz as melhores práticas e uma visão geral sobre Governança de Dados, ainda que transformar as orientações em práticas seja uma das tarefas mais difíceis desse processo.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Importância e Objetivos da Governança de Dados

Mas afinal, por que se preocupar com a Governança de Dados? Basicamente porque ela está diretamente atrelada ao lucro – principalmente no atual momento do mercado. Ter uma boa gestão de dados significa tomar melhores decisões para o negócio, o que resultará em aumento da eficiência operacional e, consequentemente, mais dinheiro para a empresa.

Dessa forma podemos destacar alguns objetivos claros da Governança de Dados:

– Melhor tomada de decisões – principalmente porque elas são realizadas a partir de dados reais sobre a operação, deixando a “intuição” do gestor de lado.

– Antecipar demandas – como um bom acúmulo de dados e o histórico registrado, é possível prever uma demanda futura, ainda mais com mecanismos de inteligência artificial.

– Proteção e Transparência das informações – com uma boa política de governança, os dados importantes não ficam na mão de terceiros. Ao mesmo tempo, dados que sejam interessantes de serem compartilhados podem ser públicos a toda equipe.

– Melhoria nos processos e redução de custos – tudo isso gera processos muito mais organizados e que façam sentido para a operação. Assim, é natural ter mais eficiência e redução de custos.

 

Como estruturar a Governança de Dados?

Mas afinal, como colocar tudo isso em prática e implementar uma boa estratégia de Governança de Dados? A tarefa não é fácil e pesquisas mostram que pouquíssimas empresas estão fazendo isso com excelência.

Porém, trouxemos algumas boas práticas que gestores podem seguir:

 

Identifique setores e titulares da informação

Faça um levantamento interno e veja quais áreas da empresa geram dados e quais áreas poderiam se beneficiar com os dados que são levantados.

Defina também quem são os responsáveis pelos diferentes aspectos desses dados. O ideal é criar um conselho para definir políticas e reportar as informações para as áreas interessadas.

 

Verifique a situação e a infraestrutura atual

Identifique se sua empresa tem a infraestrutura para receber tecnologias capazes de levantar dados importante para o negócio. Determine qual é o ponto inicial e quais são os principais desafios que você quer enfrentar com a Governança de Dados.

 

Desenvolva uma estratégia

A partir dos desafios levantados, escolha quais soluções tecnológicas você precisa para atingi-los. Defina também como sua empresa tratará os dados que vierem das soluções implementadas.

Capacite sua equipe para utilizar as tecnologias contratadas e deixe claro para todo o time qual é a importância do correto levantamento de dados. Faça um acompanhamento próximo para que as estratégias não saiam do controle.

 

Utilize os dados coletados e meça resultados

Conforme um volume maior de informações for sendo gerado, os gestores com acesso aos dados terão mais insumos para tomar decisões estratégicas para o negócio. É importante que eles tenham a liberdade de agir de acordo com o que os dados indicam.

Colha resultados e verifique se a gestão baseada em dados está surtindo efeitos. Caso não haja mudanças perceptíveis, é importante conferir se as informações estão de fato sendo levantadas de forma correta.

 

A Novidá e a Governança de Dados

Percebendo a importância dos dados para gerar insights importantes às empresas, a Novidá desenvolveu um sistema de localização indoor que acompanha a movimentação de colaboradores e equipamentos em suas rotinas operacionais.

Por meio de smartphones e sensores, é possível localizar um funcionário em tempo real, verificar rotas percorridas, atividades realizadas e ter mais insumos para fazer uma avaliação de desempenho da equipe.

Todos esses dados são consolidados em um sistema em nuvem, onde o gestor tem fácil acesso às informações e pode tomar decisões rapidamente.

Quer entender melhor como a Novidá pode se encaixar na sua política de Governança de Dados? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil