Blog

Hoshin Kanri e o desdobramento da estratégia

Hoshin Kanri e o desdobramento da estratégia

Uma empresa só atingirá bons resultados se todos os colaboradores estiverem remando para o mesmo lado. Essa afirmação parece óbvia, mas garantir que isso aconteça é um dos principais desafios para as empresas nos tempos atuais.

Quando o número de setores e colaboradores é grande, esse desafio é ainda maior, já que as metas e estratégias da organização precisam ser executados por toda hierarquia. O Hoshin Kanri é um método direcionar a gestão diante dos objetivos traçados.

 

 

O que é Hoshin Kanri?

Em uma tradução literal, “hoshin” significa direção e “kanri” quer dizer administração. Assim o Hoshin Kanri é uma metodologia lean para garantir que a estratégia de uma empresa seja executada por toda organização.

Assim, o grande objetivo do Hoshin Kanri é descobrir o norte verdadeiro (ou visão) da companhia e desdobrá-lo em objetivos menores, para que toda a empresa consiga entender, visualizar e se engajar nessa meta. Para colocar tudo isso em prática, o método utiliza ferramentas comuns da metodologia lean, como o Kaizen, PDCA e Gemba, por exemplo.

Se queremos que todos os colaboradores compreendam e incorporem os objetivos da empresa, é preciso envolve-los no planejamento estratégico que buscará essas metas. Dessa forma, o Hoshin Kanri também é uma metodologia que incentiva a construção colaborativa e o envolvimento de líderes e times nas discussões e definições de metas.

Mesmo assim, os líderes têm um papel importante dentro da metodologia. Desenvolver uma estratégia não é uma tarefa fácil, de modo que os responsáveis precisam conhecer as ferramentas lean e saber criar relações entre indicadores. É preciso ter amplo conhecimento para entender quais ações no chão de fábrica – por exemplo – precisam ser tomadas para atingir o objetivo macro de uma indústria. Por fim, também é papel do líder engajar os colaboradores nessa metodologia.

 

Como implementar o Hoshin Kanri?

Como qualquer outra metodologia, o Hoshin Kanri pode ser utilizado com adaptações para a realidade de cada empresa. No entanto, em geral, você precisará realizar os seguintes passos:

 

1- Estabeleça o “norte verdadeiro”

A primeira ação parte da liderança da organização. Quem está no topo da hierarquia deve estabelecer a visão da empresa, que basicamente deve responder a pergunta: “Por que nosso negócio existe?”

 

 

2- Defina os objetivos-chaves

Também é papel da liderança identificar quais são os principais objetivos da organização. O foco aqui é pensar em metas que vão trazer uma vantagem competitiva à empresa, elevando-a a um outro patamar.

 

3- Defina metas anuais e mensais

Agora é a hora de colocar no papel o que foi discutido. Por exemplo, se o objetivo é ser a principal empresa dentro de um determinado setor, é preciso entender qual é a porcentagem de crescimento que a organização precisa atingir. Ou seja, os objetivos precisam ser quantificados e colocados dentro de prazos anuais e mensais.

 

4- Faça o desdobramento dos objetivos

Talvez aqui esteja o verdadeiro core do Hoshin Kanri. Todas as metas definidas precisam ser lançadas para os demais níveis da organização. Assim, se o objetivo era crescer X%, os líderes precisam definir quais serão as metas de produção para atingir esse número. É nesse momento que quem está no topo da hierarquia precisa da colaboração dos funcionários e deve promover debates para que os próprios colaboradores ajudem na construção das metas e de um plano para atingi-las.

 

5- Implementação e revisão

Por fim, é a hora de executar o plano traçado. É importante que dados sejam levantados e monitorador para garantir que tudo está sendo executado como planejado. Reuniões frequentes devem ser realizadas para entender o que ainda precisa ser aprimorado no plano, que deve sofrer modificações mesmo durante o andamento. De forma geral, é nessa etapa que rodamos o Ciclo PDCA (plan, do, check, act)

 

 

Como a Novidá auxilia na implementação do Hoshin Kanri?

Para garantir que todos da empresa estejam remando para o mesmo lado, é fundamental ter dados sobre a operação. Como nem sempre o gestor consegue estar próximo de seus colaboradores, muitas vezes existe um desalinhamento e a falta de visibilidade sobre determinados processos.

A Novidá desenvolveu uma solução de gestão de pessoas que ajuda nessa situação. Por meio de beacons, sensores e smartphones, monitoramos a movimentação de colaboradores durante suas jornadas produtivas.

Dessa forma, o líder consegue fazer uma gestão à distância, visualizando dados de tempos e movimentos, rotas percorridas, tarefas executadas, entre outras informações. Todos esses dados auxiliam o gestor na tomada de decisões e na avaliação de desempenho individual de sua equipe. Além disso, eles mostram de forma clara se os objetivos da empresa estão sendo refletidos no trabalho operacional.

Grandes empresas como Gerdau, FCA e Boticário usaram nossa solução e tiveram melhorias relevantes de eficiência operacional. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e veja como sua empresa também pode se beneficiar.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil